quarta-feira, 15 de agosto de 2018

PESQUISA PARA GOVERNADOR: Paulo parte na frente após as convenções



Na primeira pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgada em parceria com a Folha de Pernambuco nesta quarta-feira (15), o governador Paulo Câmara (PSB), candidato à reeleição, está na frente com 30%, liderando nominalmente a disputa. O senador Armando Monteiro Neto (PTB) surge em segundo lugar, com 24%, no limite da margem de erro, que é 3,5 pontos percentuais. Os demais nomes aparecem com percentuais distantes.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de agosto, por telefone, ouvindo 800 pessoas, definindo cotas de sexo, idade, localidade, instrução e renda. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%. Como manda a lei, o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números de protocolo BR-06973/2018 e PE-07336/2018 e fez a seguinte pergunta: “Se a eleição para Governador de Pernambuco fosse hoje e os candidatos fossem esses que vou ler, em quem o(a) Sr(a) votaria para Governador?”.

O ex-deputado federal Maurício Rands (PROS), que apresentou sua candidatura no final do prazo das convenções partidárias, apareceu na pesquisa estimulada com 4% das intenções de voto. Já a advogada Danielle Portela (PSOL) e o ex-prefeito de Petrolina Júlio Lóssio (Rede) pontuaram 3% cada. Simone Fontana, do PSTU, teve 2% das menções. Brancos, nulos ou “nenhum” representam 27% dos entrevistados. Já os indecisos ou os que não responderam aparecem com 8%.

Folha de Pernambuco

AGORA COMIGO: O Ipespe divulgou a primeira pesquisa na qual temos os candidatos conhecidos após as convenções, principalmente sem Marília. 

A campanha de rua e no rádio e TV ainda vai começar, portanto ela é um ponto de partida. Mostra Paulo na frente, ou seja, os votos de Marília aparentemente se dividiram entre o governador e Armando Monteiro. Daqui pra frente, tendem a ir para o governador quando ficar claro para a população que Paulo está com Lula. Sem contar a força dos prefeitos e deputados, cuja ampla maioria é governista. 

A pesquisa tem margem de erro de 3,5%, seria considerada empate técnico, mas está tão no limite que caba mostrando uma frente, ainda que possa ser pequena, ou dilatada, se levarmos para os outros extremos da margem, Armando com 3,5% a menos e Paulo com 3,5% a mais, depende mais do olhar de quem analisa ou torce por um ou outro.

A incógnita será a soma dos demais candidatos e se levam a eleição ao segundo turno. Pelos números apresentados teria sim. Portanto, embora polarizada, se os outros candidatos mantiverem somados entre 10% e 20%, a disputa de Paulo e Armando pode ter um segundo round.

Mas, como dissemos, a campanha ainda vai começar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.