segunda-feira, 12 de março de 2018

Governo de Pernambuco inaugura biblioteca com quase 500 livros na Penitenciária de Caruaru

O Agente Penitenciário Paulo Araújo recebeu as autoridades para inauguração da Biblioteca na Penitenciária de Caruaru

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, abriu mais uma porta para a ressocialização, na manhã da sexta-feira (09/03). Desta vez, a leitura - uma das principais alternativas utilizadas pela Executiva de Ressocialização (Seres) no processo de reinserção social do detento – está ao alcance da população carcerária da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, Agreste do Estado.

O espaço de 24 metros quadrados foi entregue com quase 500 títulos na estante, dois reeducandos no atendimento e na presença de autoridades do Judiciário, Educação e do Sistema Penitenciário. “Precisamos recuperar o preso, um bem para ele e para o Estado de Pernambuco e não há outra forma a não ser pela educação e pelo trabalho”, afirmou o secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues. O diretor da unidade prisional, Paulo Araújo, foi o responsável por monitorar a execução da obra.

Um dos atendentes da biblioteca, Samuel Cintra de Farias, 25 anos, há um ano e cinco meses na penitenciária, foi enfático ao responder se era a primeira vez que tinha dado entrada no Sistema: “A primeira e a última. É através dos livros que podemos sair do presídio, é uma forma da gente estar atualizado, aprendendo e passando o tempo”.

A obra, realizada com a mão de obra de seis detentos, contou com o apoio do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCS/Unita), de Caruaru, e do Conselho Nacional de Justiça que doou os exemplares. Toda a organização da biblioteca (tombamento, catalogação) foi realizada pela ASCS/Unita que destinou um funcionário da instituição para o desenvolvimento da atividade.  

O promotor de Execução Penal de Caruaru, Ronaldo Lira, prestigiou a inauguração. “A punição se dá com a privação da liberdade e nada mais do que ressocializar se não pela educação que é primordial e transformadora do homem”, opinou. Estiveram presentes no evento o professor-orientador da ASCS/Unita, Daniel Paixão; o gestor da Gerência Regional de Educação, Flávio Carlos da Silva; a defensora pública, Marianna Granja; além de gerentes da Seres (sede) e de unidades prisionais.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.