DESTAQUES DO BLOG

BLUENET PROVEDOR DE INTERNET

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Vice-prefeito Haroldo assume Secretaria de Saúde de forma interina em Garanhuns



O Governo Municipal de Garanhuns, por meio do Gabinete do Prefeito, informa que a secretária de Saúde, Shisneyda Furtado, foi exonerada do cargo. A portaria, que oficializou a saída, foi publicada no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco de hoje (08/12). Quem assume interinamente a pasta, é o vice-prefeito, Haroldo Vicente.

Em conversa com o vice-prefeito Haroldo nesta sexta-feira (08), recebemos a informação que sua presença na secretaria será de forma interina, até nova definição do prefeito pelo nome do futuro secretário de saúde.

Izaías tem optado por soluções caseiras, de dentro da prefeitura, ou pela importação de nomes para seu governo. Vamos aguardar.

PTB vai votar a favor da Reforma da Previdência, mas tem deputado contra. Pode haver até expulsão!

Corte Real e Armando: Partido fechou questão
para aprovar Reforma da Previdência


O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que em Pernambuco tem no senador Armando Monteiro sua maior liderança, líder da legenda no Senado Federal, e Jorge Corte Real, deputado majoritário em Garanhuns, fechou questão para votar a favor da Reforma da Previdência, enviada pelo Governo Michel Temer ao Congresso Nacional. Quando um partido decide em fechar questão, todos os deputados e senadores devem votar pelo que definiu os dirigentes da legenda.

Mas já estão aparecendo discórdias. Não será fácil para deputados e senadores encararem os trabalhadores e o eleitorado no próximo ano, ano de eleição, tendo votado a favor das principais reformas de Temer, principalmente Trabalhista e Previdenciária.

Por isto, parlamentares estão se rebelando contra as decisões dos partidos, que estão na mesa com Temer. O PTB, que reúne 16 deputados federais, foi a primeira legenda da base aliada ao governo a definir apoio em torno do tema. Caso vote contra a decisão, o parlamentar da legenda pode ser punido e até mesmo expulso do partido.

Zeca Cavalcanti (PTB) vai votar contra a Reforma Previdenciária

O deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) confirmou que votará contra a reforma da Previdência que tramita na Câmara dos Deputados. O parlamentar disse que "apesar de ser algo necessário, a reforma está muito mal discutida com a população e foi colocada de forma equivocada. Primeiramente quiseram atingir os trabalhadores rurais, depois dificultar a idade mínima da mulher, dos homens, ficou muito mal explicado" disse Zeca.

Pode até ser expulso pelo PTB

O parlamentar deixou bem claro a população de Arcoverde e região que vai votar contra a reforma da previdência. “Apesar do meu partido ter fechado posição contra, paciência, se acharem que querem me expulsar de um partido por uma questão de convicção... O deputado Zeca Cavalcanti já tem uma posição firmada e formada, e não votará a favor dessa reforma de maneira nenhuma...Voto contra a reforma da previdência”.

Resta ver como vai ficar esta questão dentro do partido, e se pode haver de fato um distanciamento e até um rompimento no futuro próximo.

NOTA DA DIOCESE DE GARANHUNS SOBRE TRANSFERÊNCIA DE PADRES NAS PARÓQUIAS DA REGIÃO

Garanhuns tem mudanças no trânsito na Av. Dantas Brreto

Trecho da avenida que sofrerá mudanças no trânsito (foto: Agreste em Alerta)


A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) inicia algumas pequenas alterações buscando melhorar a fluidez no principal trecho da avenida Dantas Barreto, principal via de acesso de vários bairros para o centro da cidade. Entre as medidas adotadas estão o reposicionamento de um semáforo e a implantação de uma faixa de pedestre no mesmo local, além da modificação do local das paradas de ônibus. 

As mudanças dessas infraestruturas compreendem à altura do estacionamento do Pérola Magazine, próximo a Mano Imóveis. O semáforo, que antes estava localizado em frente ao antigo fórum municipal, passará a funcionar alguns metros antes; e a parada de ônibus de diversas linhas, localizada em frente ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), passa a ficar na esquina seguinte, dando espaço para a criação de novas vagas de estacionamento rotativo no local.

Veículos apreendidos em Pernambuco serão alienados de forma mais ágil. SAIBA MAIS!

A medida tem como objetivo evitar o acúmulo, a deterioração e a perda do valor desses veículos; redução dos custos de manutenção dos espaços que abrigam esses bens; além de servirem de abrigo para focos de mosquitos transmissores de doenças



O governador Paulo Câmara assinou, nesta quinta-feira (07.12), a Instrução Normativa Conjunta nº 001/2017, que prevê a alienação antecipada de veículos apreendidos, abandonados ou desativados, que estejam sob a guarda do Poder Público em depósitos e galpões estaduais. A medida é fruto de uma parceria entre o Governo de Pernambuco, o Tribunal de Justiça do Estado (TJPE), a Corregedoria Geral da Justiça do Estado (CGJPE), o Ministério Público do Estado (MPPE), a Polícia Civil (PCPE) e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN PE). A ação, que segue o Manual de Bens Apreendidos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como objetivo evitar o acúmulo, a deterioração e a perda do valor desses veículos ao longo do tempo, além de servirem de abrigo para focos de mosquitos transmissores de doenças. A assinatura do ato aconteceu durante reunião do Pacto Pela Vida, na sede Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, no bairro de Santo Amaro, no Recife. 

