terça-feira, 15 de maio de 2018

Inaugura em Garanhuns Delegacia Regional da Saúde do SINDIHOSPE

delegado e vice-presidente do Sindhospe José Tinoco


O Sindicato dos Hospitais do Estado de Pernambuco (Sindhospe) inaugura, nesta quarta-feira (16), a 1ª Delegacia Regional, em Garanhuns. Administrada pelo delegado e vice-presidente do Sindhospe José Tinoco, a regional será fundamental para a inserção das ações da entidade com o objetivo de desenvolver ainda mais o setor saúde no Agreste Meridional. No evento, a assessora jurídica do Sindicato, Solange Bezerra, será palestrante e vai falar sobre os papéis dos sindicatos e conselhos no setor saúde e suas atribuições.

“A delegacia traz uma ênfase de cursos e serviços para a região, responsável por reunir importantes serviços de saúde. Queremos, com essa inauguração, ser um espaço de diálogo com as unidades de saúde, promover a integração entre as redes pública e privada e estimular a capacitação por meio da formação”, garantiu Tinoco, que ressaltou ainda que o município concentra um importante campus de medicina da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE).

Para o presidente do Sindhospe, George Trigueiro, a inauguração da delegacia de Garanhuns é a consagração daquilo que foi firmado em sua posse, no fim do ano passado. “A interiorização sempre foi um compromisso deste Sindicato. Agora, damos um passo importante no sentido de concretizar as ações que foram pensadas durante todo esse tempo, a fim de descentralizar e aprimorar nossa excelência no Interior do Estado.”, destacou.

A escolha por Garanhuns não foi aleatória. Isso porque, a implementação de uma regional naquela região terá repercussão positiva em vários municípios do entorno. Para se ter ideia, a abrangência dos benefícios pode chegar a 25 cidades, como Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Buíque, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Pedra, Saloá, São João, Terezinha, Tupanatinga, Venturosa, além da própria Garanhuns. Ao todo, essas cidades reúnem cerca de 300 estabelecimentos de saúde.

Além de fortalecer o segmento na localidade, a diretoria do Sindhospe quer ampliar os serviços na região. Acompanhamento jurídico, acesso a programas de acreditação nacional e internacional, descontos nos cursos do mercado e acesso a uma intensa agenda de debates sobre o setor são alguns dos benefícios disponibilizados pela entidade.

Serviço:
· Inauguração da 1ª Delegacia Regional
· Dia: 16 de maio, às 12h.
· Município: Garanhuns
· Almoço com apresentação dos serviços do Sindhospe e da delegacia para os diretores de unidades de saúde da região.
· À tarde, a assessora jurídica do Sindhospe, Solange Almeida, vai falar sobre os ‘papéis dos sindicatos e conselhos no setor saúde e suas atribuições’.
· Local: Chalé Recepções e Eventos, na Av. Rui Barbosa, 1395, Heliópolis

Lula vai voltar para tirar país de retrocesso de Temer, diz Humberto

foto de arquivo
Enquanto o Palácio do Planalto comemorava os dois anos de governo Temer na tarde desta terça-feira (15), o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), criticou duramente o que chamou de descalabro da gestão do atual presidente. O parlamentar declarou que Temer foi responsável por um retrocesso de 20 anos em dois e é o pior e mais detestado presidente da história.

Para o senador, emparedado por malas de dinheiro e graves denúncias, Temer fez do Palácio do Planalto o bunker onde se protege da cadeia. O líder da Oposição afirmou que os retrocessos na educação, na saúde e nos direitos humanos, o desemprego e a volta da miséria e da fome são as marcas desse governo medíocre, que transformou o Brasil num cenário de terra arrasada. Ele avalia que só o presidente Lula, com o apoio massivo do povo, será capaz de tirar o país do buraco sem fundo.

