quinta-feira, 13 de setembro de 2018

ALEXANDRE REVOREDO lança Livro Infantil editado pela CEPE

Livro infantil adota a poesia para falar sobre os animais do dia e da noite


Dianimal será lançado pela Cepe Editora neste domingo (16), no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte

Há dez anos trabalhando com música e poesia, Alexandre Revoredo envereda agora pelo mundo da literatura infantil com Dianimal, livro que será lançado pela Cepe Editora no próximo dia 16, a partir das 9h, dentro da programação do Domingo dos Pequenos no Museu, que acontece no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte. Ilustrado pelo designer Stuart Marcelo, Dianimal explora de forma lúdica e divertida os hábitos dos animais do dia e da noite.

Em versos rimados, escritos em quadras ou em formato de haikais, o livro apresenta a poesia às crianças. Para o autor, uma experiência simples quando estimulada. “Música e poesia andam juntos, então as crianças quando se interessam pelas melodias, começam a decorar as histórias contadas nas canções e até fazem suas próprias rimas”, garante.

O formato diferenciado do livro, uma proposta editorial da Cepe, permite ainda que o livro possa ser lido na ordem que o leitor desejar. Ao todo, são 24 animais, 12 que aparecem durante o dia e outros 12 noturnos, sendo assim, um animal para cada hora do dia. As páginas vêm em formato de cartão dentro de uma caixa, possibilitando uma maior interação entre pais e filhos, por exemplo. “Além do mais, professores podem usar o livro como ferramenta lúdica no processo de alfabetização e introdução à poesia. O texto é todo escrito em caixa alta com o objetivo de facilitar a leitura das crianças mais novas, entre cinco e sete anos”, destaca o editor da Cepe, Wellington de Melo. Este é o primeiro livro editado pela companhia com um formato não-convencional e que não se esgota na leitura: ele também se transforma em jogos. “É semelhante a um baralho, e no fim da leitura as páginas, que são feitas com papel mais resistente, se transformam em peças de um quebra-cabeças oculto e um jogo da memória”, completa Wellington de Melo.

Dianimal é um dos 46 títulos infantojuvenis que a Cepe Editora lançou em 2018 e até dezembro serão publicados outros sete, concluindo o ano com mais de cinquenta livros no catálogo voltado para esse público. O investimento na formação de novos leitores com pensamento crítico também é um dos objetivos do autor Alexandre Revoredo. “Eu sempre procurei fazer arte para além do entretenimento e espero que seja assim com Dianimal. Todo trabalho que nos tira de um lugar comum e nos coloca a pensar as coisas de forma diferente é um ato político”, explica.

O lançamento, no evento Domingo dos Pequenos no Museu – realizado em parceria com o Museu do Homem do Nordeste - será acompanhado de apresentação de música de Alexandre Revoredo música e contação da história. Segundo o poeta, já surgiram novas canções que dialogam com a história do livro infantil. Outra novidade são as continuações de Dianimal. “Pretendemos fazer uma trilogia, seguindo o formato interativo do primeiro livro e mantendo a distinção entre animais de dois ambientes diferentes”.

SERVIÇO
Lançamento do livro Dianimal no Domingo dos Pequenos no Museu

Quando: 16 de setembro
Horário: A partir das 9h
Onde: Museu do Homem do Nordeste 
Endereço: Avenida Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte

Preço do livro: R$ 28 (livro impresso) / R$ 8 (E-book)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.