quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Atlas Eólico e Solar de Pernambuco apresenta áreas com maior potencial de geração de energias renováveis do Estado

Publicação foi lançada, nesta quarta-feira (29), em solenidade comandada pelo 
governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas


Visando fortalecer e expandir cada vez mais a matriz energética pernambucana de forma sustentável, o Governo do Estado entregou à sociedade, nesta quarta-feira (29.11), o seu Altas Eólico e Solar de Pernambuco. O material apresenta um mapeamento das áreas com maior potencial de geração de energias renováveis, através da oferta de dados técnicos precisos que objetivam facilitar a instalação de empreendimentos do setor no território pernambucano. A publicação foi lançada em solenidade comandada pelo governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas, e estará disponível, a partir de hoje, para acesso público no site: www.atlaseolicosolar.pe.gov.br.

“Entregamos, hoje, à toda sociedade e aos investidores do Brasil e do mundo, um atlas completo, com uma radiografia de todas as potencialidades do território pernambucano, tanto para a energia eólica quanto para a solar. Esse material vai dialogar com todo um estudo que já foi feito dentro do Pernambuco Tridimensional, onde nós temos mapeado todo o relevo do Estado. Então, a gente vai poder, a partir desse atlas, apresentar e vender Pernambuco como um Estado que possui um potencial enorme na geração dessas energias renováveis. A preservação dos nossos mananciais, dos nossos rios é necessária e se tornou um alerta de que a gente precisa investir cada vez mais em energias limpas, alternativas”, frisou o governador.

Paulo destacou ainda as atividades do setor que já são realidade no Estado. “Pernambuco já mostra sua potencialidade nessas duas energias. A energia eólica já é uma grande e presente realidade, tanto na região do Araripe quanto no Agreste Meridional. Em relação à energia solar, temos o primeiro parque híbrido do Brasil em pleno funcionamento no Sertão do Itaparica. Então, agora, é se debruçar sobre as oportunidades, apresentar esse atlas aos investidores e buscar as parcerias. E isso vai ajudar muito Pernambuco a atrair mais empreendimentos e pessoas interessadas em investir em áreas estratégicas do nosso Estado”, avaliou o governador, ressaltando que a publicação é a porta de entrada para um novo ciclo de expansão do setor no Estado.

O Atlas Eólico e Solar apresenta uma visão geral do potencial de produção de fontes eólicas e solares no Estado, através dos níveis de vento e de radiação solar, cruzando com uma série de mapas digitais em alta resolução que ressaltam aspectos da geografia, economia e infraestrutura da nossa região. “Reunimos um conjunto de informações privilegiadas aos potenciais investidores e criamos, com isso, a chance de Pernambuco largar na frente nos novos investimentos que, certamente, virão com os novos leilões de energia eólica e de energia solar. Então, ele é um importantíssimo instrumento para facilitar a atração, a indução e a facilitação dos investimentos em Pernambuco”, explicou o vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry.

POTENCIAL - Pernambuco conta, hoje, com um potencial técnico da ordem de 100 GW de energia eólica e ainda outros 1.200 GW de energia solar. O modelo híbrido também é viável em território pernambucano, pois o ciclo diário de produção das energias eólica e solar são complementares, podendo produzir anualmente em torno de 270 GW.

Para o secretário Executivo de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luiz Cardoso Ayres Filho, uma das grandes vantagens do Atlas Eólico e Solar é a possibilidade da análise conjunta dessas energias. “Todos nós sabemos do grande potencial que Pernambuco tem para a implantação e a geração de fontes alternativas, como a energia solar e a eólica. E com a decisão de se fazer esse atlas, o que está se dando ao público é a oportunidade e a condição técnica de conhecer o potencial energético do Estado como um todo”, disse.

