domingo, 10 de junho de 2018

Sílvio Costa não espera chapa e conquista apoios para o senado


Sílvio Costa com o prefeito Valmir do Leite (PSB) e Enilda Leonel (PTB) em Paranatama


O deputado federal Sílvio Costa (Avante) não esperou as definições de chapa na oposição, seja com Armando ou Marília, para iniciar sua movimentação em busca de apoios para sua pré-candidatura ao senado. Seus filhos também vão para a eleição. Atual deputado estadual, Sílvio Costa Filho, disputará para a Câmara dos Deputados , e seu irmão, João Paulo Costa, será candidato a estadual pela primeira vez.

Sílvio Costa se notabilizou nos últimos anos pela defesa dos governos Lula e Dilma, e neste momento seria candidato a senador em uma composição com Marília (PT), mas ele preferiu não esperar e partiu independente em busca de apoios dos dois lados, governo e oposição, e como tem históricas parcerias, inclusive na região, tem conseguido. O deputado tem feito críticas a Paulo Câmara, mas tem contabilizado apoios também de prefeitos da base do governo estadual.

Com o prefeito de Cachoeirinha, Ivaldo Almeida, do PSB
Neste domingo, Sílvio anunciou o apoio do prefeito de Jaqueira, Marivaldo Andrade, do PT. Na última sexta, se acertou com o líder da oposição e presidente da Câmara Municipal de Palmeirina, Jaílton Nunes (PR) e mais os vereadores Márcio Timóteo e José Araújo, e o empresário Josemir Barreto.

Costa recebeu, na quinta-feira (7), o apoio da oposição no município de Saloá, liderada por Wellington Freitas, professor e blogueiro. A oposição na Câmara Municipal conta com os vereadores Valdir Lopes, Professor Ba, Josa Vicente e Zé Cabeleireiro.

E não é só na oposição que Sílvio tem conquistado apoios. O prefeito de Cachoeirinha, Ivaldo Almeida, do PSB, e o vice-prefeito do município, Eduardo de Delino (PP), estão com ele.

Sílvio Costa recebeu esta semana declarações públicas de apoio do prefeito Valmir do Leite, do PSB - aliado do governador Paulo Câmara -, e da líder da oposição de Paranatama, Enilda Leonel, do PTB. O ex-prefeito José Teixeira (PSB) deve apoiar a chapa fechada da Frente Popular, e está com João Campos (PSB) para deputado federal.

Como oposição e governo ainda não fecharam suas composições, Sílvio está percorrendo o estado de forma independente. Tem dado resultado. Neste momento aguarda a decisão do PT e do grupo de Armando, embora seja uma contradição, autodenominando-se "senador de Lula", se estiver no time dos partidos dos adversários políticos do ex-presidente.

Mas o cenário ainda vai ficar mais claro, quando as definições forem acontecendo. 

Na frente popular, uma vaga ao senado é de Jarbas, a outra será de Humberto se o PT apoiar a reeleição de Paulo. Se não, tem muita gente querendo a vaga lá no grupo.

Com Armando, uma vaga parece ser de Mendoncinha, e a outra deve estar esperando defecções da Frente Popular, como o PSC de André Ferreira, que exige a vaga na chapa governista.

Independente, Sílvio resolveu se antecipar a estas definições.

Academia de Letras de Garanhuns promove Ciclo de Conferências



Visando fomentar debates plurais entre Literatura e temas paralelos, a Academia de Letras de Garanhuns (ALG), realizará, no período de junho de 2018 a dezembro de 2018, o seu I Ciclo de Conferências. O evento contará com diversos conferencistas, tanto membros da própria ALG quanto participantes-conferencistas não necessariamente ligados à Academia.

Para o presidente da ALG, o acadêmico Luis Afonso de Oliveira Jardim, a marca de sua gestão à frente da entidade literária será sempre a de aproximar a Academia da sociedade, através de ações como estas. “A Academia de Letras de Garanhuns precisa está cada vez mais interagindo com a sociedade. Essa é uma das razões dela existir. Essa será nossa marca à frente da ALG. Exemplo disso, é que, para realização desse I Ciclo de conferências, estamos buscando trazer conferencistas que não necessariamente fazem parte da Academia. Temos também o intuito de contar com a participação de leitores, estudantes, escritores, poetas, e pessoas de um modo geral que gostam de Literatura”, explica Jardim.

