quarta-feira, 25 de julho de 2018

Artesãos expõem e vendem peças no Centro Cultural, durante o FIG





O Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti recebe, até o próximo sábado (28), o trabalho de artesãos dentro da programação do 28° Festival de Inverno Garanhuns (FIG). Ao todo, seis artistas de Garanhuns e de outras localidades expõem e vendem suas peças no espaço cedido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, sempre das 09h às 18h.

A iniciativa visa movimentar a economia e promover a divulgação do trabalho dos artesãos. As peças vão desde esculturas, até quadros, roupas e acessórios com preços variados. O artista plástico Saulo Rodrigues é produtor de quadros de óleo sobre tela. “São vários os locais onde os turistas podem levar daqui do Nordeste, mais precisamente dos artistas daqui de Garanhuns, lindas obras por um preço acessível“, afirmou.

Os produtos diversificados também oferecem opções de esculturas sacras e artes feitas com pneus e materiais recicláveis. Entre os artesãos, o estilista senegalês, Lassana Mangassouba, trouxe peças de moda africana, como brincos, colares, turbantes e camisas. Diante da diversidade, muitos visitantes têm aproveitado para adquirir os artigos. Um deles foi o recifense Vladimir Rodrigues. “Estão expondo um trabalho muito diferenciado aqui, já comprei algumas roupas e adereços para presentear quando chegar no Recife“, completou.

O artista plástico garanhuense Wando Pontes, está expondo quadros dos pontos turísticos de Garanhuns, e agradeceu a pasta pela iniciativa. “Somos muito gratos a Secretaria de Turismo e Cultura por ceder esse espaço, e possibilitar que a gente continuasse dentro da programação do FIG”, pontuou.

Texto e fotos: Aquilles Soares

UPAE Garanhuns convida para momento de benção pelo quinto aniversário



A UPAE - Unidade Pernambucana de Atenção Especializada, em Garanhuns, está comemorando seu quinto aniversário. Para celebrar esta importante data a Fundação Professor Martiniano Fernandes - IMIP Hospitalar - convida para um momento de Benção e Ação de Graças, que acontece na quinta-feira (26/07), às 15h, na própria unidade de saúde, com o Padre José Emerson. 

"É um momento de agradecer a Deus por tantas dádivas e serviços prestados à população de nossa região." - Registra no convite o coordenador geral da Unidade de Saúde, Gustavo Amorim, que completa: "O convite é para todos, instituições parceiras, funcionários, fornecedores e em especial aos usuários e população regional, para que possam estar conosco nesta data tão especial."

A UPAE Garanhuns é unidade da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob a Gestão IMIP e parcerias com as secretarias de saúde dos municípios.

SERVIÇO:
Aniversário de 5 Anos da UPAE Garanhuns
Benção e Ação de Graças
26/07, às 15h
Local: UPAE, BR 423, Km 96,8

PLATAFORMA FIG, Produtores nacionais debatem com artistas no Festival de Inverno de Garanhuns



A Plataforma FIG 2018 é um momento de debates sobre diferentes aspectos da cadeia produtiva da arte, principalmente música, que vai acontecer entre os dias 26 e 28 de julho. O projeto que acontece dentro do Festival de Inverno de Garanhuns é um espaço de circulação de produção cultural pernambucana em conexão com outros territórios e novos mercados de negócios. Lugar de troca de conhecimento, experiências e informações, fomentando uma análise do mercado atual e novos possíveis formatos. A Plataforma traz para o FIG 2018, produtores, jornalistas, curadores, programadores, agentes, músicos, empresários e gestores culturais do Brasil.

As inscrições são online e podem ser feitas no Mapa Cultural de Pernambuco. Trata-se de uma instrumento colaborativo de mapeamento da nossa cultura, dos nossos artistas e grupos culturais, lançada recentemente pelo Governo do Estado. É necessário estar cadastrado no Mapa para efetuar sua inscrição na Plataforma FIG, mas o cadastramento é bem simples, como a criação de um perfil em redes sociais. Ao final, os dados de vocês ficam disponíveis para busca de artistas, eventos culturais e contribui ainda para um georreferenciamento da produção cultural do Estado. Cadastre-se e participe! 

PLATAFORMA FIG 2018 
De 26 a 28 de julho | Auditório do Hotel Garanhuns Palace

Dia 26/07 – Quinta-feira

14h-Políticas para Música

Dani Diniz (Assessora de Políticas Culturais da Secretaria de Cultura/DF)
Márcia Souto (Presidente da Fundarpe)
Mediadora - Tarciana Portella (Gerente de Formação e Capacitação da Fundarpe)

16h-Tim Tim por Tim Tim do Direito Autoral

Flávia César (Warner Chappel)
Márcia Gonçalves Xavier de Silva (UBC-Recife)
Adriano Araújo (Advogado especialista em direito autoral)
Mediadora: Heloísa Aidar (Editora e Gravadora Pommelo)

17h30min – Apresentação Rio2C 2019

Zé Ricardo (Curador de Música da Rio2C e Diretor Artístico Palco Sunset Rock in Rio)
Rafael Lazarini (Criador do Rio2C)

Dia 27/07 – Sexta-feira

10h-Editais Nacionais para Música

Fernanda Paiva (Natura Musical)
Luciana Adão (Oi Futuro)
Mediador - André Brasileiro (Coordenador Geral do 28º FIG)

14h-O Sucesso da Empreitada Digital

Ligia Lima (Youtube)
Fábio Santana (Deezer)
Arthur Marques (Altafonte)
Mediadora - Heloisa Aidar (Pommelo)

16h- Cultura e Comunicação

Fabi Pereira (Faro MPB)
Kamille Viola (Jornalista cultural)
Pedro Antunes (Estadão)
Mediador - Bruno Albertim (Jornal do Commercio)

Dia 28/07 - Sábado

14h-Empreendedorismo Desafiando Limites

Ana Garcia (Festival Coquetel Molotov)
Luciana Simões (Festival BR 101)
Mery Lemos (Festival Capibaribe de La Plata)
Bina Zannetti (Festival Psicodália)
Mediadora - Priscila Melo (Eletrônica Viva)

16h – Rodada de Negócio

Convidados:
Rolinha (Circo Voador)
Gabriel Murilo (Festival Música Mundo)


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.