HISTÓRICO - Em dezembro de 2013, Pernambuco promoveu o inédito Leilão de Energia Solar - o primeiro do País no segmento. Com grande êxito, o projeto trouxe grandes investimentos para o Estado, que contribuem também com o desenvolvimento sustentável do Interior pernambucano. Entre os marcos na concretização deste sonho, está o primeiro parque híbrido do País, em Tacaratu. Fruto do Leilão e inaugurado em setembro de 2015, ele possui capacidade para abastecer 250 mil residências. O projeto continua crescendo e, hoje, engloba outros programas, como o Atlas Eólico e Solar de Pernambuco e o PE Solar, que tem o objetivo máximo de consolidar o Estado como um importante gerador de energia limpa. 

Participaram também do evento os secretários estaduais Sérgio Xavier (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Antônio Carlos Figueira (Assessoria Especial); o diretor-presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco – FIEPE, Ricardo Éssinger; e o presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcos Baptista.

Fotos: Aluisio Moreira/SEI

GARANHUNS RECEBE NOVO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA, ALMEIDA DE MÉLO ADVOGADOS


Só quem já precisou de um bom defensor ou de uma correta assessoria jurídica sabe o quanto um bom profissional é indispensável. Por isso, meu amigo Erivaldo Gomes, da FM 7 Colinas, nos traz uma boa dica para você.

As advogadas Débora Almeida e Lígia Melo, com experiência em vários escritórios de diversas áreas na capital do estado, estão iniciando suas atividades na cidade de Garanhuns, a Suíça pernambucana. 

Com quase uma década na advocacia e experiência acumulada, elas atuarão nas áreas cível, família, trabalhista e previdenciária. Competência, experiência e credibilidade estão à disposição de Garanhuns e região. O escritório fica localizado na Av. Rui Barbosa, 408, sala 08, 2º andar, Heliópolis. 

Telefones: (87) 98145 5985/ 99102 0644/ 99811 3140




ELETROBRAS E CHESF, Referendo pode ouvir população sobre privatização



A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28) a realização de referendo sobre a privatização da Eletrobras. A matéria, relatada pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf, foi aprovada por unanimidade no colegiado e segue, agora, para análise do Plenário. 

A aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) Nº 948, de 2001, ocorreu na forma de uma subemenda substitutiva global ao projeto para contemplar o sistema Eletrobras como um todo. O PDC original, de autoria do ex-senador José Eduardo Dutra, previa um plebiscito para consultar a população apenas sobre a Chesf. O relatório detalha como se dará o referendo, convocação, participação, homologação do resultado, dentre outros aspectos.

Danilo Cabral explicou que não há prazo para a inclusão da proposta de consulta popular na pauta do Plenário da Câmara. Dependerá da articulação dos líderes da oposição. O deputado disse ter a convicção de que o referendo passará pela Câmara e pelo Senado. “Será preciso apenas a maioria simples”, completou. 

A realização do referendo conta com o apoio de sindicatos, trabalhadores e movimentos sociais do setor elétrico de todo o país. Várias entidades já confirmaram presença para acompanhar a votação do relatório na reunião da Comissão, tais como Confederação Nacional dos Urbanitários, Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE), Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (SINDURB/PE), Associação dos Empregados de Furnas (ASEF), Federação Urbanitária do Centro Norte, Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal.

NINGUÉM DETÉM A NOITE, Nivaldo Tenório lança novo livro em Garanhuns

'Ninguém detém a noite' está entre a fé e o pessimismo e traz personagens que acertam as contas com si mesmos'

Um dos mais prestigiados escritores da safra garanhuense, Nivaldo Tenório, lança seu novo livro nesta quinta-feira (30), às 19:30h, no SESC.

Vejam o que disse o Portal UAI, sobre Nivaldo Tenório.

É a primeira publicação do autor, nascido em Garanhuns (PE), desde o aclamado Dias de febre na cabeça (2012), que chamou a atenção do país para Tenório. Assim como na obra anterior, narrativas curtas circundam temas existenciais pelos quais Nivaldo demonstra obsessão, e o fim da vida é o principal deles. A reboque vêm a decadência do corpo, doenças de toda espécie, fraquezas da alma, falhas de caráter.

