quinta-feira, 26 de julho de 2018

PESQUISA Vox Populi mostra vitória de LULA no primeiro turno



Os dados da recente pesquisa Vox Populi, em que Lula aparece vencendo, já no primeiro turno, os demais adversários na corrida rumo à Presidência da República, foram saudados pelo líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT). De acordo com o levantamento, o ex-presidente tem 58% dos votos válidos. "Quanto mais perseguem Lula, mais ele fica forte e cresce no carinho e na admiração dos brasileiros", disse Humberto.

A pesquisa mostra Lula com 41% dos votos no cenário estimulado, enquanto a soma de todos os outros adversários alcança 29%. Em segundo lugar está Jair Bolsonaro (PSL), com praticamente um terço (12%) das intenções de voto do ex-presidente. Em terceiro aparece Ciro Gomes (PDT), com 5%. Já Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB) possuem com 4% cada. Manuela D’Ávila (PC do B) e Álvaro Dias (Podemos) têm cada um 1% das intenções de votos. Os entrevistados que disseram que irão votar em outros candidatos atingem os 2%.

Para Humberto, não há sentido em o PT retirar o presidente da disputa. Lula terá de travar uma batalha judicial para ser candidato. Em tese, ele é inelegível com base na Lei da Ficha Limpa, por ter sido condenado em segunda instância pelo caso do tríplex. O PT pretende registrar sua candidatura em 15 de agosto e tentar viabilizá-la no Tribunal Superior Eleitoral e no Supremo Tribunal Federal.


PROGRAMAÇÃO FIG 2018: Garanhuns recebe aula-espetáculo com obra de Villa-Lobos

Projeto “O Canto de uma Nação: Canções Típicas Brasileiras de H. Villa-Lobos”, do pesquisador e cantor lírico recifense Marcelo Ferreira, chega a Garanhuns nesta sexta-feira (27.07), às 16h, na Igreja de Santo Antônio. O circuito de aulas-espetáculo no Estado começou no dia 21 deste mçes por Gravatá, passou por Recife e na próxima semana estará em Arcoverde.

Palestra multimídia sobre o surgimento da música nacionalista brasileira será apresentada pelo acadêmico, doutor pela Jacobs School of Music – Indiana University (EUA), será seguida por recital com dez canções interpretadas pela cantora Gleyce Melo e pelo pianista Vitor Philomeno. O projeto tem incentivo do Funcultura / Governo de Pernambuco.

Não é difícil para um brasileiro moderno, desde Villa-Lobos, identificar as características de sua nação traduzidas em som. O Brasil é referência musical no mundo e tem uma contribuição original e única para a música erudita. Porém, essa identidade sonora é muito mais recente do que se imagina. Durante os quatro primeiros séculos de existência do país, a música executada e eventualmente composta por aqui era moldada pelo gosto da nobreza europeia e pela ideia aristocrata de que a única cultura válida era a do velho continente. A grande virada história tem início na década de 20, pela obra de Villa-Lobos, incluindo a composição do primeiro ciclo de canções nacionalistas brasileiras.”

“Essa atitude começa a mudar no fim do século XIX, ironicamente por imitar a tendência nacionalista europeia, e mesmo assim sofrendo uma imensa resistência de um grupo de críticos e compositores que defendiam o modernismo e não consideravam digna, assim como também não conheciam a cultura brasileira. Nessa atmosfera de mudança, não só na música mas também no acesso do povo brasileiro as culturas interioranas ou até mais remotas, como possibilitado por expedições como a do Marechal Rondon, nasce Heitor Villa-Lobos, o nosso primeiro compositor nacionalista”, acrescenta Ferreira, que realizou sua pesquisa sobre este ciclo focando exatamente sobre esse processo de surgimento da música erudita nacionalista brasileira, como conclusão de seu doutorado em canto e história da música na Jacobs School of Music – indiana University, nos Estados Unidos, o maior programa acadêmico de canto e ópera do mundo.

Na obra “Canções Típicas Brasileiras”, Villa-Lobos harmoniza melodias coletadas em suas pesquisas e viagens, reunindo num único ciclo canções indígenas, canções religiosas de origem africana, um desafio de viola, uma embolada, uma canção de ninar dos caboclos do Pará, e ainda três modinhas. Dessa forma, de forma nunca antes vista, Villa-Lobos coloca todo o seu país em uma única obra musical erudita, criando assim um marco na música brasileira.

SERVIÇO
Aula-espetáculo “O Canto de uma Nação: Canções Típicas Brasileiras de H. Villa-Lobos”
Quanto: Gratuito

· 21/07 (sábado): Gravatá - 11h (Festival Virtuosi), Igreja Matriz de Sant'Ana
· 24/07 (terça): Recife - 19h30 (Conservatório Pernambucano de Música - Auditório Cussy de Almeida)
· 27/07 (sexta): Garanhuns - 16h (Festival Virtuosi), Igreja de Santo Antonio
· 30/07 (segunda): Arcoverde - 19h (teatro Geraldo Barros no SESC Arcoverde)

Conteúdo:
Recital e Palestra – O Canto de uma Nação
1. Palestra – Canções Típicas Brasileiras de H. Villa-Lobos: A Gênese da Canção Nacionalista de Câmara Brasileira.

1. Introdução – O que é nacionalismo em música?

2. Desenvolvimento da identidade musical brasileira: Os quatro primeiros séculos;

3. Origens da canção de câmara brasileira e primeiros esforços nacionalistas;

4. Primeiros anos da vida de Heitor Villa- Lobos: Influências e exposição;

5. A origem e evolução dos materiais utilizados nas Canções Típicas Brasileiras;

6. Canções Típicas Brasileiras – Análise individual das canções

Palestrante – Marcelo Ferreira
Duração – cerca de 45 minutos

2. Recital – Canções Típicas Brasileiras (H. Villa-Lobos)

1.        Môkôcê cê-maká
2.        Nozani-na
3.        Papae Curumiassú
4.        Xangô
5.        Estrella é Lua Nova
6.        Viola Quebrada
7.        Adeus Ema
8.        Pálida Madona
9.        Tá Passaste por este Jardim
10.      Cabocla de Caxangá

Soprano – Gleyce Melo
Piano – Vitor Philomeno
Duração – cerca de 25 minutos
  
Duração Total – Aproximadamente 1 hora e 15 minutos 

Classificação Indicativa – Maiores de 16 anos

FIG 2018: Maracatu do CSJD se apresenta na Casa das Artes



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.