domingo, 14 de outubro de 2018

Bancada Feminina - Jornal do Commercio


SAÚDE: UPAE Garanhuns é referência em atendimento especializado para comunidades quilombolas



A Coordenadora da Atenção à Saúde da População Negra e às Pessoas com Doenças Falciformes da Secretaria Estadual de Saúde, Miranete Arruda, esteve visitando a UPAE Garanhuns na última semana de setembro. Acompanhada da técnica da secretaria Gerusa Guerra, a representante da SES foi recebida pelo coordenador geral da unidade de saúde, Gustavo Amorim, e demais coordenadores, Tayana Guerra (enfermagem), Robervando Alencar (administrativo) e Samuel Feitosa (médico).

A UPAE Garanhuns é a unidade de referência para a população dos 21 municípios que fazem parte da V Gerência Regional de Saúde, por isto, atende também as Comunidades Quilombolas existentes nesta área de abrangência. Miranete Arruda participou da reunião mensal dos secretários de saúde dos municípios, na quarta-feira (19). Antes de estar na UPAE, a equipe da secretaria esteve no Hospital Regional Dom Moura, referência em emergência e urgência.

O trabalho da atenção à saúde negra visa diminuir desigualdades, apontadas em indicadores, por isto, o estreitamento com as secretarias municipais de saúde e demais órgãos da Rede SUS. "Muitos avanços foram vistos nos últimos anos, como a própria UPAE, que ampliou a oferta de especialidades, muitas delas que não existiam na região, mas o trabalho deve ser justamente de fazer com que esta oferta chegue a todos, em todos os lugares, de forma inclusiva, e para isto, a participação dos municípios junto a estas comunidades é fundamental. Estamos aqui para oferecer este serviço à população." - Afirma Gustavo Amorim.

Há na área da V GERES 24 comunidades quilombolas, distribuídas por diversos municípios.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.