sábado, 3 de fevereiro de 2018

Cidade alagoana proíbe ‘Que Tiro Foi Esse’ no carnaval. Fez bem!

Jojo Todynho é a funkeira da vez no showbizz brasileiro que produz músicas de gosto duvidoso a cada estação


Se tem uma coisa que a gente tem certeza, é que a música promovida pelo mundo do entretenimento, o chamado showbizz, e a mídia, quer uma música barata, de fácil produção, de artistas inexpressivos e que não tenham opinião, facilmente domados e que possam ser logo descartados tão logo possam produzir outro meme musical, e o funk carioca tem sido uma fonte inesgotável de música assim, há muito tempo. E surpreendem sempre na decadência cultural.

Do cavalinho pocotó ao tiro que derruba todo mundo fazendo uma piada apologia à violência urbana daquele mesmo Rio de Janeiro, que continua lindo. Com a roubalheira estatal, falta de investimentos em segurança, servidores sem receber... O Rio deixou de ser aquele abraço do Gilberto Gil para ser o tiro da Jojo Todynho.

E como a gente disse, o showbizz está sempre se superando e lançando músicas e artistas cada vez mais sem conteúdo. Ainda bem que sopra em algumas cidades o ar do bom senso.

Uma cidade alagoana proibiu Que Tiro Foi Esse? no carnaval. E antes que venham falar em censura, é bom ver os argumentos. A música incita violência, e vai de encontro aos valores culturais da época carnavalesca e da região onde seria executada. Se os gestores não se impuserem em defesa das culturas regionais, deixaremos que a mídia estrangule as raízes locais para globalizar com produtos que todos consumam de ponta a ponta do país e que lhes dar muito dinheiro. 

Depois do tiro vem mais coisa ruim, pois já tivemos a atoladinha, pocotó, Bin Laden, e outras que nem lembro que trazem apologia ao estupro, às drogas, à prostituição, e tudo isso com a repercussão e veiculação das maiores redes de comunicação do país, seja rádio, TV ou grandes portais na internet, aliados aos estúdios, gravadoras e o showbusiness nacional, que ganha muito dinheiro com esta música descartável a cada temporada para produção de novos personagens pseudo-artísticos.

Cidade alagoana proíbe ‘Que Tiro Foi Esse’ no carnaval

O carnaval da pequena cidade de Joaquim Gomes, em Alagoas, deve ficar um pouco menos alegre este ano. À pedidos da Polícia Militar, o prefeito proibiu a execução de Que Tiro Foi Esse duranteos dias de festa.

“A música traz esse som de disparo de arma de fogo. O uso de armas de fogo é proibido pelo Estatuto do Desarmamento. Não se pode incentivar o uso de armas. A música também incentiva a violência contra a mulher”, explicou um capitão da corporação ao G1 Alagoas.

O hit de Jojo Todynho não foi o único vetado na folia. Em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em parceria com o Ministério Público alagoano, o município se comprometeu a “orientar as bandas para que se abstenham de executar música com letras e coreografias que façam apologia à violência, especialmente contra mulher ou que tenha conteúdo sexual explícito”. O descumprimento fica a sujeito multa de 2 000 reais

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.