Não se trata, todavia, de pessimismo gratuito. A escrita labiríntica e, ao mesmo tempo, simples aproxima o leitor e o força a vislumbrar questões demasiado humanas. ''Penso na imprevisibilidade, no azar, no que a qualquer momento pode acontecer. A sondagem do humano e sua fragilidade me interessam'', comenta o escritor pernambucano.



REITOR DA UPE, Pedro Falcão participa na China da Conferência Global do Instituto Confúcio



O reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, e o diretor do Instituto Confúcio na UPE, Prof. Heldio Villar, participam da 12ª Conferência Global do Instituto Confúcio, entre os dias 11 e 19 de dezembro, em Pequim, China.

A conferência conta com a presença de centenas de diretores dos institutos e os reitores das universidades dos países onde estão instalados. No encontro, os representantes apresentam, em fóruns específicos, suas atividades e as estratégias para os anos vindouros, já que o governo chinês pretende aumentar significativamente o número de institutos nos próximos anos.

A viagem reafirma a política de ampliação das relações internacionais da UPE, que visa estabelecer cooperação acadêmica, científica e cultural entre as instituições acordadas.

Acompanham, ainda, o reitor na viagem o Assessor de Relações Internacionais da Universidade, Prof. José Guido Corrêa de Araújo, e o diretor chinês do instituto, Prof. Wang Hongliang.

O retorno do Reitor ao Estado está marcado para o dia 19/12.
INSTITUTO CONFÚCIO: o Instituto na UPE, inaugurado em 26/11/2013, é o primeiro do Nordeste e tem objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento de Pernambuco com a China para ensino do mandarim (chinês), disseminar a cultura asiática para os pernambucanos e melhorar a compreensão bilateral e a amizade entre os povos.

Seu diferencial está na exigência de que ele fique sediado numa universidade conveniada com uma universidade chinesa. No caso da UPE, a iniciativa foi autorizada pelo do convênio assinado com a Universidade Central de Finanças e Economia de Pequim (CUFE).

Existem atualmente mais de 430 institutos Confúcio em mais de 100 países que realizam um papel estratégico, pois possibilitam um maior entendimento sobre a cultura milenar da China.

Os cursos de chinês já tiveram início e são abertos ao público. Os estudantes que se destacarem terão a oportunidade de estudar na China. Paralelamente, o Instituto promoverá exposições e mostras e o intercâmbio cultural e acadêmico com a China.

ESCRITÓRIO – O Instituto, entidade sem fins lucrativos com sede central localizada em Pequim, é um órgão ligado ao Ministério da Educação, representado pelo Escritório Nacional da China para o Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira e pelo Departamento para Assuntos do Instituto Confúcio, órgão do Conselho Internacional da Língua Chinesa, criado em 2004 nos moldes do Conselho Britânico, da Aliança Francesa, dentre outros.

Tem como missão promover o idioma mandarim e o ensino na língua e da cultura chinesas e tem como objetivo promover o intercâmbio cultural com o Brasil, fomentar o ensino do mandarim e ajudar a compreender a China contemporânea. Além de incrementar o conhecimento e o diálogo entre os países, o projeto possibilita novas formas de cooperação acadêmica e científica, estimulando inclusive a integração econômica, pois o conhecimento mútuo da língua e da cultura cria um ambiente mais favorável para o intercâmbio em todos os campos da atividade humana, inclusive o econômico e empresarial.

Confúcio, ou Kung-Fu-Tze (mestre kong), é uma das figuras históricas chinesas mais conhecidas em todo o mundo. Filósofo moralista e teórico político que viveu entre 551 A.C. – 479 A.C, desenhou uma doutrina – o confucionismo – que ainda hoje exerce forte influência em toda a Ásia oriental.