“Eu quero ressaltar a importância desse convênio e do conjunto de esforços para a realização deste ato. Esse novo método, efetivamente, dará uma resposta a um problema que incomodava a todos nós do serviço público e a sociedade no geral. É só olhar o dia a dia do cotidiano, ao passar em uma delegacia de Polícia e ver a quantidade de veículos nos pátios, veículos que estão se deteriorando, enferrujados, que são focos de mosquitos transmissores de doenças. Mas quando existe boa vontade, capacidade de diálogo, de sentar na mesa e fazer as parcerias certas, é possível fazer diferente. E graças ao essencial apoio do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Controladoria Geral e das demais instituições envolvidas, nós poderemos dar mais agilidade e eficiência a esse processo”, destacou o governador.

Após a apreensão do veículo por parte do Estado, o proprietário ou o detentor tem um prazo de 60 dias para reivindicar o direito de posse e realizar a quitação de possíveis encargos, multas e/ou tributos devidos. Após este prazo, caso o Estado não seja procurado, ou o proprietário ou detentor seja desconhecido, será realizada a alienação cautelar do veículo. O valor adquirido em leilão será depositado em conta judicial até o desfecho do processo, podendo o ser revertido em renda para o Estado, no caso de condenação, ou devolvido com as devidas correções monetárias ao proprietário, no caso de absolvição. “Este instrumento vai evitar que esses bens sejam deteriorados e percam seu valor e, em paralelo, evitar despesas com a manutenção desses bens em depósitos. Então, é uma iniciativa que merece todo nosso aplauso. Fico muito feliz em participar dessa iniciativa”, registrou o presidente do TJPE, Leopoldo Raposo.

Para a idealização do ato, foi considerada a existência de inúmeros veículos inservíveis, abandonados, desativados administrativamente e/ou sucatas depositadas em diversos espaços públicos e privados, inclusive em calçadas, terrenos e vias de circulação pública, atentando contra a liberdade de locomoção, contra a saúde pública – por se tornarem possíveis abrigos de animais peçonhentos e foco de insetos transmissores de doenças -, e contra os códigos de ordenamento urbano.

No caso da alienação de veículos, embarcações ou aeronaves, o Poder Judiciário ordenará à autoridade de trânsito ou ao equivalente órgão de registro e controle competente a expedição de certificado de registro e licenciamento em favor do comprador, ficando este livre de pagamento de multas, encargos e tributos anteriores, sem prejuízo de execução fiscal em relação ao antigo proprietário. Caberá ao Detran/PE a organização e execução dos leilões dos veículos apreendidos. Até o arremate do veículo, o bem permanecerá sob a guarda e responsabilidade do Poder Judiciário, da Polícia Civil, das Ciretrans ou dos espaços credenciados pelo Estado. Caso o veículo não seja arrematado no leilão, poderá ser destinado à doação para órgãos ou entidades públicas, ou ainda entidades beneficentes sem fins lucrativos.

“Com esse ato, vamos poder proceder de forma mais rápida e menos onerosa em relação aos veículos que são apreendidos pelo Estado na sua alienação. São bens que estão acumulando muitos terrenos e espaços públicos estaduais, e que custam caro para o Governo manter, além dos perigos à saúde pública”, afirmou o presidente da Câmara de Conciliação do Pacto Pela Vida, o desembargador aposentado Fausto Freitas. O procurador-geral de Justiça do MPPE, Francisco Dirceu de Barros, salientou que a ação irá contribuir para inibir atos criminosos. “Eu quero parabenizar a equipe do Pacto Pela Vida por essa atitude, que é exemplar. A partir de agora, governador, pode ter certeza que o bandido que souber que terá o seu bem apreendido e não terá também a facilidade que até hoje existia em retomá-lo, vai pensar duas vezes antes de cometer o roubo”, disse.

DADOS - Ao todo, o Estado conta com 12.736 veículos apreendidos em dois galpões do Detran; um depósito credenciado no Jaboatão dos Guararapes; galpões de diversas delegacias de Polícia Civil; além do apoio das Ciretrans no Interior do Estado. Por mês, são gastos pelo Governo de Pernambuco cerca de R$ 900 mil reais para a manutenção desses espaços. 

