quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Quase 500 Policiais Militares serão promovidos a Sargento em Pernambuco

Anteprojeto da lei que vai efetivar as promoções está na assessoria jurídica do Palácio do Campo das Princesas

Isaltino Nascimento

Um acordo entre o Governo do Estado e 474 policiais militares (PMs) que pleiteavam promoção ao posto de sargento foi pauta de pronunciamento do líder do Governo, deputado Isaltino Nascimento (PSB), durante a Reunião Plenária desta quarta (08/08). O parlamentar, que participou das negociações, comemorou o resultado das conversas, que garantiram a progressão aos servidores e a solução de disputas na Justiça sobre a questão.

Nascimento disse que, após mediações, a Procuradoria Geral do Estado concluiu serem legítimas as demandas dos militares – que concordaram em abrir mão de receber valores retroativos cobrados judicialmente. O deputado informou que o anteprojeto da lei que vai efetivar as promoções está na assessoria jurídica do Palácio do Campo das Princesas e, tão logo concluído, será assinado pelo governador Paulo Câmara e enviado à Assembleia.

“É uma grande conquista de um segmento importante da nossa Polícia Militar”, destacou o socialista. “Parabenizo o governador pela sensibilidade e a categoria, pelo êxito. Isso vai significar também avanços para a segurança pública, porque esses profissionais passarão a ser melhor remunerados e contar com um mais adequado ambiente familiar e de trabalho.”

Sesc Garanhuns promove Feira da Agricultura Familiar nesta sexta-feira

Serão comercializados itens como frutas, verduras, raízes e hortaliças, a preços acessíveis. No mês de agosto ocorrerão dois encontros, ambos às sextas 

O Sesc Garanhuns realizará durante agosto dois encontros da Feira da Agricultura Familiar, ambos às sextas-feiras. Nesta sexta (10/8), a feira será iniciada a partir das 11h, no hall de entrada do restaurante. Serão comercializadas frutas, verduras, legumes, raízes, folhosos, hortaliças, massa de mandioca, doces e muito mais com variedade, frescor e preço justo. 

Os produtos podem ser adquiridos a preços a partir de R$ 1, direto com os agricultores familiares que fazem parte da Cooperativa de Produtos Agropecuários de Garanhuns (COPAGA). Cabe lembrar que na agricultura familiar, a sazonalidade e a natureza são respeitados, e os produtos comercializados fazem parte da estação.

A iniciativa faz parte do programa ECOS de Sustentabilidade, que tem a missão de planejar, propor e apoiar ações que induzam a prática da sustentabilidade ao alcance de todos. “O consumo de alimentos advindos da Agricultura Familiar traz importantes benefícios para a saúde e permite que a população se alimente de forma mais saudável, pois estão ingerindo alimentos in natura ou minimamente processados”, explica a nutricionista do Sesc Garanhuns, Arenilda Calixto.

Continuam abertas as inscrições para o Exame Supletivo 2018

Os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, pela internet até o dia 17 de agosto

Seguem abertas as inscrições do Exame Supletivo 2018 para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em níveis de Ensino Fundamental e Médio. Os interessados deverão se inscrever, exclusivamente pela internet, no site da Secretaria de Educação, até o dia 17 de agosto. O candidato que não tiver acesso à internet poderá utilizar, gratuitamente, os computadores das escolas públicas da Rede Estadual, mediante consulta prévia e autorização do gestor (a) da escola.

Para se inscrever no Exame Supletivo 2018, o participante deverá ter, obrigatoriamente, para o Nível Fundamental, 15 anos completo e para o Nível Médio, 18 anos completo, até a data da realização das provas, além de Carteira de Identidade e CPF. O certame irá assegurar o direito de inscrição para qualquer pessoa com deficiência que pretenda fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e na Lei nº 7.853/89. No ato da inscrição, o participante deverá, obrigatoriamente, optar pelo Município/Escola no qual pretende realizar as provas.

