quarta-feira, 15 de novembro de 2017

GARANHUNS, NAZARÉ E VITÓRIA, AGENDA do governador Paulo Câmara desta quinta-feira, 16 de novembro



8h45 – Apresentação dos 40 novos policiais ao 9º BPM, sede em Garanhuns
Local: 9º BPM Monsenhor Arruda Câmara - Av. Rui Barbosa, 1122 - Heliópolis - Garanhuns/PE

11h10 - Apresentação dos 40 novos policiais ao 2º BPM, sede em Nazaré da Mata
Local: 2º BPM João Fernandes Vieira - Av. Tiradentes, s/n, Centro - Nazaré da Mata/PE

15h20 - Apresentação dos 32 novos policiais ao 21º BPM, sede em Vitória de Santo Antão 
Local: 21º BPM Monte das Tabocas - Rod. PE-45, km 02, Lídia Queiroz - Vitória de Santo Antão/PE



Governo de Pernambuco reforça efetivo da PM em cidades da Zona da Mata e do Agreste

O governador Paulo Câmara comanda, nesta quinta-feira (16.11), o lançamento do incremento de efetivo da Polícia Militar nas cidades de Garanhuns (Agreste Meridional), Nazaré da Mata (Zona da Mata Norte) e Vitória de Santo Antão (Zona da Mata Sul). 

 Com a ação, um total de 112 homens e mulheres irão expandir o policiamento ostensivo no combate ao crime nas três regiões. Serão 40 PMs para Garanhuns, 40 para Nazaré da Mata e 32 para Vitória de Santo Antão. O objetivo é prevenir crimes e aumentar a sensação de segurança entre moradores e visitantes desses municípios. 

MAIS POLICIAIS, Governador estará em Garanhuns nesta quinta-feira (16). CONFIRA A AGENDA



O governador do estado, Paulo Câmara, o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, e o comandante do 9º BPM em Garanhuns, Tenente-Coronel Paulo César, convidam para a solenidade de lançamento de novo efetivo no batalhão da Polícia Militar, nesta quinta-feira (16), às 08h30.

Antes deste momento que reforça a segurança pública na região, o governador concede entrevista na Rádio Marano, às 07h30, no programa de Marcos Cardoso.

De Garanhuns, Paulo e sua comitiva seguem para Nazaré da Mata e Vitória do Santo Antão, entregar também os novos efetivos no 2º e 21º Batalhões da PM.

Atualmente, o estado tem futuros policiais militares, bombeiros e policiais civis em formação, somando quase três mil homens e mulheres, que devem ser lotados no final de março.

Os batalhões também foram contemplados com novos equipamentos de segurança e viaturas, inclusive para novas ações de patrulhamento.

NOVO BATALHÃO DE CARUARU

CARUARU - O Agreste ganhou, nesta terça-feira (14.11), um importante reforço no combate à violência: o Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP). Ao lado de prefeitos e autoridades da região, o governador Paulo Câmara inaugurou o equipamento que conta 300 homens e mulheres divididos em quatro companhias formadas por unidades especializadas, que incluem efetivos das Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam), Radiopatrulha, BPChoque, CIPCães e Policiamento de Trânsito. A entrega do BIESP, com sede neste município, beneficia mais de 650 mil pessoas da região e faz parte dos investimentos do Plano de Segurança de Pernambuco, lançado no primeiro semestre deste ano. 

"Estruturas como a que nós estamos fazendo aqui em Caruaru, com o BIESP, são essenciais. É um batalhão que vai servir a região, importante para dar agilidade nas respostas. Tenho certeza de que esse nosso esforço, com mais efetivo, mais aparelhamento, daremos respostas mais rápidas à população. Os efeitos da operação do novo batalhão já começam a dar sinais principalmente nos crimes contra o patrimônio. A gente não está descansando de maneira alguma com a inauguração desse equipamento. Outras ações precisam ser feitas, e a cada momento iremos realizar os ajustes necessários para que em cada município a gente possa dar a tranquilidade e o direito de ir e vir das pessoas", destacou Paulo Câmara. 

Na oportunidade, o governador pontuou os desafios que as forças de segurança do Estado estão enfrentando neste momento e reforçou o seu compromisso com a melhora dos índices de violência. "A gente sabe também que tem um caminho, um caminho construído e amplo com o Pacto Pela Vida, um caminho que vai com certeza começar a dar resultados mais concretos a partir dessas ações que nós estamos entregando não apenas em Caruaru, mas no Agreste e em todo o Estado de Pernambuco", finalizou.

Subordinada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), o BIESP contará com um efetivo de 300 policiais militares que atuarão no combate às diversas modalidades de crimes, como tráfico de drogas, assaltos, porte ilegal de armas e desarticulação de grupos de extermínio, com uma atenção especial ao patrulhamento e ações nas áreas rurais. A inauguração do equipamento faz parte de uma série de ações do Governo de Pernambuco para fortalecer a segurança pública no Agreste do Estado, que inclui ainda, o reforço de policiais militares para o 4º Batalhão de Polícia Militar, também de Caruaru, e é responsável pelo policiamento ostensivo dos 15 municípios que compõem Área Integrada de Segurança 14 (AIS-14), são eles: Caruaru, Agrestina, Altinho, Cupira, Panelas, Lagoa dos Gatos, Bezerros, Camocim de São Félix, Sairé, São Joaquim do Monte, Bonito, Barra de Guabiraba, Riacho das Almas, Jurema e Ibirajuba. 

