sexta-feira, 13 de julho de 2018

Fenearte abre espaço para a ressocialização. SAIBA MAIS

Um grupo auxilia na manutenção das estruturas dos estandes durante o evento, e duas reeducandas trabalham como atendentes. 



Durante a 19ª Feira Nacional de Negócios e Artesanato (Fenearte), realizada no Centro de Convenções, em Olinda, reeducandos do regime aberto e livramento condicional atendidos pelo Patronato Penitenciário e contratados através de convênio pela Empetur integram a equipe de manutenção dos estandes, realizando reparos na parte de eletricidade, hidráulica e de pedreiro. Mais duas reeducandas trabalham no estande da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres).

D.N está no regime aberto e gosta de mostrar as peças de artesanato confeccionadas pelos detentos. “Trabalho há dois anos no estande da Seres porque conheço o outro lado e quero ajudar o pessoal que está lá”, ressalta ela. 

A equipe que se dedica ao trabalho na maior feira de artesanato da América Latina faz parte dos 655 reeducandos atendidos pelo Patronato Penitenciário, que exercem função remunerada através de convênios do Governo do Estado e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos com empresas públicas e privadas. O objetivo, de acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, “é oferecer atividade remunerada a esse público para que não voltem à criminalidade”.

No estande, também estão sendo vendidos quadros do reeducando E.F, que faz parte da equipe de manutenção da Empetur e também pinta quadros com temas de folclore e arquitetura histórica. “Coloquei a venda seis quadros e já vendi quase todos”, comemora.

Ainda de acordo com Eurico, “o contratante da mão de obra dos reeducandos tem, além da inclusão produtiva dessas pessoas e da responsabilidade social da instituição, uma economia de 40% nos encargos trabalhistas já que eles são regidos pela Lei de Execuções Penais e não pela CLT”.

Além da Empetur, os reeducandos estão distribuídos em atividades nas prefeituras do Recife, de Olinda, Jaboatão, Paulista, Caruaru e Petrolina, e em fábricas como: Algobom, Zummi e Indapool.

PROGRAMAÇÃO FIG 2018 >>> Garanhuns recebe 1ª edição da Casa das Artes a partir desta sexta, 13




A programação cultural da cidade de Garanhuns, no Agreste Meridional pernambucano, contará este ano com uma novidade com potencial para movimentar ainda mais o cenário das artes locais, já em ebulição por conta do tradicional Festival de Inverno de Garanhuns: trata-se da Casa das Artes - Território Cultural de Garanhuns, iniciativa promovida pela Rádio Marano, que funcionará na Av. Rui Barbosa, número 301, bairro de Heliópolis, entre os dias 13 e 28 de julho. 

A ideia surgiu de uma conversa entre Jorge Branco, diretor da Marano, e sua esposa, a deputada estadual Priscila Krause, com Waldéria Santana e a artista plástica Socorrinho Gueiros, sobre o potencial, as necessidades e dificuldades dos artistas da cidade.

Aberto ao público diariamente das 10h às 21h, o espaço reunirá mostra de arte e artesanato, espaço de gastronomia, exposição de antiguidades, apresentações de dança, música e grupos culturais. A ideia é privilegiar objetivamente os talentos locais, oportunizando a exposição da arte garanhuense a moradores e turistas de todas as regiões do País.

Para o diretor da Rádio Marano, Jorge Branco, a Casa das Artes preencherá uma lacuna do cenário cultural de Garanhuns no período do Festival ao possibilitar mais espaço aos artistas da terra a apresentação do seus talentos. “Decidimos apostar nesse projeto, abrindo as portas ao público, para divulgarmos a cidade de Garanhuns e as artes genuínas daqui. Promover nossa cidade através dos nossos talentos culturais é a forma como a Marano encontrou para contribuir ativamente durante esse período de festa. É a realização de um desejo antigo dos que fazem o cenário cultural de Garanhuns”, classificou. A entrada na Casa será gratuita.

Todos os artistas que compõem o quadro de programação da Casa das Artes foram convidados, não arcando com qualquer custo de possíveis inscrições. No artesanato, participam da feira quatro associações: Associação Feira e Artes (Afa), Associação Feira do Parque (AFP), Associação da Casa do Artesão (Aca) e Centro de Ação Social e Artística de Garanhuns (Casag). No circuito gastronômico, estarão na Casa das Artes o República Coffee and beers, Campo da Serra, queijos especiais, as cachaças Sanhaçu, a Cerveja Artesanal Ekaüt e licores artesanais.

Na programação de mostras, está confirmada a exposição de câmeras fotográficas de Robson Ferreira, com relíquias que datam de 1965 e mais 17 artistas plásticos estarão com suas obras. A Casa das Artes funcionará no casarão em frente ao Hotel Tavares Correia, na Avenida Rui Barbosa. 

