terça-feira, 17 de abril de 2018

Inicia Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas na UPE Garanhuns



A Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns, abriu o primeiro Mestrado Profissional em Antropologia. A seleção ocorreu no segundo semestre do ano de 2017 e as aulas iniciaram em março de 2018. A turma é constituída de 15 alunos, vindos de várias cidades da região e até de outros estados do Brasil. O corpo docente do curso é composto por professores doutores da UPE Campus Garanhuns, UPE Recife e professores convidados de outras instituições UFRPE – UAG e UFPE. O curso tem como coordenadora a Professora Dra. Silvania Núbia Chagas e vice coordenadora Professora Dra. Vânia Fialho. 

O Mestrado tem como foco de pesquisa o estudo sobre a cultura africana, das comunidades remanescentes de quilombos e os povos indígenas. 

As temáticas trabalhadas visam apresentar a importância desses povos na formação do povo brasileiro, perpassando por questões políticas, econômicas, sociais e culturais e as discussões em sala também apontam para as dificuldades enfrentadas por esses povos que, mesmo diante de uma sociedade que se coloca como justa e livre de preconceitos, trata de forma discriminatória e indiferente os integrantes desses grupos étnicos. 

Tendo em vista que no mês de abril comemora-se o “DIA DO ÍNDIO”, os mestrandos estão organizando ações junto às escolas da região com o propósito de sensibilizar os professores da escola básica para a importância da temática indígena trabalhada em sala de aula. Esta ação tem como objetivo despertar para a importância de apresentar o índio brasileiro na contemporaneidade alertando para questões de alteridade e cultura, percebendo também a necessidade de se pensar o índio para além da visão folclórica que é propagada. Nesse sentido, os mestrandos, através de seminários, irão propor atividades que possam contribuir para a mudança da atual prática pedagógica das escolas.

Com informações da profª Klebia Sampaio

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.