segunda-feira, 5 de março de 2018

Cenários da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém ganham mais realismo





O artista plástico colombiano, Nestor Robles, é o responsável pelo novo visual dos cenários do Fórum de Pilatos, do Templo de Jerusalém e do Palácio de Herodes na cidade-teatro de Nova Jerusalém, onde todos os anos é encenado o espetáculo da Paixão de Cristo, em Pernambuco. Este ano, a temporada acontecerá de 24 a 31 de março.

Utilizando uma técnica de pintura conhecida como faux finish (falso acabamento, em francês), ele está transformando paredes lisas em texturas com aspecto de mármore travertino e pedra envelhecida. “Estamos deixando os cenários com aspecto mais realista e mais robusto o que vai enriquecer muito o visual de toda a cena”, afirma Robles.

Morando no Recife desde 2009, o artista trouxe a nova técnica dos Estados Unidos, onde morou por oitos anos. Antes de ser convidado para executar o trabalho, ela ainda não conhecia a Nova Jerusalém e revela que ficou encantado com o que viu. “Pernambuco tem uma obra de arte que não existe em nenhum outro lugar do mundo, encravada na região do Agreste, que é o teatro de Nova Jerusalém”, afirma.

Realizado no município pernambucano do Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife, o espetáculo, este ano, tem como ator protagonista Renato Góes, interpretando o papel de Jesus. Ao seu lado estarão nomes como Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás), Nicole Bahls (Herodíades) e Rita Guedes (Madalena). O papel de Maria, mãe de Jesus, será interpretado pela atriz pernambucana Fabiana Pirro.

As entradas para o espetáculo podem ser adquiridas no site oficial. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos. Também são vendidos ingressos em espaços físicos localizados em Caruaru, Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, São José do Egito e Recife (shoppings Recife, RioMar e Luck Viagens). Além de Campina Grande, João Pessoa e Monteiro, na Paraíba. 

Mais informações podem ser obtidas pelo número (81) 3732.1129.

Academia de Letras de Garanhuns publica edital para eleição de nova diretoria



Edital de convocação da Assembleia Geral de Eleição 

A Academia de Letras de Garanhuns, na pessoa do seu presidente, Luís Afonso de Oliveira Jardim, no uso de suas atribuições conferidas pelo Estatuto e Regimento Interno, vem por meio do presente, convocar os associados adimplentes para a Assembleia Geral de Eleição, com vistas à eleição para os cargos de Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário, Tesoureiro e Conselho Fiscal. 

A Assembleia Geral de Eleição será realizada no dia 17 de março de 2018 na sede da entidade, Rua XV de Novembro 287, Bairro Centro, cidade de Garanhuns, Estado de Pernambuco a partir das 19 horas. 

As chapas interessadas deverão apresentar seus pedidos de inscrição a partir da formação da Comissão Eleitoral e terão 20 dias contados da publicação do presente Edital para regularizar as suas candidaturas. As inscrições devem seguir as normas conforme disposição do artigo VI, Paragrafo único, do Estatuto e Regimento Interno da ALG. As chapas homologadas serão divulgadas ao final das inscrições nos principais meios de comunicações da cidade. 

E assim, para que se dê cumprimento, eu Luís Afonso de Oliveira Jardim, Presidente da ALG, determino a publicação do Presente. 

Garanhuns, 01 de março de 2018.

Academia de Letras de Garanhuns

SAÚDE: Oficina de Libras busca inclusão no atendimento a surdos no Agreste


A 2ª turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes de Atenção à Saúde, da V Gerência Regional em Garanhuns, teve seu último dia de atividades nesta quarta-feira (28/02) deixando um histórico de experiências exitosas, a exemplo da oficina sobre a Língua Brasileira de Sinas - Libras - aplicada no âmbito do atendimento da rede de saúde pública.

A oficina sobre Libras aconteceu na semana de 19 a 23/02 na sede da V GERES, e contou com a parceria da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) de Garanhuns, através da Central de Libras, programa Acessuas Trabalho e Capacita. Wender Torres, coordenador da Central de Libras, foi ministrante do curso.

Segundo Vanessa Alves, orientadora clínico-pedagógica e residente da V GERES, a necessidade foi observada pela turma de residentes a partir da experiência do atendimento nas unidades de saúde. Além de Vanessa, a residência da V GERES contou com José Sávio (terapeuta ocupacional), Vanessa Magalhães (psicóloga), Luciana Rocha (assistente social), Priscila Mesquita (enfermeira) e Raíza Silva (nutricionista), com a supervisão de Lílian Sampaio, coordenadora de integração Ensino e Serviço da V GERES.

