quarta-feira, 25 de abril de 2018

Município de Itaíba é exemplo no encaminhamento de pacientes para UPAE Garanhuns

A UPAE Garanhuns ofertou 9.623 atendimentos no mês de março a pacientes de 21 municípios da Regional de Saúde. Deste total, 7.300 foram de consultas médicas. A unidade de atendimento especializado tem gestão IMIP e faz parte da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Estado de Pernambuco.

Secretário de Saúde de Itaíba, Pedro Teotônio, com pacientes do município na UPAE Garanhuns


A distância para Garanhuns e a extensa área rural, maior que a sede do município, não têm sido obstáculos para a Secretaria de Saúde de Itaíba, Agreste do estado, divisa com Alagoas, dar um exemplo no encaminhamento de seus pacientes para consultas com médicos especialistas na UPAE Garanhuns. 

Secretário de Saúde de Itaíba, Pedro Teotônio,
na entrada da UPAE Garanhuns
Segundo dados da V Gerência Regional de Saúde, Itaíba tem sido o município com menor evasão de pacientes nas consultas agendadas. Somente na UPAE Garanhuns foram 408 consultas ambulatoriais realizadas no mês de março de 2018, a grande maioria com suporte do município.

O secretário de saúde de Itaíba, Pedro Teotônio, esteve nesta terça-feira (10) visitando os coordenadores da UPAE, Gustavo Amorim (Geral) e Antônio (administrativo), aproveitando para acompanhar alguns dos pacientes do município em atendimento. "Buscamos ao máximo não perder consultas. Desde as marcações na regulação, informação aos pacientes e as consultas, exames e retornos, acompanhamos tudo de perto. A prefeitura dispõe até de um ônibus, para ida e volta a Garanhuns, diariamente e gratuitamente para os pacientes. Temos até fila de espera aguardando remanejamentos de vagas que não tenham sido aproveitadas por outros municípios." - Revela o secretário.

Coordenadores da UPAE Garanhuns, Antônio e Gustavo Amorim,
com o Secretário de Saúde de Itaíba, Pedro Teotônio
O percentual de execução das consultas dos pacientes de Itaíba na Regional de Saúde são superiores a 90%, fruto de um bom trabalho desenvolvido pela regulação municipal, a busca ativa feita por agentes comunitários de saúde e demais servidores da saúde com trabalho voltado para esta iniciativa exitosa. "Sabemos que é importante para a saúde municipal, e é uma prioridade de nossa prefeita Regina Cunha", registra o secretário.

Sobre a UPAE Garanhuns, Pedro Teotônio não tem dúvidas: "Trata-se de um grande investimento em saúde e uma instituição de gerenciamento exemplar. A sistematização, a gestão, o atendimento humanizado, a estrutura... Por isto precisamos aproveitar todo este potencial a serviço da população".

Em Garanhuns e Caruaru, MPPE capacita estudantes para combate à corrupção e sonegação fiscal

Projeto Educação Contra a Corrupção e a Sonegação Fiscal irá fazer apresentação para mais de 800 jovens do ensino fundamental e médio em escolas municipais de Garanhuns e Caruaru


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realiza hoje e amanhã (25 e 26 de abril), nas cidades de Garanhuns e Caruaru, respectivamente, a apresentação do projeto Educação Contra a Corrupção e a Sonegação. O projeto tem o objetivo de sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo, incentivando o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos, formando cidadãos éticos e atuantes. Em Garanhuns a apresentação acontece no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti e, em Caruaru, na Escola Municipal Professor Altair Nunes Porto Filho. A expectativa é receber mais de 800 jovens do ensino fundamental.

"É sabido que a corrupção, compreendida em sentido amplo, e os problemas de gestão sobre os gastos públicos, reduzem as tentativas governamentais de efetivação dos direitos fundamentais previstos na Constituição. Por isso, queremos trabalhar com professores e estudantes da rede municipal o combate à corrupção e à sonegação fiscal, mostrando a importância dos impostos para o desenvolvimento das políticas públicas e também quais as ferramentas que podem ser acionadas para a denúncia de ilícitos", disse o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros. A expectativa do MPPE é visitar todas as regiões do Estado, a partir das 14 circunscrições do Ministério.

Durante o evento os participantes poderão entender como a corrupção influencia no dia a dia do povo e como pequenas práticas que muitos consideram “normais” são, na verdade, delitos ou ações reprováveis do ponto de vista ético. "Furar fila, copiar trabalhos da internet, receber troco a mais e não devolver, falsificar carteira de estudante, por exemplo são atitudes que caracterizam pequenas corrupções e que precisamos combater em nosso cotidiano", disse o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Educação (Caop Educação), Sérgio Souto.

Será apresentada, ainda, como a sonegação prejudica a prestação de serviços públicos e como o cidadão ao comprar produtos piratas, não solicitar notas fiscais e fazer ligações clandestinas de TV a cabo ou internet, entre outros, acaba apoiando sonegadores e impedindo a arrecadação de impostos. “Combater a sonegação traz resultados diretos à população, porque os recursos arrecadados se traduzem em melhorias nos serviços públicos e também traz resultados para o mercado, para que não se tenha concorrência desleal por empresas que não pagam impostos”, disse o procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Combate à Sonegação Fiscal, José Lopes.

São considerados crimes contra a ordem tributária, de acordo com a legislação, atos como omitir informação, ou prestar declaração falsa às autoridades fazendária e falsificar ou alterar nota fiscal, ou outro documento tributário, entre outras irregularidades.

Durante o evento, além das apresentações do MPPE, será realizada palestra do Grupo de Educação Fiscal do Estado de Pernambuco - entidade que congrega diversos órgãos do Estado como a Secretaria da Fazenda Estadual (Sefaz-PE) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE-PE). Será realizada, ainda, apresentação teatral com o grupo Consoarte e também apresentação de cordéis. Na ocasião, os estudantes e professores receberão kits contendo manuais, cartilhas, CDs de música e de vídeo com materiais sobre combate à corrupção e combate à sonegação fiscal.

CONCURSO - Em parceria com outras entidades e, principalmente, com a secretaria de educação dos municípios, o MPPE está organizando o Concurso de Combate à Corrupção e a Sonegação Fiscal. Nele, os estudantes do fundamental e médio poderão organizar produtos culturais sobre o assunto central do concurso, que serão avaliados por uma comissão julgadora. Os alunos do ensino fundamental devem elaborar desenho e do ensino médio, um vídeo.

Governo do Estado deve convocar mais 500 Policiais Civis no segundo semestre



Os candidatos aprovados que estão no cadastro de reversa dos concursos da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco podem aumentar a expectativa de serem convocados ainda este ano. Segundo Raphael Guerra, do Ronda JC, o secretário de Defesa Defesa Social, Antônio de Pádua, afirmou que novas turmas devem ser abertas no início do segundo semestre. Provavelmente 500 aprovados serão convocados para o curso de formação de agente da Polícia Civil. 

Já no Corpo de Bombeiros, uma segunda turma com cerca de 300 profissionais também deve ter início ainda neste ano. Pádua afirmou que até julho deste ano, 300 profissionais do Corpo de Bombeiros, que passam por curso de formação, devem concluir os estudos e serão nomeados. Após isso, uma segunda turma, com o mesmo número de aprovados, deve ser convocada.

Para ler a matéria completa:

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.