sexta-feira, 27 de julho de 2018

Conservatório Pernambucano de Música se despede em grande estilo do FIG 2018

Último fim de semana da programação terá, dentre outros concertos, um especial com Francis e Olívia Hime e a Orquestra de Câmara de Pernambuco 

O Conservatório Pernambucano de Música preparou três concertos especiais para encerrar a programação organizada para o Festival de Inverno de Garanhuns. Na sexta-feira (27) e sábado (28), passarão pela Catedral de Santo Antônio o grupo instrumental PianOrquestra, Francis e Olívia Hime, ao lado da Orquestra de Câmara de Pernambuco (OCP), e a cantora Lívia Nestrovski, em companhia do guitarrista Fred Ferreira. 

Subindo ao palco na sexta-feira, às 21h, com quatro pianistas e uma percussionista, o PianOrquestra se destaca pela originalidade com a qual explora o piano, preparado para abraçar elementos étnicos das raízes brasileiras, em interpretações virtuosas, sem abrir mão da sensibilidade, delicadeza e lirismo. 

Munido de luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico, o grupo destrincha as infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzidos pelo piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra. 

O repertório do show Linha do Tempo contém samba, coco, ciranda, repente, maracatu, dentre outros ritmos tipicamente nacionais mesclados com influências mundiais contemporâneas. Entre os artistas celebrados estão Tom Jobim, Bezerra da Silva, Milton Nascimento e Toninho Horta. O PianOrquestra tem direção musical do consagrado pianista Claudio Dauelsberg, que se apresenta ao lado das pianistas Amanda Kohn Soares, Verônica Fernandes e Nathália Martins e da percussionista Masako Tanaka. 

No sábado, às 16h, Olivia e Francis Hime farão parceria com a Orquestra de Câmara de Pernambuco, num show constituído por três partes. Na primeira, Francis toca a sua Fantasia para piano e orquestra em versão camerística. Em seguida, apresenta parte do espetáculo Encontros Musicais, um show-palestra baseado em seu livro Trocando em Miúdos as Minhas Canções, onde Francis discorre sobre seu processo de criação. 

Ao fim, com participação de Olivia Hime, o público conhecerá algumas das canções de Espelho de Maria, álbum que Olivia lançará em breve. O trabalho homenageia três compositores de sua geração - Dori Caymmi, Edu Lobo e o próprio Francis, num formato de três suítes, cada uma dedicada a um dos homenageados. O registro contará com arranjos de Francis, Dori e Paulo Aragão. 

"Para nós será uma enorme oportunidade poder estar ao lado deste ícone da música popular brasileira. Estamos todos ansiosos para que chegue logo o dia", comenta o maestro José Renato Accioly, que estará à frente dos tantos músicos da OCP.

Encerrando a participação do Conservatório no FIG 2018 estará o duo formado por Lívia Nestrovski (voz) e Fred Ferreira (guitarra), apresentando repertório repleto por dualidades, do clássico ao contemporâneo, passando pelo popular e erudito, com músicas do Brasil e do Mundo. 

Em nove anos de parceria, Lívia e Fred participaram de projetos como a direção musical e arranjos do Mulheres de '90, espetáculo que colocou no mesmo palco, juntas, as cantoras Mônica Salmaso, Fabiana Cozza e Ceumar no Sesc Vila Mariana (SP). 

Já se apresentaram nos Estados Unidos, França, Portugal, Estônia, República Checa, Alemanha, Inglaterra, Colômbia, Líbano e Síria, além de todas as regiões do Brasil. Atualmente, preparam-se para lançar o segundo disco, sucessor de Duo (2013), aproximando-se do mundo dos eletrônicos e dos sons sintetizados. 

O Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização do Governo de Pernambuco (Secult e Fundarpe), em parceria com o Conservatório Pernambucano de Música, a Prefeitura de Garanhuns, o Sesc Pernambuco, Sebrae, Virtuosi e a Cepe Editora. 

PROGRAMAÇÃO CPM NO FIG 2018: 

27/7 (Sexta-feira) 
21h – PianOrquestra com o show Linha do Tempo 

28/7 (Sábado) 
16h – Francis Hime, Olívia Hime e Orquestra de Câmara de Pernambuco 
Regência: José Renato Accioly 

21h – Lívia Nestrovski (voz) e Fred Ferreira (guitarra)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.