“Os brasileiros reagem a isso tudo de forma muito viva, como demonstram as pesquisas de opinião. O sujeito mais detestado do país está no Planalto, enquanto o líder mais amado está preso por uma caçada judicial. Encarcerado injustamente há mais de um mês, ele é o candidato líder em todas as pesquisas para a Presidência da República, vencendo em todos os cenários de 1º e 2º turnos”, afirmou. 

Humberto disse que o resultado das pesquisas demonstra o "fracasso completo da direita raivosa que aí está, especialmente do PSDB, que articulou a derrubada de Dilma e hoje se vê estagnado em 4% das intenções de voto com seu candidato Geraldo Alckmin". 

Em seu discurso na tribuna do plenário do Senado, o parlamentar ressaltou o atraso em que Temer meteu o país: desempenho pífio na economia, 14 milhões de desempregados, Brasil de volta ao Mapa da Fome e com o quadro de aumento de 11% da pobreza extrema, atingindo 52 milhões de brasileiros. 

Na saúde, lembrou ele, a atual gestão fechou 400 unidades próprias do Farmácia Popular, comprometeu o Mais Médicos e retirou R$ 10 bilhões do SUS, sendo responsável pelo aumento de 11% da mortalidade infantil, que caiu durante os 13 anos de Lula e Dilma. 

Na educação, o senador observou que o Ciência sem Fronteiras acabou, o Pronatec foi engavetado, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) perdeu R$ 1,5 bilhão, as universidades federais tiveram redução de 33% do orçamento e o Fies, que deu a mais de um milhão de jovens uma perspectiva de futuro, virou um programa que não atende a quase ninguém. "Esse é o legado de Temer e seu ministro de Educação, Mendonça Filho, conhecido pelas suas hábeis mãos de tesoura."

“A gasolina subiu mais de 20% e já é a segunda mais cara do mundo. E, somente em 2017, o gás de cozinha aumentou 70%, 15 vezes mais que a inflação, levando 400 mil nordestinos de volta ao fogão de lenha, por não conseguirem pagar por um botijão”, disparou.

Humberto acredita que esse cenário dantesco deverá piorar com a lei que limitou todos os investimentos em educação e saúde pelos próximos 20 anos. A única esperança, segundo ele, é a volta de Lula, para retomar um projeto que revolucionou a vida da população e com o melhor governo da história.

UBER e outros aplicativos já funcionam nas maiores cidades do Nordeste. E Garanhuns?




O Jornal do Commercio desta terça-feira (15) destaca a possibilidade de aprovação pela Câmara Municipal do Recife ao funcionamento do UBER e outros aplicativos para transporte público na capital. Na verdade os vereadores estão atrasados, pois os aplicativos como Uber, Easy Taxi e 99 já são uma realidade por lá, e há alguns anos. Falta somente regulamentar.

O assunto já foi aprovado em Brasília, precisando agora estas regulamentações locais. Depende mais do interesse dos municípios, e não vemos isto em Garanhuns.

Os aplicativos estão tão consolidados que até investem em publicidade e eventos, o UBER, por exemplo, patrocinou o Carnaval de Olinda, e o 99 tem parcerias com instituições governamentais para capacitações de motoristas.

Cidades como Maceió, Caruaru e Arapiraca também já têm os serviços à disposição dos usuários.

Precisamos voltar a debater o Uber e outros aplicativos em Garanhuns. É caminho sem volta! Trata-se de avanço da tecnologia, oportunidade de trabalho e oferta de serviços mais baratos e com qualidade para a população e os turistas que já utilizam nas maiores cidades do Nordeste!

Ministério Público realizará Audiência Pública em Garanhuns



Em publicação no Diário Oficial do dia 10 de maio, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, convidou a população do município a participar da audiência pública que discutirá suas prioridades de atuação. O encontro será realizado no próximo 18 de junho, das 9h às 13h, na sede das Promotorias de Justiça de Garanhuns, na rua Joaquim Távora, 393, no bairro de Heliópolis.

