sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Município de São João inicia Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo


A partir desta segunda-feira (06/08), e até o dia 31, será realizada em todo o Brasil a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) e o Sarampo, exclusivamente para crianças com idade entre 12 meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, menores de cinco anos, incluindo as que já receberam a vacina anteriormente. 

Neste ano, a campanha terá um “Dia D” de Mobilização: o sábado 18, com a abertura de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

A mobilização tem por objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a paralisia infantil, a fim de evitar a reintrodução do vírus selvagem da pólio no Brasil, bem como imunizar os menores de cinco anos contra o sarampo e a rubéola, para preservar o estado de eliminação dessas doenças no país. A meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo. 

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que independentemente da campanha, as vacinas contra poliomielite e o sarampo, são aplicadas nas Unidades de Saúde da Família (USF) e Sala de Vacina do município. 

Segundo informações do Ministério da Saúde: 

Embora o Brasil esteja livre da poliomielite desde 1990, graças aos esforços das campanhas de vacinação iniciadas na década de 1980, a doença permanece endêmica em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Por isso, o risco de reintrodução do vírus, que é uma realidade por conta da grande circulação de pessoas em viagens internacionais e relações comerciais, se torna ainda maior quando diminuem as coberturas vacinais. 

Quanto ao sarampo, o Brasil adotou a meta de eliminação da doença para o ano 2000, com o Plano Nacional, cujo marco inicial foi a realização da primeira campanha nacional de vacinação em 1995, que levou a uma redução de mais de 80% das notificações da doença. No entanto, em 1997 uma importante epidemia se estendeu por diferentes estados brasileiros, com mais de 53 mil casos confirmados, sendo a maioria deles no Estado de São Paulo. 

Entre 2016 e 2017, não foi registrado nenhum caso da doença no Brasil. Porém, atualmente, o país enfrenta novos surtos de sarampo nos estados de Roraima e Amazonas. Internacionalmente, desde julho de 2017, um aumento expressivo de ocorrências da doença assola a Venezuela, que está passando por uma situação sociopolítica e econômica conturbada, o que ocasionou intenso movimento migratório, fator que também contribuiu para a propagação do vírus para outras áreas geográficas, incluindo o Brasil.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.