Seu sistema de governo, criado a partir de uma visão nostálgica das virtudes humanas, busca o bem-estar geral, além de colocar em pauta questões específicas, como o abrandamento das penas. Em sua visão, os critérios para uma vida social harmoniosa estavam ligados a qualidades como o altruísmo, a sabedoria, a cortesia, a integridade, a fidelidade e a justiça.

Entidades médicas discutem desaparecimento de crianças e combate à violência contra a mulher em Garanhuns



O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) realizam nesta quarta-feira (29/11), em Garanhuns, uma plenária geral, no Fórum da cidade, sobre crianças desaparecidas, combate a violência contra a mulher e o acolhimento às mulheres vítimas de agressão na emergência. O grupo já veio de Serra Talhada e amanhã segue para Caruaru.

O projeto da Caravana está na 14ª edição e como todos os anos tem o objetivo de relacionar a saúde com os direitos humanos. Este ano, devido ao alto número de crianças que desaparecem por ano no país, cerca de 35 mil, e não são encontradas e o crescimento da violência contra as mulheres – em Garanhuns, de janeiro a agosto foram registrados 366 casos de violência doméstica. É como se a cada 16 horas, uma mulher fosse vítima de agressão na Cidade – busca trazer para a pauta os temas que serão discutidos conjuntamente com a Secretaria da Mulher do Estado e de Garanhuns, Conselho Tutelar e Ministério Público. Também foram convidadas as representantes da delegacia da mulher.

Para falar do acolhimento e assistência destas mulheres no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) o conselheiro Olímpio Moraes apresentará o protocolo de assistência às mulheres vítimas de violência.

Serviço:
Caravana CREMEPE/Simepe
Horário: 10h às 12h
Data e local:
29/11 (Garanhuns) – Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite - Av. Rui Barbosa, 479 – Heliópolis, Garanhuns – PE, 55295-530

Governo de Pernambuco abre 200 vagas para cursos do IDEIA em nove municípios



O Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e do Autônomo (IDEIA), da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), oferece novos cursos de capacitação profissional com turmas nos municípios do Recife, Bezerros, Tamandaré e Nossa Senhora do Ó (Ipojuca) iniciando no dia 4 de dezembro. Já em Itaquitinga, Goiana e Paulista a abertura será no dia seguinte (5/12) e em Surubim e Sertânia no dia 11/12. Neste primeiro grupo, são 200 vagas distribuídas nas nove cidades.

Pela primeira vez, o IDEIA transcende os limites da Região Metropolitana do Recife, chegando ao interior. O projeto tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, gerando oportunidades para os Empreendedores Autônomos, Potenciais Empresários, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e EPP (Empresa de Pequeno Porte). “As ações de qualificação empreendedora e profissional permitem ampliar as possibilidades de geração de renda. Acreditamos que o empreendedorismo inovador é uma alternativa eficaz para a retomada do crescimento da economia”, assegura Rainier Guedes, gerente de Apoio a Micro e Pequena Empresa da Sempetq.

As aulas serão ministradas em parceria com o Senac e desenvolverão conhecimentos específicos com método de ensino prático focado na realidade do mercado e das empresas, a partir de estudos de caso e atividades práticas. “Será fundamental para quem já possui um CNPJ ou mesmo quem ainda irá fazer a abertura da empresa, criando condições de atuar de maneira competitiva e ampliando as chances de sucesso”, completa Guedes.

Os participantes ainda serão contemplados com uma palestra sobre Empreendedorismo, Lei Geral do MEI, Atendimento ao Cliente e Educação Financeira, ministrada por um dos técnicos da Sempetq. O evento acontecerá durante a entrega dos certificados aos concluintes. 

Até abril de 2018, o projeto IDEIA irá capacitar profissionais em 22 municípios: Recife, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca; Tamandaré, Goiana, Itaquitinga, Surubim, Gravatá, Belo Jardim, Bezerros, Toritama, Garanhuns, Salgueiro, Arcoverde, Sertânia, Ouricuri, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Floresta, Petrolina e Lagoa Grande. 

Informações e inscrições: www.sempetq.pe.gov.br

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.