sábado, 19 de maio de 2018

Colecionadores realizam evento em Garanhuns





O Parque Euclides Dourado sediará no próximo dia 26 de maio, das 9 às 16h, o 1º Encontro Numismática e Colecionismo de Garanhuns. Trata-se de uma boa oportunidade para colecionadores, historiadores e curiosos conferirem de perto cédulas, moedas e medalhas históricas, bem como miniaturas, antiguidades e produtos de Filatelia, como selos postais e materiais relacionados.

“Teremos 36 mesas e 17 expositores, que vêm de diversas cidades brasileiras para expor seus materiais. Vamos contar com expositores de Campina Grande-PB; Maceió-AL; Caruaru-PE; Pesqueira-PE; Cosmópolis-SP, entre outros”, registra Eduardo Tavares, um dos organizadores do Encontro, que conta com a parceria do Governo Municipal.

O 1º Encontro Numismática e Colecionismo de Garanhuns proporcionará momentos de compra, troca e venda, tendo como foco principal cédulas e moedas antigas, todavia apresentando grande quantidade de miniaturas de carros e motos; cartões telefônicos e antiguidades. 

Informações e reservas de mesas pelos contatos: (87) 99922-3633; (87) 99986-0042 e (87) 99146-0182.

Nordeste se une em defesa da Chesf. Paulo Câmara recebe governadores em Pernambuco

Governadores se reuniram, nesta sexta-feira, no Recife, para debater e apresentar carta aberta à Presidência da República, ao Congresso Nacional e à sociedade com questionamentos e propostas para enfrentamento de problemas econômicos, políticos e sociais que a região enfrenta.

Participaram da reunião os governadores Wellington Dias (Piauí); Camilo Santana (Ceará); Rui Costa (Bahia); Fernando Pimentel (Minas Gerais); Ricardo Coutinho (Paraíba); e Robinson Faria (Rio Grande do Norte); além do senador Humberto Costa; os deputados federais Luciana Santos, André de Paula, Danilo Cabral e Tadeu Alencar; os deputados estaduais Guilherme Uchoa (presidente da Assembleia), Isaltino Nascimento (líder do Governo) e Lucas Ramos; e secretários estaduais.
 

Apostando no poder do diálogo e da união na construção de um País mais justo e equilibrado, governadores do Nordeste e do Estado de Minas Gerais se reuniram, nesta sexta-feira (18.05), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, para defender temas cruciais para o desenvolvimento da região. Sob a coordenação do governador Paulo Câmara, o “9º Encontro dos Governadores do Nordeste – mandato 2015/2018” apresentou uma carta aberta que contempla, entre outros pontos, a posição do grupo contra a privatização da Eletrobrás e da Chesf, além de reivindicações específicas nas áreas sociais, como o Programa de Aquisição de Alimentos e o Sistema Único de Assistência Social. O documento público será encaminhado posteriormente ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.

“Nos reunimos, hoje, para apresentar esta carta de unidade da região nordestina e de Minas Gerais em favor do Brasil, em favor da democracia, mas, principalmente, em favor do debate, da transparência. Na defesa de modelos sociais e econômicos que nós vimos dar certo em períodos passados e recentes, e que nós gostaríamos muito que fossem retomadas as discussões. Porque a sociedade brasileira exige isso, discussões sérias em melhoria da qualidade dos serviços públicos", afirmou Paulo Câmara, ressaltando: “Temos uma posição clara, tanto dos governadores do Nordeste quanto do governador de Minas Gerais, contra a privatização da Eletrobrás e da Chesf. O rio São Francisco, que nasce no Estado de Minas Gerais, é o rio da integração".

Paulo Câmara fez questão de ressaltar a importância do rio São Francisco para o Nordeste, pontuando o futuro papel de sua transposição e o impacto que a possibilidade de privatização causará na vida de milhões de nordestinos e brasileiros. "Ele é responsável, hoje, por sistemas econômicos de irrigação em vários locais do Nordeste brasileiro e, ao mesmo, com a obra da conclusão da transposição do rio São Francisco, será um ponto fundamental de equilíbrio hídrico para a nossa região. Esse projeto visa privatizar a vazão do rio São Francisco e fazer com que uma área tão estratégica e que tem uma função social e econômica tão fundamental para os nordestinos esteja num processo de discussão sem transparência, acelerado. E nós não podemos permitir. Isso vai encarecer a conta de luz de milhões de brasileiros, e não tem nenhuma contrapartida que vá garantir nenhum tipo de sustentabilidade em relação ao rio”, disse.

