quinta-feira, 31 de maio de 2018

O QUE É A VESÍCULA BILIAR? - A GASTROMED RESPONDE




O QUE É A VESÍCULA BILIAR? 

É um órgão em forma de pera situado sob o lobo direito do fígado. 

Sua principal função é coletar a bile produzida pelo fígado e concentrá-la . Quando a pessoa se alimenta , a vesícula biliar se contrai liberando a bile, a qual passa por um canal chamado colédoco, até chegar ao intestino e encontrar o alimento. A remoção da vesícula biliar não está associada a nenhuma disfunção digestiva na maioria das pessoas. 

O QUE CAUSA PROBLEMAS DA VESÍCULA BILIAR? 

O principal problema da vesícula biliar está associado a presença de cálculos. 

São pedras de variado tamanho e número, geralmente formadas a partir do colesterol e/ou sais biliares contidos na bile. É ainda incerto o porque certas pessoas formam pedras . Não há maneira de prevenir que as pedras se formem.

Estas pedras podem bloquear a saída da vesícula biliar , impedindo o fluxo natural da bile , ocasionando um aumento da pressão dentro da vesícula, levando a um inchaço (edema) e consequentemente a infecção . Este estado é conhecido como colecistite aguda. A pessoa apresenta uma dor intensa tipo cólica em baixo da costela direita, com vômitos e posteriormente febre. Se uma pedra pequena conseguir passar para o canal da bile a pessoa pode ficar amarela e ter complicações severas. 

COMO ESTES PROBLEMAS SÃO DETECTADOS E TRATADOS? 

A ecografia ou ultrassonografia abdominal é o método de escolha para o diagnóstico. Em alguns casos mais complexos , outros exames com tomografia ou ressonância são necessários. Cálculos (pedras) de vesícula não desaparecem com o tempo. Qualquer tentativa outra que cirurgia não apresentaram qualquer sucesso. Melhoras temporárias podem ocorrer porém podem retornar com complicações.

A remoção da vesícula é o tratamento mais rápido e seguro para a colelitíase. (termo médico para denominar presença de pedra na vesícula biliar)

O paciente é operado com anestesia geral. Feita uma pequena incisão no umbigo onde é introduzido uma agulha para encher a cavidade abdominal de um gás especial. A intensão é criar um espaço para que a cirurgia possa ser realizada.

É então introduzido um dispositivo chamado trocater por onde é colocado o laparoscópio . Através deste é visualizada toda a cavidade abdominal.

Realizado mais três pequenos cortes por onde são colocadas as pinças que vão ser utilizadas durante a cirurgia. É realizado a ligadura do ducto e da árteria cística com clipes de titâneo com posterior secção e descolamento da vesícula do leito hepático, com posterior retirada da mesma da cavidade abdominal. 

Ao final da cirurgia os cortes são fechados com pontos intradérmicos na pele.



Governo garante salário dos servidores, mesmo com o prejuízo da paralisação dos caminhoneiros

Mesmo com a queda na arrecadação do estado por conta da greve dos caminhoneiros, o governador Paulo Câmara (PSB) vai manter o pagamento dos salários dos servidores, segundo garantiu ontem o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni. 

“É importante dizer que a quitação da folha do próximo mês será paga normalmente”, destacou o secretário, acrescentando que o pagamento acontece no quinto dia útil de cada mês. (Diário de Pernambuco).

AGORA COMIGO: Paulo tem sido elogiado no país por estar conseguindo vencer a recessão nacional mantendo salários em dia e retomando investimentos. Pagar a folha, cumprindo o cronograma, mesmo em um mês onde a economia brasileira praticamente parou mostra o equilíbrio do estado.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.