A audiência tem por objetivo coletar informações, junto à sociedade civil e o poder público, que possam embasar as ações e prioridades de atuação da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns nas cinco curadorias que a compõem: Infância e Juventude; Pessoa Idosa; Educação; Patrimônio Público e Social; e Fundações e Entidades de Interesse Social.

O evento contará com uma mesa de abertura que explanará os objetivos da audiência e que também explicará acerca de cada curadoria em que a Promotoria atua. Após essas exposições, os presentes terão tempo para manifestar suas opiniões e trazer sugestões que estejam dentro das competências de atuação do órgão. Para isso, realizarão um cadastro antes do início do encontro, de forma que cada pessoa cadastrada receberá o tempo de três minutos para falar.

Além da população de Garanhuns, foram convidados os representantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Universidade de Pernambuco (UPE); Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga); Conselhos Municipais de Direitos; Conselho Tutelar; comunidades quilombolas; prefeitura de Garanhuns; Governo do Estado de Pernambuco; comando do 9º Batalhão de Polícia Militar; Delegacia Regional de Polícia Civil; promotores de Justiça e juízes de Garanhuns; Defensoria Pública; e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Após a audiência, o 2º promotor de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, Domingos Sávio Pereira, levará em consideração todas opiniões, sugestões, críticas ou informações emitidas durante o encontro, para realizar os encaminhamentos e deliberações que nortearão as prioridades da Promotoria em que atua.

Novas Placas Padrão Mercosul no Brasil podem começar por Pernambuco



O Coordenador Geral de Informatização e Estatística do Departamento Nacional de Trânsito - Denatran, João Eduardo Melo, esteve hoje (14), na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, quando informou que o Conselho Nacional de Trânsito – Contran, deu um prazo de até 1º de dezembro para os Detrans implantarem as placas Padrão Mercosul, que, segundo ele, Pernambuco pode sair na frente, em virtude do Estado já estar preparado, desde o ano passado, para produzir as novas placas.

“Elas são positivas porque dão mais seguranças contra clonagens e, também, um controle maior na produção”, destacou João Eduardo. Ainda de acordo com ele, a segurança se dá porque os fabricantes precisam ser credenciados pelo Denatran e terão um chip fornecido pela Casa da Moeda do Brasil e vai interligar os Detrans ao sistema de dados do Denatran, que é responsável por liberar a nova combinação alfanumérica das placas. Atualmente, a placa de um veículo tem três letras e quatro números. As novas placas terão três letras, um número, depois mais uma letra e mais dois números. Essa é apenas uma das mudanças previstas pelo projeto, que inclui ainda troca de cor, colocação de faixa holográfica, chip de segurança, emblema do Mercosul, entre outras.

Já o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, falou sobre o valor da nova placa a ser praticado em Pernambuco. Ele explicou que o valor irá diminuir em relação ao da atual. “Com o novo sistema, já que não tem mais a tarjeta e a questão da película reflexiva, a placa vai custar, no máximo, no mercado, cerca de R$ 70,00. Hoje, o valor da placa atual chega a R$ 140,00. A população não precisa se preocupar. Primeiramente, o processo ocorrerá nos veículos zero”. 

De acordo com o Contran, as novas placas devem ter fundo branco com margem superior azul, contendo no lado esquerdo o logotipo do Mercosul e do lado direito a bandeira do Brasil. Ela contará com sete caracteres alfanuméricos, controlados e fornecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, com o último caractere obrigatoriamente numeral.

Também há a exigência de que as placas tenham QR Code, que contenham números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante da placa. O objetivo da implantação de QR Code é o controle da produção, logística, estampagem e instalação das placas, além da verificação de autenticidade.

Em Pernambuco, mais de 120 fábricas de placas já estão autorizadas a produzir seguindo o novo padrão. Segundo João Eduardo Melo, coordenador geral de informatização e estatística do Denatran, a nova placa vai reforçar o controle sobre os fabricantes.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.