terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Aterro Sanitário de Garanhuns perdeu condições ideais desde 2014



O TCE fez um levantamento dos aterros sanitários e lixões em todo o estado, e o resultado não foi bom. Por dia são depositados a céu aberto no estado 4,4 mil toneladas de lixo. O levantamento feito em 2017 pelo Tribunal de Contas de Pernambuco aponta que 114 municípios ainda não se adequaram à legislação que trata da destinação correta dos resíduos sólidos. O prazo final da Lei 12.305/10 foi em agosto de 2014. 

Desse período até o dia 20 de fevereiro de 2018 já foram despejados no meio ambiente 5,7 milhões de toneladas de lixo, o suficiente para ocupar mil campos de futebol, segundo estimativas dos auditores do TCE. Para pressionar os gestores municipais, o órgão vai encaminhar, pela primeira vez, o relatório com informações detalhadas dos municípios, que não estão cumprindo a lei, ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). As sanções aos gestores vão de multa à detenção de um a três anos.
...

Os municípios que dispõem de aterro sanitário podem perder essa condição a qualquer momento. "Basta um ano sem uma gestão correta do lixo, que a situação regride drasticamente", ressaltou Andréa Coelho. 

GARANHUNS 

Foi o caso de Garanhuns que contava com aterro sanitário em 2012 e 2013, perdeu a condição desde 2014. "O aterro sanitário de Garanhuns atendia a outros municípios vizinhos, mas como ele perdeu a condição, e não se recuperou, os outros municípios voltaram depositar os resíduos em lixão", afirmou Andréa Coelho. O Aterro de Garanhuns deixa de ser "sanitário" para ser "controlado" no diagnóstico do TCE.

Para ler a matéria completa:

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.