segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Crianças e Adolescentes recebem palestras de prevenção às drogas realizadas pelo 9º BPM em Garanhuns




A equipe do Núcleo Integrado de Prevenção e Ações Comunitária - NIPAC / 9º BPM, formada pelo Subtenente PM Willames e o Sargento PM Adeildo, tem realizado diversas palestras em escolas públicas. Na última sexta-feira, 24, a equipe esteve na Escola Cabo Cobrinha, na própria sede do 9º BPM, realizando mais uma intervenção com crianças e adolescentes, sob a temética: "Resistindo às drogas e a violência com alternativas positivas de lazer".
Sgt Willames em mais uma palestra sobre prevenção às drogas
A ação de educação preventiva foi realizada para crianças e adolescentes do Curso de Formação de Graduados (Cabos, Sargentos e Subtenentes) dos Patrulheiros Mirins do Agreste comandados pelo Comandante Italo. 

Na palestra foi dado ênfase à autoestima, responsabilidade social, o direito às atividades positivas de lazer, respeito ao direito do outro e ser solidário. 

O evento contou com a apoio do Comando do 9º BPM e da Gestão da Escola Cabo Cobrinha.

Em Garanhuns e outras cidades do interior, Entidades médicas discutem desaparecimento de crianças e combate à violência contra a mulher



O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) realizarão a Caravana Cremepe/Simepe 2017 nos dias 28/11 (terça-feira) (Serra Talhada); 29/11 (quarta-feira) Garanhuns) e 30/11 (quinta-feira) em Caruaru) com a promoção de uma plenária geral sobre crianças desaparecidas, combate à violência contra a mulher e o acolhimento às mulheres vítimas de agressão na emergência.

No primeiro momento, as entidades médicas apresentarão o Movimento Afetivo de Resgate à Criança Desaparecida, uma campanha do Conselho Federal de Medicina (CFM) que tem o objetivo de alertar a população para as 35 mil crianças que desaparecem por ano no Brasil.

De acordo com especialistas no tema, 70% dos desaparecidos fogem de casa por problemas domésticos e cerca de 15% nunca mais reencontrarão suas famílias. “O número de crianças desaparecidas é muito maior do que as pessoas imaginam. No Brasil há uma estimativa de que sumam 50 mil por ano. Por isso é tão importante que os profissionais notifiquem qualquer tipo de violência que podem indicar uma situação irregular. Defendemos o lugar dos médicos junto à população”, ressaltou Ricardo Paiva, membro da Comissão de Ações Sociais do CFM e conselheiro do Cremepe.

Na sequência, será discutida na plenária a violência contra a mulher que vem crescendo no Estado. Para isso, representantes da Diretoria Geral de Enfrentamento da Violência de Gênero da Secretaria da Mulher do Estado participarão da discussão junto com profissionais de saúde que abordarão o protocolo de assistência à mulher vítima de violência e aborto previsto em lei.

NÚMEROS DE GARANHUNS – De acordo com os dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco em Garanhuns que somente em agosto 53 mulheres foram vítimas de algum tipo de violência doméstica em Garanhuns. Os números mostram um crescimento de 70% em relação a julho, que contabilizou 30 casos. De janeiro a agosto foram registrados 366 casos de violência doméstica. É como se a cada 16 horas, uma mulher fosse vítima de agressão na cidade.

Já em Serra Talhada, no primeiro semestre deste ano, em Maio 46 mulheres foram vítimas de violência doméstica ou familiar, onde de janeiro a agosto, 333 se tornaram vítimas de violência. Seis casos de estupro foram registrados neste mesmo período. Mesmo diante dos números alarmantes, Serra Talhada não possui delegacia da mulher.

Em Caruaru a situação é mais complicada, o município é o segundo em casos de violência doméstica, a SDS registrou 1.305 denúncias. É o segundo município com mais casos, ficando atrás apenas da capital, Recife. O número de estupros de janeiro a agosto de 2017 foi 51.

Serviço:
Caravana CREMEPE/Simepe
Horário: 10h às 12h
Data e local:

28/11 (Serra talhada), Auditório da Câmara de Vereadores de Serra Talhada – Rua Enock Inácio de Oliveira, 1280 – Nossa Senhora da Penha – Serra Talhada

29/11 (Garanhuns) – Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite - Av. Rui Barbosa, 479 – Heliópolis, Garanhuns – PE, 55295-530

30/11 (Caruaru) – Auditório Sede da IV GERES – Rua General Estilac Leal, S/N – Salgado – Caruaru

Top Ouro, Comandante do 9º BPM tem reconhecimento em Garanhuns, pelo Prêmio Top Ouro

O Prêmio Top Ouro 2017 - As Marcas Campeãs - ouviu representantes da sociedade de Garanhuns e região no início deste mês de novembro, e mesmo sem ter uma categoria específica para Segurança Pública, o diretor comercial Wellington Wagner, resolveu premiar o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Garanhuns, Tenente Coronel Paulo César. 

"Muitas pessoas começaram a citar o trabalho do comandante, e resolvemos incluir em nossa pesquisa, surpreendendo a alta aceitação ao Coronel Paulo César, e por isso decidimos prestigiá-lo com nosso Prêmio Top Ouro 2017" - registra Wellington, responsável pela pesquisa, quantitativa e qualitativa, que desde 2005 atua na região, e que desenvolve este trabalho em outros municípios do interior do estado, a exemplo de Caruaru, Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe e Gravatá. 