Com o reforço de 140 novos policiais lançados às ruas ainda em outubro, o município de Caruaru registrou uma redução de 50% dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI) em relação ao mês de setembro deste ano. Com a inauguração do batalhão, esse efetivo será incorporado ao BIESP a partir de agora. O reforço ainda será ampliado com a chegada dos novos profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica, que já estão sendo formados e devem estar efetivamente nas ruas a partir do primeiro trimestre de 2018. Além disso, mais de 43 viaturas foram entregues, este ano, para renovação e ampliação da frota a serviço das polícias com atuação em Caruaru e no Agreste. 

A prefeita do município de Caruaru, Raquel Lyra, aproveitou a ocasião para ressaltar a importância de um equipamento de segurança como o BIESP no objetivo de assegurar que os jovens não tenham suas vidas tiradas pela criminalidade. "A cada investimento que se faz em segurança pública, nós preservamos vidas de pais e mães de família, de e filhos que tantas mães choram todos os dias porque têm suas vidas antecipadamente ceifadas pela criminalidade. Nós precisamos gerar tranquilidade e um ambiente de oportunidades para esses jovens que estão matando e morrendo no nosso Estado e na nossa região. Tenham certeza, Caruaru trabalhará todos os dias para garantir que essas oportunidades sejam realidades na vida de todos os caruaruenses. Hoje é um dia de agradecimento e de reconhecimento. Parabéns ao Governo do Estado, aos homens e mulheres que compõem a Polícia Militar pelo importante avanço no combate à criminalidade no nosso município", apontou.

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, reforçou o empenho do Governo de Pernambuco em realizar investimentos para dar cada vez mais condições de trabalho para os policiais do Estado. "A nossa missão, nada tem de fácil. O Estado está fazendo investimentos na segurança pública com aquisição de novas viaturas, criação de novas unidades policiais e, sobretudo, com a formação de novos profissionais. O governo cumpre mais um compromisso no que diz respeito ao Plano Estadual de Segurança e Pacto Pela Vida, ao idealizar e ativar o BIESP no município de Caruaru ",observou. 

O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, afirmou que o apoio do governador Paulo Câmara ao abraçar a ideia do batalhão foi essencial para que, em tempo recorde, o BIESP fosse implantado em Caruaru. "Temos hoje um batalhão novo, uma nova doutrina de policiamento ostensivo, juntando as especialidades da diretoria especializada que congrega as duas unidades de policiamento especializado em uma única unidade. Tenho muito orgulho em levar para o Interior do Estado esse serviço mais especializado da Policia Militar. Ao levar a ideia para o governador, imediatamente ele abraçou a ideia. Então, nós conseguimos em poucos meses colocar o batalhão em operação. É um tempo recorde. A estrutura dessa unidade é única. Nas polícias militares do Brasil, não existe uma unidade semelhante ao que nós estamos apresentando hoje.

A policial militar recém formada, Natália Santos, falou sobre as oportunidades que a implantação do BIESP proporcionaram para sua carreira. "Está sendo uma oportunidade única. O BIESP, além de ter um investimento muito grande, teve muita oportunidade para a gente que está ingressando agora na Policia Militar. Foram viaturas novas, armamentos novos, ou seja, várias oportunidades para a gente combater a criminalidade de um jeito mais efetivo. O bom de ter uma tropa nova é isso: a vontade de trabalhar, de mostrar serviço e, realmente, diminuir a criminalidade. Todos estamos ingressando com a mesma expectativa, que é diminuir a criminalidade em Caruaru", ressaltou.

Participaram do evento os deputados federais André de Paula e Tadeu Alencar; os estaduais Tony Gel, Laura Gomes, Joel da Arpa e Diogo Moraes; a promotora de Justiça de Caruaru, Juca Miranda; o chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle; o comandante do BIESP, tenente-coronel Antônio Menezes; a gerente geral de Polícia Cientifica, Sandra Santos; e o diretor da Diretoria Integrada Especializada (Diresp), cel. João Bosco. Acompanharam o governador durante a agenda no município também os prefeitos Misso de Amparo (Lagoa dos Gatos), Wilson Madeiro (Barra de Guabiraba), Joelma Campos (Panelas), Hélio dos Terrenos (Belo Jardim), Giorge de Neno (Camocim de São Félix), Thiago Nunes (Agrestina), Branquinho (Bezerros), Mota (Riacho das Almas), Rossine (Lajedo), Antônio Roque (Jataúba), e Gustavo Adolfo (Bonito); além dos vice-prefeitos de São Caetano, Caio Braga; e de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; do ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz; e do presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Lula Tôrres, além dos secretários Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão), Roberto Franca (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), João Campos (Chefia do Gabinete de Governo, Francisco Papaléo (Cidades), Lúcia Melo (Ciência e Tecnologia) e Wellitngon Batista (Agricultura).

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.