sexta-feira, 30 de março de 2018

PÁSCOA: Nutricionista do IMIP alerta para o consumo excessivo de chocolate



A Páscoa é uma data festiva que faz a alegria das crianças e adultos. Reunião em família, almoços, feriado e, claro, ovos de chocolate. Entretanto, o excesso de chocolate pode fazer mal à saúde, alerta a nutricionista Josimere Borba, do IMIP.

Embora seja rico em nutrientes, o consumo deve ser moderado. Ganho de peso e distúrbios gastrointestinais como diarréia, náuseas e vômitos são algumas das consequências do abuso. Maior precaução e vigilância devem ter os pais de crianças com alergia a algum dos componentes do chocolate. "Nesses casos, deve-se parar de consumir e procurar orientação médica", observa. 

Sintomas como coriza, urticária, tosse seca e mal estar devem ser monitorados para alertar sobre o limite da ingestão. Aqueles que têm intolerância à lactose podem procurar ovos de chocolate amargo e meio amargo.

Uma dica: Chocolate amargo é o mais indicado. Quanto maior a concentração de cacau, mais saudável será o produto. Afinal, o cacau oferece muitos benefícios para a saúde. 

Outra dica: Consumir chocolate com moderação e tentar sempre fazer as escolhas mais nutritivas e menos calóricas. 

“Em relação aos benefícios para a saúde, o ideal é comer chocolate com acima de 70% de cacau, pois ele contém menos açúcar, menos leite e cacau mais puro”, orienta a nutricionista.

O cacau que dá origem ao saboroso alimento é rico em substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis por desencadear doenças em geral. O cacau contribui ainda para a contração e dilatação das artérias, promovendo controle da pressão arterial.

De acordo com os especialistas, um consumo saudável de chocolate não pode ultrapassar 30 gramas por dia, no caso dos adultos. É nessa quantidade que os benefícios do cacau são observados de forma mais intensa.

É importante conhecer todas as opções de ovos saudáveis para não errar na escolha. O termo light, por exemplo, indica que o produto tem teor reduzido (no mínimo 25%) de determinado ingrediente, como açúcar e gordura. Já o chocolate diet não contém um grama de açúcar. “Mas não necessariamente ele é menos calórico. Ao tirar o açúcar, para dar sabor ao alimento, aumenta-se a quantidade de gordura”, alerta. Por isso, ele é indicado apenas para diabéticos.

No caso das crianças, não é recomendado que menores de três anos consumam chocolate. A partir dessa idade, o consumo diário não deve ultrapassar o equivalente a um tablete pequeno. A dica é evitar o consumo precoce de chocolate por ele ser potencialmente alergênico e calórico.

Quanto ao melhor tipo de chocolate, a preferência deve ser pelos chocolates mais amargos e sem recheios. 

Boa Páscoa!

Fluxo de atendimento regional é tema de reunião entre UPAE Garanhuns e Secretaria Estadual de Saúde

Iniciativa deve gerar mais vagas para pacientes da Unidade de Referência Especializada, em Garanhuns

Uma reunião com representantes da UPAE Garanhuns, Secretaria Estadual de Saúde e V GERES, na última sexta-feira (23), debateu o fluxo de pacientes atendidos pela unidade de referência especializada para 21 municípios do Agreste Meridional. 

Trata-se do início do planejamento do Matriciamento, ou seja, um projeto para dar suporte por parte de profissionais médicos, especializados de diversas áreas, à equipe de médicos generalistas que atuam nos PSF/UBS. O objetivo é que os pacientes que são encaminhados para a UPAE Garanhuns sejam referenciados pela Atenção Básica, seguindo os protocolos implantados.

A coordenadora de enfermagem, Tayana Guerra, participou da reunião. "Percebemos que muitos pacientes chegam na UPAE com demandas de Atenção Básica, quando oferecemos serviços de referência, com médicos especialistas. Com o Matriciamento, reduziremos o tempo de espera para consulta, recebendo os pacientes que realmente precisam daquele atendimento específico". - Registra a coordenadora.

Dr. Franco Junqueira, coordenador médico da UPAE, também esteve presente. "As Secretarias Municipais de Saúde serão contactadas pela SES e V GERES para orientações e treinamentos, visando a padronização de encaminhamentos”.

A UPAE Garanhuns tem registrado frequentemente recordes de atendimento, com alta aprovação da população e sempre buscando melhorar o acesso da população aos serviços especializados da unidade.

JESUS ALEGRIA DOS HOMENS, ESPETÁCULO DA PAIXÃO DE CRISTO ATRAI BOM PÚBLICO NA ESTREIA DA TEMPORADA 2018

 


Em sua 28ª Temporada, teve início, nesta quinta-feira (29), em Garanhuns, a encenação da Paixão de Cristo. O segundo maior espetáculo ao ar livre do interior de Pernambuco; “Jesus, Alegria dos Homens”. Com um bom público presente em sua primeira noite, a encenação encantou a todos. 

Até o sábado, dia 31 de março, às 19:00 horas, no Alto do Magano, a 1.030 metros acima do nível do mar, a história da Paixão, Morte e Ressurreição do Cristo será contada em grande estilo por um elenco de 200 pessoas (Atores e Figurantes). Embora siga a temática dos espetáculos do gênero, a peça reserva particularidades que lhe dão diferenciais consideráveis. Das passagens bíblicas inéditas até a infra-estrutura para os espectadores, o evento consagra-se como a segunda maior encenação do interior do estado. 

Arquibancadas, camarotes, praça de alimentação, policiamento ostensivo, através das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, além de estacionamento com segurança particular, somam-se aos 90 minutos de exibição, sem que o público precise se deslocar de um ponto a outro para acompanhar a peça. Outro acréscimo de comodidade para quem assiste, é o super telão que retransmite todas as cenas nos seus mínimos detalhes. 

É bonito de ver um espetáculo para toda a família. Emocionar-se quando a trilha sonora digital fizer fundo para a neblina de altitude que invade os cenários em meio aos efeitos luminosos que transcendem o imaginário e transporta o espectador para mais de dois mil anos passados. Mas a encenação de Garanhuns é um complemento às demais que a cidade oferece desde o seu clima que nessa época do ano faz preâmbulo para o inverno, até a opção de visita a seus pontos turísticos, mosteiro e igrejas colossais, bares, restaurantes e sua vasta gastronomia que inclui licores, vinhos e chocolate quente à disposição de todos os seus visitantes. A verdade é que a encenação lhe espera em clima de arte e de fé. Venha, sua visita será um espetáculo à parte. 

SERVIÇO: 
HORÁRIO: 19 HORAS 
LOCAL: ALTO DO MAGANO 
INGRESSOS: 5,00 REAIS

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.