Os inscritos no Nível Fundamental se submeterão às provas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, arte e língua inglesa ou língua espanhola. Já os inscritos no Nível Médio passarão por provas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, biologia, física, química, filosofia, arte, sociologia e língua inglesa ou língua espanhola. O candidato deverá atingir, no mínimo, média 6,0 em cada disciplina.

A realização da prova objetiva está marcada para o dia 21 outubro, para o público em geral, e 22 de outubro, para os apenados, Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). O resultado final do Exame Supletivo 2018 será divulgado na internet através do endereço eletrônico: http://www.educacao.pe.gov.br e em todas as 16 Gerencias Regionais de Educação do Estado Pernambuco e na Gerencia de Monitoramento de Avaliação e Políticas Educacionais (GAMPE).

Para outras informações ligar para 81- 3183-8375 / 3183-8382 / 3183-8392

Serviço

Inscrições: www.educacao.pe.gov.br - até o dia 17 de agosto de 2018

Cartão de inscrição: 11 de setembro de 2018

Data do exame: 21 de outubro de 2018

UPAE Garanhuns amplia atenção à pessoa com deficiência visual





A UPAE Garanhuns tem sido referência no atendimento à pessoa com deficiência na Rede Pública de Saúde, buscando sempre investir na estrutura e qualificação de seu pessoal para recepção a todos os pacientes, independente de suas necessidades, sejam elas motora, auditiva, visual, etc. Atualmente três colaboradores fazem cursos de Libras - Linguagem Brasileira de Sinais.

Na última quinta-feira (02/08), a UPAE Garanhuns recebeu a pedagoga Lenice Couto, gestora do CAP - Centro de Apoio Pedagógico para Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Educação de Garanhuns. A profissional, que é cega desde os 23 anos, tem se destacado na inclusão de pessoas com deficiência, principalmente visual, gerenciando o centro que oferece atendimento pedagógico e ministrando palestras sobre inserção social . "A pessoa com deficiência é também uma pessoa normal, que precisa de atenção a estas necessidades, mas com os mesmos direitos e deveres de qualquer pessoa na sociedade. Existem paradigmas que precisam ser quebrados, e é para isto que precisamos sempre dialogar." - Registrou a palestrante.

Lenice Couto conversou com 30 profissionais da UPAE Garanhuns, de vários setores que trabalham diretamente com o atendimento a pacientes e acompanhantes, que puderam ampliar seus olhares sobre o "Atendimento à pessoa com deficiência visual" - Tema da palestra. Com bom humor, que conquistou a todos, a pedagoga, que recentemente concluiu seu mestrado na Argentina, elencou mais de 30 situações nas quais o atendimento a cegos pode melhorar a qualidade do serviço de saúde, e proporcionar mais respeito e dignidade a este paciente.

A palestra foi coordenada pela enfermeira Michelle Torres, do setor de Educação Permanente da UPAE Garanhuns, e o resultado foi tão positivo que outras datas estão sendo agendadas para levar o debate para outros setores da unidade de saúde.

A UPAE Garanhuns faz parte da Rede SUS, sob Gestão IMIP e Secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco.

Primeiro Debate entre os candidatos a Presidente - JORNAL DO COMMERCIO - Quinta, 09/08/2018


TV, Dinheiro e Apoio - DIÁRIO DE PERNAMBUCO - Quinta, 09/08/2018


Prefeitura de São João realiza formação do Programa Federal Novo Mais Educação


A Secretaria de Educação de São João realiza desde o dia 1º de agosto a formação dos monitores do Programa Novo Mais Educação. Inicialmente atende cerca de mil estudantes da rede municipal, das Escolas Emídio Correia de Oliveira e João de Assis Moreno.

As formações foram ministradas pela Coordenadora Municipal Joseilda Leal, pela coordenadora da Escola Emídio Correia, Rosa Maria, coordenador da Escola João de Assis Moreno, Alex Ferreira, e pelo Professor de Matemática, Daniel.

Um reforço na educação municipal, o Programa é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, otimizando o tempo de permanência dos estudantes na escola.

O Programa está sendo implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contra turno escolar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.