quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Alunos do CSJD vivenciam valores humanos no 18º Momento Cultural





Sempre aplicando uma educação de excelência, os alunos do CSJD, juntamente à equipe participam de atividades visando promover a auto-gestão, valorizando a diversidade dos saberes e vivências sociais e cristãs, dentro da proposta do 18º Momento Cultural.

O 18º M.C. nos convida a participar de um projeto de vida com autonomia, consciência e responsabilidade.


Ser CSJD, faz toda a diferença.



Senai oferta cursos gratuitos no Agreste

O Senai Pernambuco abrirá as portas de suas 12 Unidades para apresentar à população oportunidades de carreiras na indústria durante o Mundo Senai 2018. Nos dias 8 e 9 de novembro, será possível visitar 11 Escolas Técnicas e uma Faculdade de Tecnologia distribuídas no Agreste, Sertão e Região Metropolitana do Recife, além de participar, gratuitamente, de palestras, minicursos, demonstrações práticas de atividades profissionais e feira de profissões.

Durante dois dias o Senai vai oferecer, gratuitamente, 100 minicursos, palestras e oficinas sobre o universo da educação profissional. As atividades abordarão assuntos de grande relevância para o setor industrial, como energias renováveis, design thinking, mercado de trabalho, empreendedorismo, o futuro das profissões, indústria 4.0 e tudo sobre os cursos que a instituição oferece. Para participar de tudo isso só é necessário fazer a inscrição no site abaixo:

Os visitantes ainda terão a chance de concorrer a 51 bolsas de estudo em cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional nas Escolas do Senai, participando do concurso cultural Quero Estudar no Senai. Basta acessar o mesmo site, cadastrar-se e criar quantas frases quiser com os temas “Senai” e “Indústria 4.0”.

Entre as novidades desta edição está a feira de profissões, que vai concentrar estandes para apresentar áreas temáticas das Escolas Técnicas do Senai, o que oferecem de mais inovador e as principais profissões relacionadas a cada uma delas. 

Outro destaque de 2018 será o lançamento da demo do jogo Terras de Senália, desenvolvido pelo Instituto Senai de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), com referências ao movimento armorial e aos biomas típicos de Pernambuco. O jogador vai percorrer o Litoral, Agreste e Sertão do estado executando tarefas que o ajudarão a identificar, a partir de suas habilidades, as áreas profissionais com que tem mais afinidade. 

Além dos minicursos gratuitos oferecidos durante o Mundo Senai, também será possível conhecer e se inscrever em mais de 170 cursos pagos de qualificação, aperfeiçoamento e técnicos disponíveis até o final do ano, que somam mais de 3,5 mil vagas abertas. E caso a preferência seja por cursos a distância, a instituição vai oferecer 1.760 vagas em cursos EAD pagos durante o evento. 

Em parceria com o IEL PE, o Senai também promoverá a feira de estágio, uma oportunidade para os visitantes cadastrarem currículos, visando vagas de estágio, e receberem orientação profissional. 

O grande mote do Mundo Senai é aproximar os jovens estudantes do mercado de trabalho, apresentando serviços, cursos técnicos, de qualificação, aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação da instituição que já formou mais de 1,5 milhão de pessoas desde 1943.

“Estima-se que na indústria, em média, para cada profissional de nível superior necessita-se de quatro profissionais de nível técnico. Essa proporção já denota que o mercado de trabalho é bem mais acessível a profissionais de formação técnica. Há muito mais empregos para técnicos que para engenheiros ou advogados. Daí podemos concluir que é melhor ser um técnico empregado que um bacharel sem emprego ou subempregado”, destaca o diretor regional do Senai Pernambuco, Sérgio Gaudêncio.

A expectativa é de que o Mundo Senai receba 20 mil pessoas este ano.

