quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Carnaval de Pernambuco é o povo que faz. Bahia e o Rio de Janeiro estão em crise de identidade!



Algo em torno de 200 e 300 mil turistas a mais que 2017 vieram curtir o carnaval de Pernambuco este ano. Qual o segredo? Simples, carnaval é popular, é festa, é povo na rua. Quem vem se diverte, e não apenas assiste os outros se divertirem. Enquanto isso, em crise, os carnavais do Rio de Janeiro e da Bahia estão rediscutindo seus grandes eventos, em uma grande crise de identidade, precisando redefinir seus formatos.

E olha que Pernambuco não tem a mídia que estes estados têm. O Rio pela força da Rede Globo transmitindo os desfiles e fazendo todo mundo torcer por uma escola de samba. E a Bahia pela grande exposição de seus artistas o ano todo na TV, nas rádios e Redes Sociais da internet. Nomes como Ivete, Claudia Leitte, Brown, Banda Eva, entre outros, têm zilhões de vezes mais exposição que qualquer um dos nomes da folia pernambucana.

Milhares de cariocas estão deixando os desfiles caros e elitizados das Escolas de Samba para voltarem aos blocos de rua.

Na Bahia, os megacamarotes particulares tomaram o espaço dos grandes blocos, e este ano o desfile dos trios que ainda vendem abadá caiu vertiginosamente de 28 para apenas 13 blocos. Para compensar, o estado tem patrocinado cada vez mais os trios para a pipoca, ou seja, de graça. 

Pernambuco comemora um carnaval de paz, com menos violência e com fôlego para continuar assim por trocentos anos, pois, embora o Governo Estadual e alguns municípios patrocinem a festa, na verdade, oferecendo a segurança e a maioria das atrações, quem faz o carnaval de Pernambuco é o folião, é o povo, é na rua! É até difícil colocar na TV em Rede Nacional, pois só sabe quem está lá, brincando o nosso carnaval. Não tem como explicar. Enquanto na Bahia dá pra mostrar o show de um artista no trio e no Rio dá pra mostrar o desfile de uma escola de samba, em Pernambuco, não dá pra mostrar uma ladeira de Olinda entupida de gente pulando atrás de uma troça de frevo!

Isto sim é carnaval. O povo na rua, brincando!

O Rio de Janeiro está redescobrindo isto há alguns anos, a Bahia está preferindo elitizar ainda mais.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.