A gestora da V GERES, Catarina Tenório, afirmou que a experiência deve ter continuidade. "Esta turma de residência foi muito feliz em mostrar esta realidade da necessidade da inclusão dos surdos no atendimento da Rede de Atenção à Saúde. A oficina foi básica, e sabemos que temos cursos em Garanhuns que podem ampliar a oferta de profissionais com o domínio em Libras, como já acontece em algumas unidades, a exemplo da UPAE Garanhuns, que faz parte da Rede Estadual de Saúde Pública"

Prefeita de Brejão entra no Diretório Nacional do PSB

Beta e Sandoval Cadengue


Elizabeth Cadengue, conhecida popularmente como Beta Cadengue, prefeita de Brejão, foi escolhida como uma das membros suplentes do Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), na Convenção do partido acontecido no fim da semana passado. A escolha por seu nome mostra a influência e o bom trânsito que a prefeita e seu pai, ex-prefeito Sandoval Cadengue, têm dentro do PSB.

Além de Beta, muitos outros pernambucanos fazem parte do novo Diretório Nacional, além daqueles que estão na Comissão Executiva, a exemplo do próprio presidente, Carlos Siqueira, e o vice, governador Paulo Câmara.

DIRETÓRIO NACIONAL

De Pernambuco, integram o Diretório Nacional como membros titulares os respectivos nomes: Adilson Gomes, Ângelo Ferreira, Dora Pires, Cleuza Pereira, Eduardo Coutinho, Tadeu Alencar, Isaltino Nascimento, Jorge Gomes, Gonzaga Patriota, Marcos Arraes, Milton Coelho, Sérgio Resende, Sileno Guedes e Waldemar Borges. Laura Gomes, Elizabeth Cadengue, Niedja Guimarães e Luciano Vasquez estão entre os membros suplentes.

PSB unido elege novo Diretório Nacional. Pernambuco mantém força socialista

Carlos Siqueira e o governador Paulo Câmara foram reconduzidos à presidência e vice da legenda 


O Partido Socialista Brasileiro elegeu, no sábado (03), o seu novo Diretório Nacional, em reunião que marcou o encerramento do XIV Congresso Nacional da legenda, em Brasília. Na ocasião, também foi eleita a nova Executiva. O atual presidente Carlos Siqueira, que é pernambucano, foi reconduzido à função por unanimidade por mais três anos. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, foi reeleito vice-presidente do PSB. O prefeito Geraldo Julio também continua integrando o colegiado como Primeiro-secretário. Atual secretário de Organização do PSB estadual, João Campos passa a integrar a Executiva como vice-presidente de Relações Federativas. 

Durante o congresso, o vice-presidente nacional Paulo Câmara falou da responsabilidade do PSB com o futuro do Brasil e criticou o atual cenário político do País. “Nós não concordamos com a forma como o Brasil está sendo governado, de costas para o povo, alheio aos reais interesses da maioria da nossa população. Não podemos concordar com o improviso, com a falta de compromisso com aqueles que mais precisam do Poder Público. O nosso PSB não tem como concordar com o desmonte das conquistas sociais obtidas com muita luta pelo povo brasileiro”, disse Paulo Câmara, que ainda rechaçou a proposta de privatização da Chesf. 

O gestor destacou que é hora de reafirmar o compromisso com a democracia e de deixar claro que o PSB não permite nenhum retrocesso. “Estamos no limiar de um processo eleitoral muito importante, porque deve ser o fechamento deste ciclo de instabilidade política, econômica e administrativa que tem causado sérios prejuízos ao País e ao nosso povo. O PSB está preparado para, mais uma vez, cumprir o papel que vem assumindo com muita altivez desde os anos 40, quando foi criado para enfrentar a ditadura do Estado Novo. Somos uma força política do campo democrático e popular desde sempre por ação dos nossos lideres históricos, de João Mangabeira a Eduardo Campos, de Antônio Hoauiss a Miguel Arraes e Jamil Haddad”, observou. 

O prefeito Geraldo Julio falou sobre a representação de Pernambuco na direção nacional do PSB e agradeceu a sua recondução à Primeira-secretaria. “O PSB de Pernambuco tem a maior representação no Congresso, no Diretório e na Executiva Nacional. Estou feliz com a recondução de Paulo Câmara na vice-presidência e a nossa como primeiro-secretário. Teve a entrada também de João Campos, que é uma conquista importante para Pernambuco”, arrematou. 

Fotos: Rodolfo Loepert e Humberto Pradera/PSBNacional

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.