segunda-feira, 18 de junho de 2018

UPE oferece mais de 700 vagas no Processo de Mobilidade Estudantil Externa


De 20 de junho a 16 de julho, a Universidade de Pernambuco (UPE) abre inscrição para o processo de Mobilidade Estudantil Externa para o preenchimento de 716 vagas existentes em alguns cursos de graduação em diversos campi da instituição, para o segundo semestre. O anúncio foi feito pelo reitor da Universidade, Profº Pedro Falcão, nesta segunda-feira (11/07), em entrevista coletiva para a imprensa. Na oportunidade também foram divulgadas as novidades e todos os detalhes do processo de ingresso 2019

MOBILIDADE ESTUDANTIL EXTERNA

A prioridade de preenchimento das vagas através da mobilidade se dará na seguinte ordem: 1 – estudantes de graduação de outras instituições de ensino superior (mobilidade externa); 2 – portadores de diplomas. As vagas são oferecidas nos campi Garanhuns, Caruaru, Mata Norte, Mata Sul, Petrolina, Salgueiro, Santo Amaro, todos da UPE.

Os interessados em participar do processo devem efetuar suas inscrições na coordenação de graduação do campus onde pleiteia a vaga, mediante o pagamento da taxa no valor de R$ 52,10 no Banco do Brasil através de transferência bancária ou depósito em nome do Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE Concurso).

O resultado final da mobilidade será divulgado a partir do dia 07/08/2018. As matrículas dos aprovados no processo serão realizadas na semana seguinte a divulgação do resultado final no campus em que pleiteou a vaga. O candidato deverá, sob pena de perda da vaga, efetuar sua matrícula nas datas estabelecidas, bem como nos locais determinados.

Audálio Filho lança pré-candidatura a deputado estadual em Garanhuns

 
O vereador Audálio Filho, filiado ao PSDC, realiza nesta segunda-feira (18), um evento de lançamento de sua pré-candidatura a Deputado Estadual. O momento acontece na AGA, às 19:00h.

Audálio é nascido em Garanhuns, faz parte da base aliada de Izaías Régis, e mesmo assim não recebeu o apoio do prefeito, mas com incentivo de segmentos da sociedade conseguiu se viabilizar e vai para a briga nas urnas de outubro, de forma independente.

Chega a ser impressionante a falta de bairrismo de Garanhuns em relação aos seus filhos que se candidatam. Com 90 mil eleitores no município, poderíamos eleger dois deputados estaduais, como já fizemos em um passado cada vez mais distante.




Sertão do Araripe também ganha Complexo de Polícia Científica

Com sede em Ouricuri, a estrutura entregue pelo governador Paulo Câmara, nesta quinta-feira, atenderá dez municípios da região

 

Em mais uma demonstração de compromisso com a interiorização dos serviços públicos, o governador Paulo Câmara inaugurou, nesta quinta-feira (14.06), mais uma unidade descentralizada da Polícia Científica. Desta vez, no Sertão do Araripe, reforçando a segurança pública da região. O Complexo, instalado em Ouricuri, vai beneficiar dez municípios do Araripe, fortalecendo a investigação de crimes e reunindo todos os serviços de perícia criminal, perícia médico-legal, identificação criminal e produção de retrato falado. 

“Quando havia a necessidade de fazer algum tipo de exame de perícia, a população de Ouricuri precisava ir para Petrolina. Agora, os moradores terão aqui mesmo no município um tratamento adequado com privacidade para prestar a queixa, e a polícia agir mais rápido para prender quem está fazendo agressão. Essa estrutura será utilizada para investigação, para fazer perícia e para dar respostas mais rápidas a qualquer tipo de homicídio que venha a ocorrer. Essa nova unidade, entregue a vocês, vai servir a todo o Araripe e a gente tem certeza de que vai fazer bem às pessoas que vão precisar dos atendimentos que serão prestados aqui. Além disso, a população também poderá emitir documentos de identificação. Nesse momento, 200 identidades poderão ser emitidas por dia”, afirmou o governador Paulo Câmara. 

A nova unidade subsidiará as diligências policiais, fornecendo provas técnicas acerca de locais, materiais, objetos, instrumentos e pessoas que auxiliem a conclusão das investigações. A descentralização dos serviços foi sancionada pela Lei Estadual nº 16.278, em dezembro de 2017. A Regional de Ouricuri é a segunda a ser entregue, depois da unidade de Garanhuns, no Agreste. As obras em Ouricuri tiveram início em março de 2018 e contaram com recursos da Prefeitura do município.

O secretário-executivo de Gestão Integrada da Secretaria de Defesa Social, Carlos Junior, que representou o secretário da pasta, Antônio de Pádua, frisou que essa nova unidade representa mais um compromisso do governador Paulo Câmara de interiorizar do desenvolvimento. “É preciso ressaltar que segurança também é desenvolvimento. E isso tem acontecido de forma consistente em todas as nossas operativas. Há poucos dias, foi inaugurada uma unidade da Polícia Científica em Garanhuns. Hoje, entregamos essa de Ouricuri. E, logo mais, teremos a Nazaré da Mata e a Afogados da Ingazeira”, assegurou.

O diferencial da Regional do Sertão do Araripe será o atendimento especializado para mulheres e crianças vítimas de crime sexual. O atendimento de perícia pelo Instituto de Criminalística (em locais de crime) e pelo Instituto de Medicina Legal (traumatológica ou sexológica) será realizado de domingo a domingo, 24 horas por dia. Já os serviços de retrato falado e emissão de carteira de identidade serão prestados por servidores do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), de segunda à sexta-feira, em horário comercial.

Atuarão na Regional 24 profissionais, entre peritos criminais, auxiliares de perito, médicos legistas, auxiliares de legista e papiloscopistas, nomeados em janeiro de 2018. Os municípios beneficiados com a Unidade Regional do Sertão do Araripe são: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

BOMBEIROS – Na ocasião, o governador Paulo Câmara também anunciou um reforço para o efetivo do 10º Grupamento de Bombeiros, em Araripina e região, através do incremento de 28 novos soldados bombeiros militares, que atuarão nas equipes de salvamento, fiscalização e combate a incêndios.

O prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, falou da conquista que é para o povo de Ouricuri e de toda a região ter instalada uma nova unidade da Polícia Científica no município. “Queremos trabalhar para uma Ouricuri melhor, e a gente servir a Ouricuri e servir ao Araripe é muito mais prazeroso. E hoje, ao lado de muitos companheiros, poder olhar o Complexo Regional da Polícia Científica é uma grande conquista do povo do Araripe. Quero deixar muito claro o meu agradecimento ao governador Paulo Câmara”, comemorou o gestor municipal.

Estiveram presente no ato os deputados federais Kaio Maniçoba, Tadeu Alencar e Gonzaga Patriota; os deputados estaduais Roberta Arraes, Rodrigo Novaes e Lucas Ramos; o secretário Iran Costa (Saúde); Wellington Batista (Agricultura e Reforma Agrária); o executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto; e Aldo Santos, diretor de Articulação do Meio Ambiente.

Fotos: Aluisio Moreira/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.