segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Estudante de Garanhuns recebe menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Informática

Kyllder Almeida da Rocha, do 3º ano do curso Técnico em Informática do IFPE, obteve a 7ª colocação entre os 1100 estudantes de Institutos Federais do Brasil



O estudante Kyllder Almeida da Rocha, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Informática do IFPE Garanhuns, alcançou a 47ª posição na colocação geral da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), recebendo menção honrosa em uma das mais importantes competições na área da Informática. O estudante reuniu, ao final da etapa nacional, 300 de um total de 500 pontos o que ainda lhe conferiu a 7ª colocação entre os 1100 inscritos oriundos de Institutos Federais do Brasil.

De acordo com o professor Elmano Ramalho, responsável pela preparação de Kyllder, Pernambuco não tem tradição na OBI, voltada principalmente para a área de programação. “Acho bem importante esta conquista por demonstrar a qualidade de nosso ensino, sem contar que essa olimpíada trata da questão mais importante, mais fundamental de nosso curso que é a área de programação. Outro ponto importante desta conquista é que a participação dos Institutos Federais ainda não é muito expressiva na competição, sendo a maior parte das escolas que participam particulares. Destaco ainda que as únicas vezes que o IFPE foi destaque na OBI foram com alunos do Campus Garanhuns. Tudo isso é motivo de muito orgulho para nós.”, ressalta.

Para Kyllder, que participou de todas as etapas da edição de 2017 da OBI alcançando a 108º colocação, a grande diferença deste ano foi a preparação. “Estive focado praticamente o ano inteiro para fazer as provas da OBI. No primeiro semestre eu fui bolsista do projeto de extensão do professor Elmano, Detect Coders: despertando talentos para computação e construindo desenvolvedores, que focava muito nos conteúdos das olimpíadas, além disso fiz o curso de iniciação à programação e passei o segundo semestre todo dedicado aos estudos, leituras, pesquisa e respondendo questões de provas passadas. É muito motivador ver que tudo isso teve um resultado fantástico.”, avalia.

Essa é a segunda vez na história que um estudante do IFPE é premiado na OBI. Em 2015, Lucas Dantas Gueiros, egresso do Campus Garanhuns, foi medalhista de bronze e colocou o IFPE na lista das escolas já premiadas na Olimpíada Brasileira de Informática.

OBI - A Olimpíada Brasileira de Informática possui duas modalidades e sete níveis de competição, os quais são voltados a alunos dos ensinos fundamental, médio e superior. De acordo com seus organizadores, o objetivo daOBI é despertar nos alunos o interesse por ciência da computação, importante na formação básica hoje em dia, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está a cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.

Texto e foto: Érika Targino

Aluna da Escola de Aplicação da UPE Garanhuns é selecionada para Missão Diplomática nos Estados Unidos

Maria Eugênia
A estudante da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns, Maria Eugênia Alves e Silva, foi selecionada para o programa Jovens Embaixadores 2019.

Este é o terceiro ano consecutivo que a Escola tem estudante selecionado para participar do programa, que é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas. 

O resultado da seleção foi divulgado pela Missão Diplomática dos Estados Unidos. A viagem dos Jovens Embaixadores para os EUA será de 11 de janeiro a 2 de fevereiro de 2019. Durante essas três semanas, eles passarão pela capital dos EUA, Washington, D.C., e depois, em grupos embarcarão para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.

Os jovens participarão de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos EUA, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. No final da viagem, eles apresentarão um plano de ação na área de justiça social e voluntariado que será implementado em suas comunidades após o retorno ao Brasil.

Programação da Mostra SESC de Cinema em Garanhuns

Filmes produzidos em todo o país serão exibidos gratuitamente de 5 a 9 de novembro 

Cena do filme "Fantasia de Índio"


O Sesc Pernambuco realiza em novembro a segunda edição da Mostra Sesc de Cinema, promovido pelo Departamento Nacional. O objetivo é promover a difusão da produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição. O Sesc Garanhuns é uma das unidades do agreste que vai receber a programação. As exibições vão acontecer no Salão Jaime Pincho, a partir desta segunda-feira (5/11) até o dia 9, em dois horários: às 14h30 e às 19h30.

