terça-feira, 14 de agosto de 2018

Liberdade é compaixão, contra a discriminação - Por Jarbas Carneiro Trindade



O “homem” é verdadeiramente livre quando conhece a verdade, verdade de que vivemos em sociedade e dependemos um do outro para exercitar plenamente a nossa liberdade, que se limita a liberdade exercida pelas outras pessoas. O tema trabalhado no último Festival de Inverno de Garanhuns foi “Um viva à liberdade”, porém a liberdade que vivenciamos enquanto pessoas com deficiência neste FIG foi muito diversa à expectativa que nós tínhamos. 

Durante as apresentações ocorridas na Praça da Palavra alguns intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) que faziam a tradução da linguagem oral para os surdos e seus familiares que estavam na praça foram constrangidos com ações de populares que lá estavam e que impediram os intérpretes de trabalharem, alegando estarem atrapalhando as demais pessoas de aproveitarem a apresentação cultural; também várias noites durante os espetáculos na Praça Mestre Dominguinhos alguns músicos proibiram os intérpretes de LIBRAS de subirem ao palco para interpretar, sob o argumento de que atrapalhariam o espetáculo. Estas condutas são socialmente inaceitáveis, pois a única barreira que existe ao exercício da nossa liberdade é quando interfere com o exercício da liberdade dos outros. 

A semana da pessoa com deficiência é organizada pela Prefeitura de Garanhuns, Conselho Municipal da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Garanhuns, ADVAMP, ASAMP, APECOMDEG e APAE. Neste ano estamos trabalhando o tema: Liberdade é compaixão, contra a discriminação, uma vez que já explicado este tema foi escolhido porquê após as denúncias recebidas dos eventos discriminatórios ocorridos no Festival de Inverno, acreditamos ser necessário travar um debate profundo com a sociedade sobre as barreiras atitudinais e como elas prejudicam profundamente as pessoas com deficiência. 

Muito se fala em compaixão, confundindo este conceito com pena ou piedade, porém compaixão tem mais a ver com empatia e altruísmo, pois compaixão é se colocar no lugar do outro, sentir o que outro está sentindo e acima de tudo tomar atitudes para superar os problemas do outro. 

Se através do exercício da nossa liberdade nos colocarmos no lugar das pessoas com deficiência para com atitudes combatermos a discriminação e o preconceito, construiremos uma sociedade melhor para todas as pessoas. 

A Abertura da Semana Municipal da Pessoa Com Deficiência será no dia 16 de agosto às 14h no auditório da AESGA. Lá debateremos com a sociedade quais os efeitos da discriminação na sociedade, nas pessoas com deficiência, na vida dos familiares destas pessoas e as consequências do preconceito enquanto fenômeno social, filosófico, psicológico e jurídico. Contamos com a presença de todos. 

Garanhuns, 10 de agosto de 2018. 

Jarbas Trindade 
Coordenador do COMUD - Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.