O presidente da ALG destaca que a programação do Ciclo de Conferências, que acontecerá ao longo desses seis meses, foi montada com muito zelo. “Para organizar a programação e fazer a articulação desse Ciclo, designamos a acadêmico Wagner Marques, que é responsável pela curadoria do evento. Estamos buscando fazer tudo com muito zelo, como deve ser quando se faz as coisas com entusiasmo e dedicação”, finaliza Luis. 

O I Ciclo de Conferências é aberto ao público e será realizado na Sede própria da Academia de Letras de Garanhuns, localizada na Rua XV de Novembro, nº 287, no Centro (vizinha à Igreja Adventista), sempre a partir das 19h30. 

A Programação segue abaixo, com as datas, temas e conferencistas: 

30/06/2018 - Uma experiência poética – o Livro de Esdras (Conferencista - acadêmico Paulo Gervais) 

14/07/2018 - E se a Literatura encerra Literatura em si: erros e termos metaliterários – (Conferencista - prof. Dr. Nilson Pereira - UFRPE) 

25/08/2018 - Poetas do passado: 150 anos de inspiração na “Cidade Poesia” (Conferencista - acadêmico Ígor Cardoso) 

22/09/2018 - Poesia é fogo, depois fumaça (Conferencista - poeta Helder Herik) 

27/10/2018 - Multivisão: Filosofia, História, Ciência Política, Literatura, Direito e Jornalismo (Conferencista - acadêmico Manoel Neto Teixeira) 

24/11/2018 - Os limites da interpretação do texto literário (Conferencista – escritor Amâncio Siqueira) 

17/12/2018 - O Romance de Simoa: Literatura e História (Conferencista – acadêmica Luzilá Gonçalves Ferreira)

Informações sobre o Exame Supletivo 2018



A Secretaria de Educação do Estado divulgou o edital do Exame Supletivo 2018, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, em níveis de Ensino Fundamental e Médio. As inscrições serão realizadas no período de 3 de julho a 17 de agosto, exclusivamente pela Internet, no site da Secretaria de Educação. O candidato que não tiver acesso à internet poderá utilizar, gratuitamente, os computadores das escolas públicas da Rede Estadual, mediante consulta prévia e autorização do gestor(a) da escola.

Para se inscrever no Exame Supletivo 2018, o participante deverá ter, obrigatoriamente, para o Nível Fundamental, 15 anos completo e para o Nível Médio, 18 anos completo, até a data da realização das provas, além de Carteira de Identidade e CPF. O certame irá assegurar o direito de inscrição para qualquer pessoa com deficiência que pretenda fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e na Lei nº 7.853/89. No ato da inscrição, o participante deverá, obrigatoriamente, optar pelo Município/Escola no qual pretende realizar as provas.

Os inscritos no Nível Fundamental se submeterão às provas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, arte e língua inglesa ou língua espanhola. Já os inscritos no Nível Médio passarão por provas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, biologia, física, química, filosofia, arte, sociologia e língua inglesa ou língua espanhola.

A realização da prova objetiva está marcada para o dia 21 outubro, para o público em geral, e 22 de outubro, para os apenados, Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). O resultado final do Exame Supletivo 2018 será divulgado na internet através do endereço eletrônico: http://www.educacao.pe.gov.br e em todas as 16 Gerencias Regionais de Educação do Estado Pernambuco e na Gerencia de Monitoramento de Avaliação e Políticas Educacionais (GAMPE).

Para conferir o edital completo, clique aqui.



Claudiano Filho recebe título de Cidadão de Garanhuns



Claudiano Filho tem residência em Garanhuns há oito anos, dividindo seu tempo entre o Recife, a Suíça Pernambucana e os municípios onde faz política no agreste, o deputado está cada vez mais próximo da cidade, onde espera obter uma boa votação na eleição deste ano.

Além disso, tem apresentado na Assembleia projetos e requerimentos beneficiando moradores do município. Na última sexta-feira recebeu o título de Cidadão na Câmara Municipal, quando afrmou ter ficado emocionado com a honra que lhe foi concedida pelos vereadores e disse que de fato já se sente garanhuense por vivenciar a vida da cidade de perto e ter feito muitos amigos nela.