No recebimento do prêmio, Paulo César fez questão de compartilhar com sua equipe, inclusive registrando o trabalho dedicado de todos que fazem o Batalhão Arruda Câmara, as instituições parceiras, e lembrou os investimentos feitos recentemente pelo Governo do Estado, repercutindo no trabalho realizado pela Polícia Militar na região.



Estudante da Escola de Aplicação da UPE Garanhuns é selecionada em programa da Embaixada dos Estados Unidos


GRE-Agreste Meridional mais uma vez alcança registra bons resultados no estado!

A Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra, da UPE Garanhuns, mais uma vez comemora excelentes resultados dos seus estudantes. Na manhã da última quinta-feira (23), o secretário de Educação do Estado, Fred Amancio, recebeu em audiência os vencedores dos programas Jovens Senadores e Jovens Embaixadores. Participaram da solenidade parentes, amigos, professores e gestores de escolas. Na ocasião, Amancio entregou brindes e certificados aos classificados do 10º Concurso de Redação do Senado Federal e dos representantes do estado no intercâmbio nos Estados Unidos. A Escola de Aplicação é da área de abrangência estadual da GRE/Agreste Meridional.

No Jovens Embaixadores, da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, houve um registro de 1.966 inscrições. Um recorde para o programa. Dois estudantes da Rede Pública Estadual foram selecionados para participar do projeto que irá proporcionar a interação com jovens da sua idade, atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança e fazer apresentações sobre o Brasil. Abraão José da Silva, da EREM Santos Dumont, e Alice Aurora de Melo, da Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra, foram os selecionados para participar do intercâmbio. “Já tinha tentado duas vezes e essa era minha última chance para entrar no programa. Isso empodera as pessoas, incentiva os estudantes a entender que por meio do seu esforço é possível conseguir o que queremos” afirmou Alice, que estava acompanhada da diretora da Escola, Josivânia Rodrigues.

O 10º Concurso de Redação do Senado Federal/Jovem Senador, que teve o tema “Brasil Plural: para falar de intolerância”, mobilizou 11.528 estudantes em todo estado. Destas, 101 foram inscritas e três foram escolhidas. O projeto leva o vencedor para Brasília para que possa vivenciar o trabalho dos senadores. A representante de Pernambuco será a estudante Willyane Fernanda Barbosa, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Antônio José Barboza dos Santos, que ganhou o programa com a redação “O Mal da Ignorância”.

“Eu resolvi me inscrever no programa porque me destaco nas redações e queria tentar uma coisa diferente. Sempre gostei de política e até já participei da Conferência da Juventude em Brasília. Saber como se faz as leis, conhecer a rotina dos senadores e ver as votações será muito interessante”, disse Willyane. O segundo lugar ficou com Paulo Henrique da Silva, da EREM Justulino Ferreira Gomes, com a redação “Conhecer Eu Para Acabar com a Intolerância”. Já o terceiro lugar foi para Estevão Teixeira Gomes, da EREM Beberibe, com a redação “Bendita Geni”.

Fred Amancio parabenizou os estudantes e falou do sentimento de poder proporcionar essas oportunidades para os estudantes. “Nós ficamos muito contentes porque conseguimos perceber que não estamos formando apenas jovens que têm conhecimentos em algumas matérias, mas que estamos formando cidadãos preparados para a vida. Isso mostra o quanto estamos preocupados para que entrem nas universidades e sigam no mercado de trabalho. Esses programas mostram que todos estão preparados para enfrentar qualquer desafio” relatou. 

Para ver mais fotos, clique aqui.
http://www.educacao.pe.gov.br

Governo de Pernambuco pode antecipar pagamento do 13º salário dos servidores



Muitos estados e prefeituras estão com dificuldade de garantir o pagamento do 13º salário dos servidores, o que deve atrasar para 2018, e em muitos casos, até parcelar em várias vezes. Situação parecida aconteceu no ano passado em estados como Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, porém este ano a crise está ainda pior, segundo os noticiários.

Em Pernambuco os servidores devem, mais uma vez, receber em dia, sendo o prazo final pela legislação o dia 20 de dezembro. O esforço reflete o ajuste nas contas feita pelo Governo Paulo Câmara desde seu início, que segurou despesas para deixar as contas equilibradas, nos momentos mais críticos das crises econômica e política que o país atravessando, com as quedas dos repasses federais e na arrecadação estadual.

Segundo dados da Secretaria de Administração, a folha salarial dos 221 mil servidores ativos e inativos do Estado é de R$ 832 milhões, mesmo valor da folha que será paga com o 13º, portanto, somente em dezembro, saem dos cofres do estado quase R$ 2 bilhões para honrar o funcionalismo, que somados ao salário no início de janeiro, repercutirão positivamente na economia do estado na passagem de ano, coisa que não aconteceria se o estado falhasse, adiando ou parcelando seus pagamentos aos servidores.

O Secretário da Administração, Milton Coelho, afirmou que ainda pode haver uma antecipação no pagamento do 13º, em alguns dias, saindo antes do dia 20.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.