PROGRAMAÇÃO MUNDO SENAI 2018 EM GARANHUNS

OFICINAS

Coach de carreira: como potencializar sua trajetória profissional
Carga horária: 2 horas (50 vagas)
08/11 - 13h às 15h

Fui convocado para uma entrevista de emprego. E agora?
Carga horária: 2 horas (50 vagas)
09/11 - 13h às 15h

PALESTRAS

Design Thinking
Carga horária: 1 hora (50 vagas)
08/11 - 15h às 16h

Como identificar oportunidade de negócio
Carga horária: 1 hora (50 vagas)
09/11 - 13h às 14h

Na madrugada, disparo de arma de fogo próximo a UPE assusta moradores



Na madrugada desta quinta-feira (01/11), por volta das 4h00 da manhã, moradores da Rua Jerônimo Gueiros (rua que fica próximo a faculdade UPE) acordaram assustados, após ouvir uns gritos e em seguida um disparo de arma de fogo. 

Ninguém teve coragem de sair de casa para olhar o que estava acontecendo - e com toda razão - o clima foi de medo, a rua amanheceu silenciosa, não se via ninguém fora de casa. Não se sabe quem foi o autor do disparo e nem o motivo.

A questão é esta, como ninguém sabe o que aconteceu, a situação pode se repetir?

Não tenho informações se a polícia foi acionada.

BOLSONARO OFERECE SUPERMINISTÉRIO PARA SÉRGIO MORO - Jornal do Commercio


Sintepe apresenta denúncia ao Ministério Público sobre "movimento" que visa constranger professores




Assessoria de comunicação do SINTEPE

Na tarde desta quarta-feira (31) quatro entidades sindicais que representam trabalhadores em educação em Pernambuco reuniram-se com a promotora Eleonora Rodrigues, do Ministério Público de Pernambuco, para apresentar denúncia contra uma campanha de assédio aos professores e professoras em sala de aula, liderada por um autodenominado "Movimento pelas Crianças". As entidades foram Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco), Sinpoja (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Jaboatão dos Guararapes), Sinpmol (Sindicato dos Professores Municipais de Olinda) e Simpere (Sindicato dos Professores do Recife).

Nas redes sociais, o "movimento" incentiva os estudantes a constranger seus professores e professoras utilizando telefones celulares para gravar suas aulas e "denunciá-los" por supostamente "fixar ideologia política na cabeça dos alunos".

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) assinou denúncia apresentada à Promotoria de Justiça de Defesa da Educação. Para o Sindicato, o movimento de extrema-direita visa constranger e agredir professores e professoras em sala de aula.

A denúncia do Sintepe alerta que as mensagens do movimento confrontam o princípio de liberdade de cátedra, inscrito em nossa Constituição, em seu artigo 205, que assegura, claramente, “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”. Contraria também o que está explícito, logo em seu artigo 3º, na nossa Lei de Diretrizes e Bases Nacional – LDB (Lei 9.394/1996).

O documento-denúncia do Sintepe também recomenda que a Secretaria de Educação do Estado garanta, por meio de ações afirmativas e imediatas, a proteção dos docentes, a autonomia didático-científica e pedagógica e o direito de livre expressão e iniciativas das professoras e professores.

Por fim, o Sintepe concorda com a Recomendação Conjunta do Ministério Público Federal e Ministério Público de Pernambuco à Secretaria de Educação de Pernambuco e demais secretarias de educação que "se abstenham de qualquer atuação ou sanção arbitrária em relação a professores, com fundamento que represente violação aos princípios constitucionais e demais normas que regem a educação nacional, em especial quanto à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber e ao pluralismo de ideias e de concepções ideológicas, adotando as medidas cabíveis e necessárias para que não haja nenhuma forma de assédio moral em face desses profissionais, por parte de estudantes, familiares ou responsáveis".

O Sintepe avisa aos professores e professoras que denunciem ao Sindicato quaisquer ações que afrontem sua atuação profissional e pedagógica em sala de aula. Nosso Departamento Jurídico estará pronto para tomar as medidas cabíveis.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.