“Vou procurar corresponder a essa homenagem da Câmara trabalhando ainda mais por Garanhuns, com o apoio do governador Paulo Câmara e em sintonia com o prefeito Izaías Régis”, comentou o deputado.

Claudiano é pré-candidato, tentará a reeleição em outubro. No munícipio, conta com o apoio dos vereadores Zaqueu, que lhe deu o título de cidadão, Gil PM, Betânia da Ação Social e trabalha ainda com a possibilidade da vinda de mais dois parlamentares para seu grupo. Além dos titulares, vários suplentes e lideranças políticas compõem a base de apoio à Claudiano em Garanhuns.

Pela democracia, Ministério Público recomenda à população de Garanhuns que não peça intervenção militar

Na greve dos caminhoneiros, centenas de garanhuenses foram ao batalhão do exército pedir intervenção militar no país


Em defesa à Constituição Federal, Direitos Humanos e aos cidadãos e famílias vítimas da ditadura civil-militar vivida pelo Brasil entre os anos de 1964 e 1985, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) por meio das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, junto à Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE) com sua subsecção em Garanhuns e a Defensoria Pública no município, recomendaram a toda população garanhuense que não peçam por uma intervenção militar ou façam apologia à ditadura, em respeito às garantias e liberdades asseguradas pela Carta Magna, e pela memória das famílias que sofreram com as atrocidades cometidas pelo regime militar.

A recomendação conjunta foi expedida após chegar ao conhecimento do Ministério Público em Garanhuns, que através das redes sociais, no dia 27 de maio, durante a paralisação dos caminhoneiros, um grupo de cidadãos mobilizou-se até o 71º Batalhão de Infantaria do Exército, pedindo por uma intervenção militar, por conta da situação de instabilidade política que vive o Brasil nos últimos quatro anos.

Com estes fatos apurados, os representantes do MPPE em Garanhuns reuniram-se em 4 de junho com conselheiros municipais, vereadores, secretarias municipais de educação e assistência social, sindicatos e representantes de outras entidades sociais para discutir o fato ocorrido. Durante o encontro foi destacada a necessidade de aprofundamento da democracia, participação social, transparência dos órgãos públicos e maior efetividade dos conselhos municipais de direitos, dessa maneira, atuando para repelir qualquer proposta de intervenção militar que venha a substituir o poder civil, quebrando, assim, a ordem constitucional instituída.

Portanto, foi recomendado à população de Garanhuns que busque superar as adversidades impostas pela atual situação política brasileira de uma forma democrática e que respeite a soberania da cidadania e a memória dos cidadãos brasileiros que foram perseguidos e torturados pela ditadura militar. Também foi recomendado que a população tenha uma participação mais ativa nos conselhos municipais, associações e partidos políticos, participando de canais da organização, fiscalização e controle dos assuntos públicos e, principalmente, exercendo seu direito de voto de forma livre e consciente, cobrando dos políticos eleitos e prezando por uma sociedade mais livre, justa e solidária.

As Instituições também recomendaram à gestão municipal e ao Estado de Pernambuco que, por meio de suas secretarias e setores competentes, intensifiquem a formação democrática e humanística dos estudantes e da população em geral, elaborando e executando programas ou projetos nas escolas, faculdades e universidades, utilizando palestras; festivais; competições esportivas; concursos de redação e de arte; seminários; e feiras, como instrumentos de fortalecimento dos valores democráticos.

Também foi recomendado ao Poder Executivo de Garanhuns e do Estado que façam campanhas em defesa da democracia, junto à população, comemorando datas que fortaleçam o espírito democrático e que criem entendimento acerca dos regimes autoritários que violam os direitos fundamentais, como: o Dia da Liberdade de Expressão, em 3 de maio; Dia Internacional da Luta Contra Tortura, em 26 de junho; Dia Internacional da Democracia, em 15 de setembro; Dia Nacional da Democracia, em 25 de outubro; Dia Internacional contra Corrupção em, 9 de dezembro; e Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro.

Colégio Santa Joana D'Arc realiza sua Festa Junina neste domingo


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.