HIPER TODODIA

HIPER TODODIA

GASTROMED GARANHUNS

ZERONE SISTEMAS

ZERONE SISTEMAS
Clique na imagem

DESTAQUES DO BLOG

CLINLAB DIAGNÓSTICOS

CLINLAB DIAGNÓSTICOS

sexta-feira, 29 de junho de 2018

MATÉRIA COMPLETA: Educação de Pernambuco avança e segue superando marca no IDEPE. Escola de Aplicação da UPE Garanhuns de novo entre as melhores!

Governador Paulo Câmara comandou, nesta quinta-feira (28), solenidade de premiação dos municípios, escolas e Gerências Regionais que alcançaram os melhores índices da educação básica estadual
Vânia Rodrigues, diretora da Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra, do campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco e da GRE/Agreste Meridional, comemora mais uma vez a colocação no IDEPE entre as melhores do estado


Trabalho, compromisso e priorização de investimentos. Esse é o conjunto de esforços que vem fazendo com que Pernambuco continue avançando e conquistando importantes resultados no âmbito da educação em todas as regiões do Estado. E mais uma mostra do sucesso dessa unidade foi conferida, nesta quinta-feira (28.06), durante a premiação dos gestores, professores e estudantes da Rede Estadual que mais se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2017. Pelo terceiro ano consecutivo em evolução, o Estado alcançou a média de 4,5, superando os 4,1 do ano de 2016 e, mais uma vez, a média nacional, que é 3,5. Comandada pelo governador Paulo Câmara, acompanhado da primeira-dama Ana Luiza, a solenidade foi realizada no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

“Atingimos 4.5, uma nota que nunca nenhum Estado brasileiro havia tirado. Isso é fruto de um trabalho de gestores, de professores, de alunos, de toda a comunidade escolar e de todos nós que fazemos o Governo de Pernambuco. Já são 11 anos trabalhando na construção dessa agenda do futuro, desde que o ex-governador Eduardo Campos assumiu. Saímos das últimas colocações para ser a melhor do Brasil. Então, a gente sabe que ainda tem muito a ser feito na Educação, mas que o caminho que vem sendo trilhado é o caminho certo. Esse trabalho vai continuar sendo feito”, destacou o governador, completando: “Todos esses resultados refletem o espírito e o compromisso que a gente vem mantendo para garantir um futuro melhor para as futuras gerações de pernambucanos”.

Entre as escolas da rede estadual, foram premiadas as três unidades com maior evolução e maior IDEPE nos Anos Finais do Ensino Fundamental e as três com maior evolução e maior IDEPE no Ensino Médio. Entre as Gerências Regionais de Educação (GREs), receberam certificados as três com melhor colocação no Ensino Médio e as três que obtiveram maiores evoluções durante o ano. As escolas estaduais em parceria foram reconhecidas nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Para os municípios e escolas municipais, o prêmio reconheceu os três que mais se destacaram em Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais. A edição deste ano contou com duas novas categorias: “Escolas municipais melhores colocadas no Ensino Fundamental” e “Escolas estaduais que mais cresceram nos seus índices”, com três premiados, cada.

“Gestores e professores têm feito a diferença, porque Educação se faz com todo esse conjunto, inclusive também com toda a comunidade. E a gente percebeu, ao longo dos anos, que as escolas de tempo integral tiveram um papel importante na melhoria dos nossos resultados. E, hoje, Pernambuco tem a maior rede de escolas em tempo integral, com 387 escolas, e vamos chegar a 400. Mas o trabalho que a gente realiza nas escolas regulares também está tendo efeito. Tanto que das dez escolas com os melhores resultados, tinham várias que eram escolas regulares. Então, percebemos que a melhoria se dá nas escolas com tempo integral, mas também nas escolas regulares, pelo conjunto de estratégias que tem um olhar de escola a escola, em todas as regiões do Estado”, explicou o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio.

Tri-campeã na categoria de melhor resultado entre as GREs do Estado, com nota 5,19, a gestora da Gerência Vale do Capibaribe, Edjane Ribeiro, dedicou mais essa conquista a toda a comunidade escolar da região. “Temos que agradecer e parabenizar a todos os professores, porque sem eles, não alcançaríamos esses resultados. Aos gestores, que estão nas escolas cuidando dos nossos estudantes. E aos pais, que a cada dia estão mais frequentes nas escolas. Essa parceria com a família é muito importante. É preciso agradecer também ao nosso secretário Fred Amâncio e ao governador, que tem mostrado sua determinação com o desenvolvimento educacional em todo o Estado”, registrou.

IDEPE - Os resultados do IDEPE são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma importante ferramenta para a gestão escolar. Realizado anualmente, o ranking acompanha o desempenho da educação pública no Estado e considera dois critérios, os mesmos usados para o cálculo do índice nacional (IDEB). São eles: fluxo escolar e proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio.

Participaram da solenidade, os deputados federais Danilo Cabral, Luciana Santos e André de Paula; os deputados estaduais Laura Gomes, Nilton Mota, Aluísio Lessa, Clodoaldo Magalhães, Romário Dias e Tony Gel; os secretários estaduais Wellington Batista (Agricultura e Reforma Agrária), Antônio Júnior (Transportes), José Neto (Chefe de Gabinete), Lúcia Melo (Ciência, Tecnologia e Informação), Cesar Caúla (Procuradoria Geral do Estado), Antônio de Pádua (Defesa Social), Sílvia Cordeiro (Mulher), Antônio Mário (Desenvolvimento Econômico), Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação), Carlos Cavalcanti (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Antônio Carlos Figueira (Assessoria Especial) e Cloves Benevides (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude); além de Ana Selva, do Conselho Estadual de Educação e Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB.

