domingo, 18 de março de 2018

Centenário da Diocese de Garanhuns será comemorado em sessão solene na Alepe



Os 100 anos da criação da Diocese de Garanhuns serão celebrados em sessão solene na Assembleia Legislativa (Alepe), no próximo dia 21 de março (quarta-feira). Proposto pelo deputado Álvaro Porto, e aprovado pela Casa o evento será pautado pelo reconhecimento e gratidão ao trabalho social e religioso que a instituição prestou e presta ao Agreste Meridional a aos municípios abrangidos no Sertão e Mata Sul.

A Diocese de Garanhuns foi criada pelo Papa XV em 02 de agosto de 1918 através da Bula Archidiocesis Olindensis et Recifensis. O documento desmembrou o Agreste Meridional e ainda Nazaré da Mata e Pesqueira da Arquidiocese de Olinda e Recife. A medida foi tomada para descentralizar o comando da ação da Igreja em Pernambuco, garantindo autonomia à atuação dos sacerdotes em suas respectivas regiões. 

Atualmente, a Diocese localizada no Centro-Sul Oriental de Pernambuco, compreende 26 municípios. São dois na Zona da Mata (Quipapá e São Benedito do Sul), dois no Sertão (Itaíba e Águas Belas) e vinte e dois no Agreste (Garanhuns, Caetés, Capoeiras, Paranatama, Saloá, Bom Conselho, Lagoa do Ouro, Correntes, Brejão, Terezinha, Iati, São Bento do Una, Jurema, Calçado, Jupi, Jucati, Lajedo, Panelas, São João, Angelim, Palmerina e Canhotinho).

O centenário se dará, de fato, no dia 02 de agosto, mas, segundo a justificativa do requerimento assinado por Álvaro Porto, as comemorações começam desde já. A própria Diocese já programa festividades, romarias e outros eventos de celebração. O ponto alto será o Congresso Eucarísitico Diocesano. 

A sessão solene será realizada às 18h, no auditório Senador Sérgio Guerra, no primeiro andar do Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.