segunda-feira, 23 de abril de 2018

Inscrições para Curso de Disseminadores de Educação Fiscal são prorrogadas. SAIBA MAIS



As inscrições para o Curso de Disseminadores de Educação Fiscal (DEF 2018) foram prorrogadas. Com o novo cronograma, os interessados podem ser inscrever até o dia 25 de abril. O curso será oferecido pelo Programa Nacional de Educação Fiscal em parceria com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE). Nesta edição, serão disponibilizadas 180 vagas destinadas, apenas, para professores. As inscrições estão sendo feitas no site abaixo:

Com previsão para começar no dia 30 de abril, o curso, ministrado a distância (EAD), tem o objetivo principal de contribuir para a formação permanente do indivíduo, na perspectiva de uma maior participação social nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos. O conteúdo será dividido em cinco módulos que abordarão temáticas como: Educação Fiscal no Contexto Social; Relação Estado-Sociedade; Função Social dos Tributos; e Gestão Democrática dos Recursos Públicos, contabilizando um total de 120 horas-aula. 

Durante o curso o aluno contará com o apoio de um tutor para esclarecimento de dúvidas, fomentação de debates nos fóruns e acompanhamento da aprendizagem. Ao final, os alunos deverão elaborar um projeto, plano de aula ou plano de ação que vise disseminar educação fiscal no ambiente escolar, na administração pública ou na sociedade de uma maneira geral.

Para obter mais informações sobre o Programa Nacional de Educação Fiscal e suas ações, acesse a página da Escola de Administração Fazendária (ESAF), do Ministério da Fazenda,:

Fonte: SEE / Site da GRE AGRESTE MERIDIONAL


Pernambuco espera vacinar quase 2,5 milhões de pessoas contra vírus Influenza (H1N1). SAIBA SE VOCÊ DEVE SE VACINAR!



Até o dia 31.03, Pernambuco registrou 232 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), que é quando há necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório. Desses casos, apenas 1 foi confirmado por influenza A(H1N1), vírus que não foi identificado laboratorialmente no Estado em 2017. Esse vírus faz parte da composição da vacina contra a influenza, que começa a ser disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da próxima segunda-feira (23.04) para os grupos considerados de risco de agravamento para a infecção. A campanha segue até o dia 1º de junho, sendo o Dia D em 12.05.

Em Pernambuco, a expectativa é imunizar, pelo menos, 90% dos 2.399.361 de pernambucanos inclusos nos grupos prioritários, formado por: idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos a até 45 dias), trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A campanha também contempla pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais: doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica; diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

“Este é o vigésimo ano da campanha de vacinação contra a influenza. Precisamos reforçar que, anualmente, a vacina passa por modificações para incluir as mutações dos vírus e, assim, ser efetiva na proteção. Por isso a importância de quem estiver incluso nos grupos prioritários procurar os postos de saúde anualmente e ser imunizado. Isso pode evitar o agravamento da doença, internações e óbitos”, diz a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo. Como nos anos anteriores, além da influenza A(H1N1), a vacina também protege contra os vírus dainfluenza A(H3N2) e B.

Em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro. As pessoas com história de alergia a ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina da influenza mediante adoção de medidas de segurança. A vacina é contra-indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

O QUE É – A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes. As crianças com idade entre um e cinco anos são as principais fontes de transmissão dos vírus na família e na comunidade, sendo possível a eliminação do vírus por até três semanas.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

CAMPANHA EM 2017 – No ano passado, foram vacinados 2.345.477 pernambucanos (100,6% do público total de 2.329.874).

SRAG E SÍNDROME GRIPAL – De acordo com o boletim da semana 13, que compreende o período até o dia 31.03, dos 232 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), um caso foi positivo para influenza A(H1N1). No mesmo período de 2017 foram 390 ocorrências, com 39 casos de influenza A(H3N2), 5 deinfluenza B, 2 de VSR e 1 de parainfluenza. Comparando os dois anos, houve uma diminuição de 40,5% nos casos de Srag em 2018. O Brasil notifica obrigatoriamente os casos de Srag, que é quando há necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório.

No caso da síndrome gripal, que engloba os casos leves, o Estado faz o acompanhamento em quatro unidades sentinelas, localizadas no Recife (3) e em Jaboatão dos Guararapes (1). Nessas unidades, semanalmente, são realizadas algumas coletas de amostras dos pacientes para identificar os vírus em circulação no Estado. Também até o dia 31.03, já foram confirmados 2 casos de influenza A(H1N1), 1 de influenza B e 1 de influenza A(H3N2).

Acontece velório de D. Dulce Rodrigues, e outras informações sobre esta pessoa admirável.




A esposa de Dr. Ivan Rodrigues, Maria Dulce de Lucena Rodrigues, 86 anos, faleceu na noite deste domingo, em casa, na cidade do Recife. Era a grande matriarca e fortaleza de uma família muito querida e de tantos serviços prestados a Garanhuns e ao estado de Pernambuco.

O velório acontece neste momento na Funerária Suíssa, na Av. Simoa Gomes, em Garanhuns. O féretro sairá às 16h para o cemitério São Miguel, para o túmulo da família de Zé Batatinha.

Dona Dulce e Dr. Ivan tinham 68 anos de casados. 

Há alguns dias, Dr. Ivan tombou a casa da Praça Souto Filho (Fonte Luminosa), onde viveu toda a vida com Dona Dulce, sendo considerada um patrimônio da família, com o acordo dos seus descendentes e herdeiros.

Uma bela história de Ivan e Dulce, que serve de exemplo à modernidade capitalista e imediatista. O que tem valor são as pessoas e as relações entre elas, suas histórias, suas vidas e como podem fazer daqui um mundo melhor!  

A foto que ilustra este post foi tirada por este blogueiro em um dia de sábado, no restaurante ao lado da casa de Dr. Ivan. Conversávamos em sua varanda, e depois fomos almoçar. Eu e dr. Ivan tomamos nossas cervejinhas, D. Dulce era apaixonada por Campari. Nesta época, éramos contrários a entrada de políticos de fora em Garanhuns (e ainda somos). Dr. Ivan se posicionava contrário à candidatura imposta de Antônio João Dourado. Dona Dulce era ainda mais contra que Ivan, que se tornou um símbolo de resistência. Vi ali, aos seus 80 anos, aquela mulher forte, de opinião, crítica, que sabia e ainda  participava da vida política de seu esposo, um referencial na Frente Popular do Estado de Pernambuco.

Quanto ao amor, ele sempre existiu. A forma como Dr. Ivan fala de sua Dulce, mesmo depois de 68 anos de casados é para emocionar qualquer um! Nestes últimos seis anos, Dr. Ivan não pernoitou um dia sequer fora de casa, para estar próximo de quem sempre quis tanto bem.

Dona Dulce deixa esposo, filhos, netos e bisnetos.

À família, nossos sentimentos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.