Também estiveram presentes os prefeitos José Patriota (Afogados da Ingazeira, e presidente da Amupe), Gustavo Adolfo (Bonito), Tânia Maria (Brejinho), Anchieta Patriota (Carnaíba), Lino Morais (Ingazeira), Ednaldo Peixoto (Jucati), Antônio de Roque (Jataúba), Chaparral (Orobó), Joelma Campos (Panelas), Tião de Gaudêncio (Quixaba), João Batista (Triunfo), Sávio Torres (Tuparetama), Raimundinho Saraiva (Exú), Evandro Valadares (São José do Egito), Goreti Varjão (Jatobá) e a secretária municipal de Educação, Roberta Carvalho, representando o prefeito de Tacaratu, Gerson Silva; além do ex-prefeito de Panelas, Sérgio Miranda.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Confira a lista dos premiados do IDEPE 2017:

Rede municipal

Escolas Municipais - Anos Iniciais do Ensino Fundamental
1º lugar: Escola Municipal Alaíde Barbosa de Lima. Localizada em Ingazeira (IDEPE 8,46)
2º lugar: Escola Municipal Severino André de Luna. Localizada em Orobó (IDEPE 8,07)
3º lugar: Escola Municipal Bernardo Sayao. Localizada em Bonito (IDEPE 8,01)

Escolas Municipais - Anos Finais do Ensino Fundamental
1º lugar: Escola Milton Pessoa. Localizada em Triunfo (IDEPE 7,56)
2º lugar: Escola Municipal Bernardo Sayao. Localizada em Bonito (IDEPE 7,39)
3º lugar: Grupo Escolar Barra Azul. Localizada em Bonito (IDEPE 6,84)

Rede Municipal - Anos Iniciais do Ensino Fundamental
1º Lugar: Município de Quixaba (IDEPE 6,41)
2º Lugar: Município de Carnaíba (IDEPE 6,33)
3º Lugar: Município de Orobó (IDEPE 6,31)

Rede Municipal - Anos Finais do Ensino Fundamental
1º Lugar: Município de Panelas (IDEPE 5,94)
2º Lugar: Município de Brejinho (IDEPE 5,74)
3º Lugar: Município de Triunfo (IDEPE 5,47)

Rede Estadual

Anos Finais do Ensino Fundamental (Melhores Resultados)
1º Lugar: Escola Tomé Francisco da Silva - Quixaba (IDEPE 6,86)
2º Lugar: Escola Dário Gomes de Lima - Flores (IDEPE 6,50)
3º Lugar: Professor Sebastião Ferreira Rabelo Sobrinho (IDEPE 6,39)

Anos Finais do Ensino Fundamental (Maiores Crescimentos)
1º Lugar: Escola Lions Clube de Carpina (IDEPE 58,2%)
2º Lugar: EREM Carlos Pena Filho - Salgueiro (IDEPE 55,5%)
3º Lugar: Escola Erika Thaynara da Silva Leite – Petrolina (IDEPE 50,8%)

Ensino Médio (Melhores Resultados)
1º Lugar: Escola Apolônio Alves da Silva - Ibimirim (IDEPE 7,28)
2º Lugar: Escola Estadual João Rodrigues Leite – Carnaubeira da Penha (IDEPE 7,11)
3º Lugar: João Batista de Vasconcelos – Tacaratu (IDEPE 6,99)

Ensino Médio (Maiores Crescimentos)
1º Lugar: Escola Apolônio Alves da Silva - Ibimirim (IDEPE 117,9%)
2º Lugar: Escola Estadual João Rodrigues Leite – Carnaubeira da Penha (IDEPE 73%)
3º Lugar: EREM Jornalista João Ferreira Gomes - Petrolina (IDEPE 72%)

Escolas parceiras (Anos Finais do Ensino Fundamental)
1º Lugar: Escola de Aplicação do Recife - UPE (IDEPE 7,94)
2º Lugar: Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra - UPE – Garanhuns (IDEPE 7,25)
3º Lugar: Escola de Aplicação do Profª Vande de Souza Ferreira – UPE - Petrolina (IDEPE 6,89)

Escolas parceiras (Ensino Médio)
1º Lugar: Escola de Aplicação do Recife - UPE (IDEPE 7,37)
2º Lugar: Colégio da Polícia Militar de Petrolina, anexo 1 (IDEPE 6,45)
3º Lugar: Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra - UPE – Garanhuns (IDEPE 6,43)

Gerências Regionais de Educação (melhores resultados)
1º Lugar: Gerência Vale do Capibaribe (IDEPE 5,19)
2º Lugar: Gerência Sertão do Submédio São Francisco (IDEPE 5,06)
3º Lugar: Gerência Sertão do Alto Pajeú (IDEPE 4,89)

Gerências Regionais de Educação (maiores crescimentos)
1º Lugar: Gerência Sertão do Moxotó Ipanema (IDEPE 14,3%)
2º Lugar: Gerência Metropolitana Sul (IDEPE 13,7%)
3º Lugar: Gerência Sertão do Araripe (IDEPE 13,5%)

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.