quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Crianças agora devem tomar 2º dose de vacina contra varicela (catapora)

Novo calendário também expandiu faixa etária de reforço da meningocócica C

Para o ano de 2018, o calendário nacional de imunização passa a incluir a segunda dose da vacina contra a varicela (catapora). A aplicação deve ser feita em crianças de 4 até 6 anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias). A primeira dose da varicela é ofertada aos 15 meses com a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

A varicela é uma doença exantemática, ou seja, que apresenta lesões avermelhadas na pele. Ela é uma enfermidade viral aguda e de fácil contágio (vias aéreas), apresentando, normalmente, febre moderada. A imunidade é permanente após o primeiro contágio. Com mais esse reforço vacinal, objetiva-se evitar surtos principalmente em ambientes escolares.

Outra mudança no calendário vacinal é a ampliação da faixa etária para vacina meningocócia C, agora ofertada para adolescentes de 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) – antes era a partir dos 12 anos. Para este grupo, deve ser administrado um reforço ou dose única, conforme situação vacinal encontrada. A vacina continua sendo aplicada, em duas doses, em crianças com 3 meses e 5 meses, além de um reforço aos 12 meses. 

“É importante que toda a população, das crianças aos idosos, mantenha a caderneta de vacinação atualizada. Por meio da imunização, podemos evitar diversas doenças e também óbitos”, ressalta a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo.

AESGA, UPE e UFRPE realizam I Workshop de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação do Agreste de Pernambuco



A Autarquia Superior de Ensino de Garanhuns – AESGA, a Universidade Federal Rural de Pernambuco - Campus Garanhuns - UAG/UFRPE e Universidade de Pernambuco – UPE/Campus Garanhuns estarão realizando, de 23 a 25 de abril, o I Workshop de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação do Agreste de Pernambuco (W-TEIA).

O Evento tem como destaque o tema “Fomentando um ecossistema de empreendedorismo de TIC no Agreste Meridional de PE” e objetiva promover uma discussão e troca de experiências através de temas atuais referentes ao empreendedorismo, inovação e tecnologia.

Para enriquecer ainda mais os três de atividades, serão aceitos artigos científicos, os quais serão publicados nos Anais do Workshop. Os trabalhos podem ser submetidos até o dia 31 de março, em português ou inglês, que abordem dos seguintes temas: Empreendedorismo em geral, Inovação, Educação em empreendedorismo, Fomento ao empreendedorismo e inovação, Ecossistemas de inovação e Cases de projetos, produtos e processos inovadores.

A Abertura do W-TEIA acontecerá no Auditório da AESGA, no dia 23 de abril, a partir das 19 horas. Serão vivenciadas palestras, mini cursos e apresentação dos Trabalhos aprovados nas três Instituições de Ensino.

Serviços: Mais informações sobre o Edital para Submissão de Artigos e a Programação podem ser obtidas por meio do endereço:

Facebook: goo.gl/bnLASP
Instagram: goo.gl/jqfswh
Twitter: goo.gl/1Ej9rK

EKIPESOM EQUIPADORA EM GARANHUNS - Mais uma dica para você!

O correto é calibrar os pneus a cada 15 dias. Sempre com pneus frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros. A pressão deve ser sempre a recomendada pelo fabricante do veículo, que em alguns carros está fixada na porta do motorista. Se não for o caso, no manual está descrita a pressão adequada.


Arcoverde é aprovada para instalação do curso de Medicina. Rede Municipal de Saúde foi importante para decisão do MEC


Após uma vista técnica realizada pelos peritos do Ministério da Educação no final de janeiro deste ano, a Secretaria de Regulamentação e Supervisão da Educação Superior do MEC divulgou as cidades que estão aptas para terem instaladas as novas faculdades de Medicina do País e Arcoverde está entre elas, segundo confirmou o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB).

Segundo o parlamentar trabalhista, os técnicos constataram em sua visita que a estrutura do sistema de saúde pública de Arcoverde e região tem a capacidade de receber os novos alunos de Medicina.

“Investimos quando prefeito para recuperar a saúde do município, ampliando em 70% o número de Programas de Saúde da Família, ampliando em quase 100% a cobertura dos ACSs que foram efetivados. Abrimos o sistema de policlínicas com a instalação de uma na Boa Esperança e outra no São Cristóvão, trouxemos a UPA de Especialidades, reforçamos o quadro de pessoa médico, criamos o centro de especialidades médicas e com isso elevamos o índice de desenvolvimento municipal na área da saúde em mais de 63% segundo a Firjan (em 2005 era 0.4341 e em 2012 foi para 0.7107)”, disse o deputado Zeca Cavalcanti.

Em dezembro de 2017, ao lado do Ministro da Educação, Mendonça Filho, o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) anunciou que Arcoverde estaria incluída no edital de município pré-selecionados para receber o curso de Medicina em Pernambuco o que foi confirmado pelo ministro em entrevista à rádio local. Na entrevista, o ministro ressaltou o empenho e o pedido feito pelo parlamentar para que Arcoverde fosse contemplada com uma faculdade de Medicina.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.