terça-feira, 16 de outubro de 2018

O DIA DE SANTA EDWIGES, A PROTETORA DOS ENDIVIDADOS



Esta terça-feira (16) é o dia de Santa Edwiges, a santa dos endividados. Ouvi uma reportagem na CBN Recife que aponta que mais de 60 milhões de brasileiros têm dívidas. Número alarmante. Não tem economia que se desenvolva solidamente com uma massa endividada assim. Não à toa virou até proposta de plano de governo de um candidato a presidente, Ciro Gomes, que ficou em terceiro lugar na corrida ao Palácio do Planalto. 

De forma simples, Ciro pensava em criar um mecanismo para limpar os nomes das pessoas no SPC, com dívidas de até R$ 4.000,00, abatidos juros, taxas e multas, que são os multiplicadores destas dívidas, muitas delas impagáveis.

Os juros no Brasil em cheque especial e cartão de crédito são exorbitantes. Podem passar de 15% ao mês, o que transforma qualquer dívida em um alto valor em pouco tempo. Some-se a isto uma população que não têm controle de gastos, sem noções de equilíbrio próprio financeiro.

Sem acesso a crédito mais barato, pois estão com nomes sujos, esses 60 milhões de endividados pagam juros ainda mais caros para conseguir mais dinheiro para pagar juros, em qualquer banco na esquina que trabalhe com este nível de operação de risco. Uma triste e casa ciranda financeira.

Na brincadeira muita gente rezou para Santo Ciro Gomes, virou até meme, mas agora somente Santa Edwiges mesmo, para ajudar os endividados brasileiros.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.