REGRAS DE RESGATE DE CARROS APREENDIDOS:

Para liberar o veículo recolhido, o proprietário deve se dirigir, com a documentação pessoal e do veículo, aos seguintes locais:

- Sede do Órgão - Estrada do Barbalho, 889 - Iputinga - Recife – PE ou unidades do Detran nos Shoppings Tacaruna, Guararapes, Praza e Recife. No interior, procurar a Ciretran onde o veículo estiver recolhido;

O proprietário ou detentor deve pagar todos os débitos do veículo, além de despesas de diárias e reboque, e regularizar as pendências dos veículos, caso existam. Depois de sanado essas etapas, retirar o veículo onde estiver recolhido.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

APAE E M.MARTAN REALIZAM BAZAR SOLIDÁRIO EM GARANHUNS



É com imenso prazer que Informamos sobre a realização do "BAZAR SOLIDÁRIO", em parceria celebrada entre a APAE Garanhuns e a M MARTAM. O evento acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de dezembro das 9h às 18h, na galeria RUI BARBOSA, situada na Avenida Rui Barbosa, nº 488, bairro de Heliópolis. 

Os produtos ofertados no Bazar Solidário são referentes ao departamento de cama, mesa e banho, e estarão com descontos de até 50%, sendo parte da renda revertida para a esta instituição. Ressaltamos que o sucesso desta ação, necessita do seu apoio e divulgação. Sua participação se faz imprescindível!!!

Atenciosamente, 

APAE Garanhuns.

Álvaro Porto deixa PSD até março se o partido não for para a oposição

O deputado estadual Álvaro Porto deve decidir até março se fica ou deixa o PSD para a disputa da reeleição em 2018. A questão é que Álvaro é atualmente o deputado da oposição mais crítico ao governo Paulo Câmara, e o seu partido integra a base de apoio ao governo. O deputado, ex-prefeito de Canhotinho, e que tem em Garanhuns muitos correligionários, espera que o PSD tome o rumo da oposição, se isto não acontecer, vai deixar o partido e procurar outra legenda para o certame eleitoral.

“A oposição hoje está bem alinhada e acredito que vai ter um entendimento entre as lideranças. O que a gente vem conversando com Mendonça Filho (DEM), Armando Monteiro (PTB) e com o próprio Fernando Bezerra Coelho (PMDB) é que este ciclo está terminando”, disse o deputado em nota enviada aos meios de comunicação.

A oposição faz uma reunião de confraternização na próxima segunda-feira (11) na capital pernambucana, no Arcádia do Shopping Paço Alfândega. Devem estar presentes ministros do Governo Michel Temer, a exemplo de Mendonça Filho (ministro da Educação), Fernando Filho (Ministro de Minas e Energia) e o ex-ministro das Cidades, deputado federal Bruno Araújo (PSDB). Os senadores Armando Monteiro e Fernando Bezerra Coelho, e claro, correligionários de todo o estado.

Paulo Câmara convoca novos servidores da saúde para os hospitais de Pernambuco

Em três anos, Governo do Estado realizou maior convocação da história do setor no Estado, 
com mais de 5,9 mil profissionais de Saúde

Hospital Dom Moura é novamente beneficiado com convocação de novos servidores concursados

O governador Paulo Câmara assinou, nesta quarta-feira (06.12), uma nova convocação de profissionais de saúde para reforçar os hospitais da rede estadual. A convocação de 359 aprovados em concurso público será divulgada nesta quinta-feira (07.12) no Diário Oficial do Estado. 

Nos próximos dias, os convocados, totalizando 194 de nível técnico (técnicos de enfermagem e de radiologia) e 165 de nível superior, entre enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas (motor e respiratório), terapeutas ocupacionais, entre outros, serão chamados, por meio de telegrama, para perícia, posse e posterior lotação. 

Após a posse, terão 30 dias para iniciar as atividades nos respectivos serviços de lotação. Eles irão exercer suas atividades em unidades hospitalares do Recife, Goiana, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada. 

"O fortalecimento da rede estadual de saúde tem sido uma prioridade do nosso governo que, desde 2015, tem reforçado as escalas de profissionais dos hospitais e unidades de saúde na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Interior", afirmou o governador Paulo Câmara.

Neste ano, foram 2.448, entre médicos (457) e outros profissionais de nível superior (395) e médio (1.596). Ao todo, desde o início do Governo Paulo Câmara, já foram 5,9 mil convocações, sendo 843 médicos e 5.062 não médicos (859 enfermeiros, 3.170 de técnicos de enfermagem, 303 de outras categorias técnicas e 730 de outros cargos de nível superior).

"O Governo de Pernambuco se destaca no Nordeste com os maiores percentuais de investimentos próprios na área de Saúde, numa clara demonstração da priorização do setor. Graças a isso, mesmo em um momento adverso, com uma grave crise que atinge todo o país, o nosso Estado, que possui uma das maiores redes próprias do Brasil, não só manteve o atendimento em todas as unidades, como vem reforçando as escalas dos serviços e, com isso, tem conseguido alavancar a produção hospitalar e ambulatorial", ressaltou o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

O secretário complementa fazendo um balanço das contratações. "Com esta nova nomeação, o governador Paulo Câmara entra para a história com a maior contratação de profissionais de Saúde concursados de todos os tempos em nosso Estado". 

Realizado em 2014, o concurso para profissionais de saúde de diversas áreas, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que teria seu prazo expirado em 2016, foi prorrogado até dezembro 2018.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.