terça-feira, 21 de agosto de 2018

DIFERENÇAS ENTRE OS TIPOS DE CERVEJA ARTESANAL



O mercado de Cerveja Artesanal em Pernambuco tem se expandido rapidamente, e já é reconhecido como um dos maiores e melhores do país. Em Garanhuns temos ao menos umas duas dezenas de cervejeiros que têm produzido e se encontrado para brassagens coletivas. Tem muita gente (e cerveja) boa por aí, e vale a pena conhecer nossa cerveja da Suíça Pernambucana.

Como temos muitos neófitos que estão ainda conhecendo e saboreando as cervejas artesanais, vamos trazer algumas informações básicas. Temos atualmente as cervejas consideradas artesanais mas que já têm uma linha de produção, registro no Mapa e comercialização em bares, supermercados e afins. Mas temos também os artesanais mesmo, cervejeiros que produzem suas próprias cervejas em casa. O que é fascinante nesta arte milenar.

O sócio da Debron Bier, Eduardo Farias, explica aqui no blog as principais diferenças entre os sabores das cervejas artesanais. “Com sabor e aromas peculiares, cada garrafa ou estilo de cerveja artesanal tem uma história e composição diferente por dentro. Golden, Larger, Weiss, IPA, Pale Ale, Witbier, Weizen, Imperial Stout e Vienna , as cervejas se diferenciam em sua composição e sabor. Elas chegam com toques cítricos ou frutado que lembram banana, cravo, noz, laranja e cacau e até mesmo notas condimentadas e rapadura, fazendo com que cada garrafa se torne uma experiência única”, afirma.

Abaixo seguem as diferenças de cada tipo:

Golden - Segue a receita mais popular da Inglaterra. É uma cerveja de alta fermentação, de cor laranja acobreado, brilhante e com espuma baixa. Os aromas e sabores remetem ao cítrico com notas frutadas, malte caramelo e lúpulo com médio amargor e de gosto seco. A Golden é o tipo ideal para quem quer experimentar uma cerveja mais forte e de sabor único. Ela se destaca no inverno por seu teor alcoólico.

IPA - A IPA é uma cerveja forte e clara. Sendo um exemplo autentico do estilo americano Pale Ale fabricado no Brasil. Tem o amargor característico seco refrescante, com notas condimentadas, aroma frutal, floral e cítrico.

Stout - Cerveja bem peculiar com um toque nordestino. A Imperial Stout tem em sua composição rapadura e amêndoas de cacau. A cerveja é escura, o que contrasta com as douradas, que assimila mais com o calor. O estilo é ótimo para o inverno por ter uma alta concentração alcoólica. Para completar, há grande presença de malte tostado e aromas que lembram chocolate.

Lager - É produzida de acordo com a lei da pureza de 1516, ou seja, puro malte. Uma cerveja de baixa fermentação, dourada e com espuma cremosa. A cerveja tem aroma que remete a cereais e um suave floral de lúpulo, e sabor leve e refrescante.

Pale Ale - Segue a receita mais popular da Inglaterra. É uma cerveja de alta fermentação, de cor laranja acobreado, brilhante e com espuma baixa. Os aromas e sabores remetem ao cítrico com notas frutadas, malte caramelo e lúpulo com médio amargor e de gosto seco. A DeBron pale Ale é o tipo ideal para quem quer experimentar uma cerveja mais forte e de sabor único. 

Weizen - É uma cerveja de trigo de alta fermentação, inspirada nas típicas receitas da Baviera, região sul da Alemanha. De coloração amarelo claro, ligeiramente turva, com espuma abundante, possui aromas e sabores intensos, ressaltando esteres frutados que lembram banana, cravo e noz. A Weizen é a típíca cerveja do verão europeu, perfeita para nosso clima e para novos consumidores da cerveja artesanal. 

Witbier - É um estilo típico da escola belga. leva trigo e tem textura saborosa e cremosa. É uma cerveja cuidadosamente condimentada com sementes de coentro, raspas de laranja e limão siciliano. 

Vienna - A cerveja é clara e brilhante e apresenta espuma persistente e cabonatação moderada. Ela é uma cerveja de cor âmbar com notas avermelhadas e o sabor do malte é bem evidente. A cerveja é bem refrescante, tanto quanto uma Pilsen ou Weiss. No entanto a coloração e o aroma são mais destacados, já que apresentam uma cor acobreada e aromas que remetem ao caramelo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.