SERVIÇO:
Casa das Artes
Curadoria Waldéria Santana
De 13 a 28 de julho
Das 10h às 21h
Entrada gratuita
Av. Rui Barbosa, número 301, Heliópolis, Garanhuns – PE
Abertura: 13 de julho (sexta-feira), 19h


AGORA COMIGO: A Aliança PSB-PT e outras Anotações Políticas do Dia

GLEISI HOFFMANN DIZ A MARÍLIA E AO PT DO ESTADO QUE INTERESSE É SE UNIR COM O PSB


Paulo Câmara e Gleisi Hoffmann foram à mesa para discutir a união das siglas, nesta quinta-feira (12). Ao final do encontro, ficou a certeza que Marília é Plano B para o PT no estado, e somente será candidata se não avançar este entendimento.

Paulo quer o PT, ficou claro, assim como Gleisi quer o PSB, mas ela quer o PSB Nacional.

Os entraves passam a ser São Paulo e Minas Gerais. O governador Márcio França (PSB), tem parte do seu grupo ainda sonhando com a imparcialidade de Alckmin, que já se posicionou a favor de João Dória (PSDB). A outra parte do PSB por lá parece preferir o PDT de Ciro Gomes. O PT aceitaria tirar seu candidato (Luiz Marinho) para apoiar a (re)eleição de Márcio. Paulo conversou com ele. Não existe ainda prego batido em nenhuma direção, mas terá nos próximos dias.

Em Minas, Márcio Lacerda (PSB) aceitaria ser vice na chapa de Ciro, e existe uma pré-disposição. Mas o PT poderia ofertar a mesma vaga na sua chapa. 

O PSB está dividido em outros estados, a aproximação entre PT e PSB existe, é nisto que aposta Paulo Câmara, ganhando tempo para conversar e buscar formas de tirar o PSB Nacional unificado do palanque de Ciro para o de Lula, ou quem ele indicar.

Por tudo que Paulo fez nos últimos meses na direção de Lula, inclusive se manifestando pela sua liberdade e contra atitudes do juiz Sérgio Moro, a união já deveria ter sido selada no estado, pois o PT está pedindo mais do que o PSB de Pernambuco pode dar. E não se sabe ainda ao certo no plano nacional o que o PT tem a oferecer. 

No estadual, o PT tem a figura de Lula, que influencia na eleição. Mas ter a força do PSB de Pernambuco defendendo Lula já tem sido também uma grande contribuição ao Partido dos Trabalhadores, que busca reconstruir sua credibilidade para a maioria da população eleitora do país.

DOBRADINHA PAULO CAMELO X PROF. JAILTON

Paulo Camelo é mais uma vez pré-candidato a Deputado Federal. Segundo ele, atende um pedido do secretário político e presidente do PCB Estadual, camarada Roberto Arrais. Camelo faz questão de frisar que é natural de Garanhuns, e fará dobradinha com o professor Jailton (PSOL), pré-candidato a Deputado Estadual, também de Garanhuns.

DESFILE DE POLÍTICOS NO FIG

Todo mundo sabe, ano que tem eleição o Festival de Inverno recebe muito mais políticos. Nos camarotes, nos eventos, nos shows, nas praças, será um verdadeiro desfile! Hora de se aproximar do eleitorado, fechar apoios e aparecer pra ser lembrado. 

ARMANDO SE ARRETOU

Após as notícias de que André Ferreira e Bruno Araújo estariam discutindo a chapa da oposição, inclusive escolhendo nomes e espaços, Armando disse que não se fecha chapa por jornal, e disse que ele coordena o processo. Se a informação veio pelos jornais e blogs, voltou aos dois por jornais e blogs. Imagina o clima nos bastidores! Aquela história do muito cacique...

FALANDO EM LULA

Li em algum lugar ontem um questionamento: "Porque os traficantes do Rio de Janeiro podem dar entrevistas, e Lula não?".

FBC QUER AINDA O MDB NA OPOSIÇÃO

O plano de Fernando Bezerra Coelho era tirar o MDB de Jarbas e Raul Henry para que fosse ele mesmo candidato a governador, com o apoio de Temer e Jucá. Agora não é mais, mas tem muito em jogo ainda. Henry, vice-governador, mantém o controle do partido e integra a Frente Popular na aliança com Paulo Câmara. FBC pediu a decisão do STF sobre o assunto, e se ganha, dificulta para Jarbas e Raul, leva ainda o partido para a oposição, e junto com ele, o maior tempo de guia. 

DEPUTADOS DE GARANHUNS

Parece uma utopia imaginar que Garanhuns possa voltar a ter quatro ou cinco deputados em uma mesma legislatura, como já teve no passado não tão distante. A realidade tem sido a dificuldade de eleger ao menos um. Tivemos Izaías, que abdicou do legislativo para ser prefeito de Garanhuns, contudo sem nunca deixar de se sentir um deputado de oposição. O que precisamos fazer para nossa cidade voltar a ter representação nos legislativos estadual e federal?

Por hoje é só, pessoal! Amanhã tem mais!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.