Na carta, os governadores lembraram que a criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública - mediante Medida Provisória - "ocorreu sem prévia discussão com os Estados e atende, em parte, aos anseios do povo, mas cabe ressaltar que sua eficácia se encontra na estrita dependência da definção de seu orçamento e da extensão de suas ações em todo o território nacional, sem o que teremos, apenas, mais uma estrutura burocrática na Capital Federal."

O texto diz ainda que as administrações estaduais seguem "aguardando, ainda, a definição dos critérios da Linha de Financiamento da ordem de R$ 42 bilhões, prometida no último dia 9 de março, em reunião ocorrida no Palácio do Planalto, sem que nenhum dos Estados da Federação tenha logrado êxito no acesso a esses recursos, mesmo já transcorridos mais de 60 dias desde seu anúncio."

O governador de Pernambuco também pontuou que governadores têm a responsabilidade de lutar por esse debate, na busca de que valores democráticos federativos estejam garantidos diante de um quadro de muita preocupação por que passa o nosso País. questões tributárias e financeiras no âmbito federativo também foram questionadas durante a reunião. “Fizemos um debate importante sobre o financiamento da Saúde, que também está presente nas pautas de todos os Estados e municípios brasileiros. Falamos sobre o contingenciamento de recursos do Sistema Único de Assistência Social, que tem atingido a classe mais vulnerável da população. Tratamos também de questões federativas que estão nos preocupando, principalmente a forma de repartição dos impostos, que está sendo feito, no nosso entendimento, de maneira incorreta”, salientou Paulo.

Ao final do encontro, o chefe do Executivo estadual defendeu que as medidas tratadas são essenciais para a retomada do crescimento econômico da região, assim como para a melhoria dos serviços públicos prestados. 

MAIO AMARELO: Crianças do CSJD aprendem desde cedo educação no trânsito







 


O mês de maio, dentre tantas atividades envolvendo o aniversário do colégio, também se comemora a realização da campanha de conscientização do trânsito (maio amarelo).

Precisamos educar as crianças para que no futuro não pratiquem falhas humanas envolvendo imprudências e desatenção ao trânsito.

É preciso ensinar desde cedo as crianças e os jovens para que compreendam a importância de transitar nas estradas e na vida. A partir do autoconhecimento que nos rege, tomamos posse do que somos, nos possibilitando identificar limites comprometidos com o amadurecimento humano.

Colégio Santa Joana D'Arc

Jogos Escolares do Agreste Meridional são abertos oficialmente em Garanhuns


Gestora da GRE/Agreste Meridional, Adelma Elias, declara abertos 50º Jogos Escolares da Região

A 50ª edição dos Jogos Escolares Regionais (JER) do Agreste Meridional foi aberta oficialmente nesta sexta-feira, 18 de maio, em cerimônia que reuniu, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, em Garanhuns, autoridades locais e representações de todas as 80 escolas participantes. 

Sob o entusiasmo dos jovens atletas que, até o dia 30 de maio, competem nas 13 modalidades esportivas oferecidas pelos JER, a gerente da GRE do Agreste Meridional, Adelma Elias, declarou aberta a competição. O desfile das delegações, o juramento dos atletas, a passagem simbólica do fogo olímpico e apresentações culturais das escolas marcaram a programação da tarde. 

Na edição de número 50 da tradicional competição esportiva, participarão 81 unidades de ensino públicas e privadas, sendo 38 da rede estadual, 31 das redes municipais. 11 escolas particulares e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Juntas, as unidades de ensino garantem a participação de 19 municípios do Agreste Meridional: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Jucati, Jupi, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João e Teresinha. 

Nas cinco modalidades coletivas dos JER – basquete, futsal, futebol de campo, handebol e voleibol –, estão inscritos 2.170 estudantes, distribuídos em 155 equipes. Atletismo, badminton, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e vôlei de areia são as opções de modalidades individuais em que os estudantes puderam se inscrever. Somados, aproximadamente 2.600 atletas movimentarão as disputas. 

Os 50º JER acontecem de 19 a 30 de maio, sendo os dias 19 e 20 reservados para as modalidades individuais, e o período de 21 a 30 para as modalidades coletivas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.