DESTAQUES DO BLOG

domingo, 25 de março de 2018

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS É APRESENTADO NO RIO DE JANEIRO PELO GOVERNO DO ESTADO



Texto: Duda Lapenda / Jornal do Commercio

De Pernambuco para o Brasil, o Festival de Inverno de Garanhuns será apresentado, no dia 7 de abril, ao público carioca na feira Rio Creative Conference (Rio2C), que acontece na Cidade das Artes (Barra da Tijuca). O evento está na oitava edição e se limitava ao segmento audiovisual (RioContentMarket), estreiando neste ano a abrangência do mercado musical, além de abrir o evento (antes restrito) ao público em geral. 

E a cena musical pernambucana é uma das que mostrará que veio para consolidar novos nomes na área. Para o dia, um show coletivo está sendo preparado sob direção musical de Juliano Holanda.

TÁ NO JORNAL DO COMMERCIO, leia a matéria completa

Mais de 7 mil pessoas assistem a estreia da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém






 
A estreia da temporada 2018 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no último sábado, foi marcada pela emoção para as mais de sete mil pessoas que estiveram presentes ao evento e também para os artistas convidados que estão tendo a primeira experiência de atuar no maior teatro ao ar livre do mundo.

Para Renato Góes, que faz o papel de Jesus, a primeira apresentação para o público foi muito especial. "Foi incrível, muito emocionante. Para mim é um privilégio poder voltar a Nova Jerusalém para interpretar um personagem tão especial. É um sonho para qualquer um e uma realização na minha vida", destacou o ator.

O ator Kadu Moliterno, que vive o governador Pilatos, disse se sentir muito honrado de estar participando deste espetáculo. “Esse é o dos maiores personagens que já interpretei em minha carreira e fazer isso para um grande público como esse sempre dá um friozinho na barriga”, afirmou.

Já Tonico Pereira disse que a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é uma experiência marcante não apenas para o artista, mas também para o público. “É um prazer enorme estar aqui e vivenciar tudo isso. No meu coração, este é o maior espetáculo ao ar livre do mundo”.

As cenas realistas e grandiosas intecaladas por efeitos especiais de última geração, o rico figurino e as interpretações marcantes dos artistas, mais uma vez prenderam a atenção do público vindo de vários estados do Brasil e até do exterior.

A temporada 2018 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém vai até o próximo sábado, dia 31. Mais informações: http://www.novajerusalem.com.br.

Fotos: João Tavares

PORQUE A SEMANA SANTA SEMPRE MUDA DE DATA A CADA ANO? COMO SURGIU O CARNAVAL?



A Semana Santa, vivenciada principalmente pelos católicos, inicia sempre no primeiro domingo de Lua Cheia (equinócio) ou um pouco depois, mas nunca antes. Sendo dessa maneira, a cada ano este momento em que o mundo relembra o triunfo em Jerusalém, e depois a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, cai em datas diferentes, o que faz com que a Páscoa seja uma espécie de festa ‘’móvel’’ no calendário.

Nos quarenta dias que antecedem o Domingo de Ramos, vive-se a Quaresma, onde os religiosos iniciam o período de orações e preparação para celebrar da ressurreição de Cristo.

Os dias que antecedem a Quaresma foram tomando o formato de festa onde se podia "pecar": Bebidas, comidas, músicas,... Como se houvesse uma liberdade onde seriam permitidos alguns excessos, já que iniciaria a Quaresma e a Semana Santa, para que todos pudessem "pagar os pecados"... E assim nasceu o que hoje é o Carnaval, a Festa da Carne, que precede a Celebração do Espírito, na Semana Santa.

Portanto, não é a Páscoa que acontece 40 dias depois do Carnaval, mas esta festa popular que acontece 40 antes desta comemoração religiosa que começa neste Domingo de Ramos.

DOMINGO DE RAMOS ENCERRA A QUARESMA. SAIBA MAIS!




A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina neste Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esfoço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.

Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.

Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.


40 dias

A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

A prática da Quaresma data desde o século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão.

http://www.catequisar.com.br/

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.