Entre os destaques as produções pernambucanas “Fantasia de Índio”, de Manuela Andrade, e “Aurora 1964”, de Diego Di Niglio. A cidade recebe os filmes das regiões Nordeste e Centro-Oeste. A grade traz “Òrun Àiyé – A Criação do Mundo” (BA), de Jamile Coelho e Cíntia Maria; “O Menino Leão e a Menina Coruja” (DF), de Renan Montenegro; “A Piscina de Caíque” (GO), de Raphael Gustavo da Silva; “Aquele Disco de Gal” (MT), de Juliana Curvo e Diego Baraldi; “Galeria Rua” (PI), de Jonathan Dourado; “Os Desejos de Miriam” (AL), de Nuno Balducci; “Atrito” (PB), de Diego Lima; “Vesti la Giubba” (DF), de Johil Carvalho. Além de “O Sol Nasceu Para Todos” (DF), de Alan Mano K; “Elogio da Sombra” (MS), de Joel Pizzini; e “Lamparina da Aurora” (MA), de Frederico Machado.

“Os filmes de curta e longa metragem foram selecionados em todo o país para a Mostra Sesc de Cinema 2017/2018 que pretende contribuir com o campo audiovisual, sendo um espaço de lançamento e promoção de artistas de todas as regiões do país. Ao trazê-los para Pernambuco, damos a oportunidade de o público possa ter contato com o que há de mais novo na produção cinematográfica brasileira”, afirma a instrutora de atividades artísticas do Sesc Pernambuco, Naruna Pereira.

Serviço – Mostra Sesc de Cinema em Garanhuns
Data: de 5 a 10 de novembro de 2018
Local: Salão Jaime Pincho do Sesc Arcoverde
Entrada gratuita
Informações (87) 3761.2658

Programação
Segunda a sexta (5 a 9/11) – 14h30
“Òrun Àiyé – A Criação do Mundo”, de Jamile Coelho e Cíntia Maria (classificação livre)
“O Menino Leão e a Menina Coruja” (DF), de Renan Montenegro (classificação livre)

Segunda (5/11) – 19h30
“A Piscina de Caíque” (GO), de Raphael Gustavo da Silva (classificação livre)
“O Menino Leão e a Menina Coruja” (DF), de Renan Montenegro (classificação livre)
“Aquele Disco de Gal” (MT), de Juliana Curvo e Diego Baraldi (classificação 12 anos)

Terça (6/11) – 19h30
“Òrun Àiyé – A Criação do Mundo”, de Jamile Coelho e Cíntia Maria (classificação livre)
“Galeria Rua”, de Jonathan Dourado (classificação 10 anos)
“Os Desejos de Miriam”, de Nuno Balducci (classificação 16 anos)
“Atrito”, de Diego Lima (classificação 16 anos)

Quarta (7/11) – 19h30
“Vesti la Giubba” (DF), de Johil Carvalho (classificação 12 anos)
“O Sol Nasceu Para Todos” (DF), de Alan Mano K (classificação livre)

Quinta (8/11) – 19h30
“Elogio da Sombra” (MS), de Joel Pizzini (classificação 12 anos)
“Lamparina da Aurora” (MA), de Frederico Machado (classificação 16 anos)

Sexta (9/11) – 19h30
“Fantasia de Índio”, de Manuela Andrade (classificação livre)
“Aurora 1964”, de Diego Di Niglio (classificação 12 anos)    

Palestras gratuitas na área de TI na UFRPE-UAG



Na próxima sexta, 09, acontece na UFRPE-UAG, palestras com profissionais da área de TI que atuam em Recife, sendo um deles ex-aluno da UFRPE-UAG e outro gestor da empresa de TI que presta serviços de desenvolvimento de software à Prefeitura do Recife.

Empresários do ramo de desenvolvimento de software estão convidados, pois um dos palestrantes abordará a metodologia SCRUM de desenvolvimento ágil.

Evento gratuito com direito à certificado mas as vagas são limitadas.

Confirme sua presença em:

Confira mais detalhes em:
[goog_1858574381]


EM CULTO, BOLSONARO DIZ QUE QUER PACIFICAR PAÍS - Diário de Pernambuco


ONYX VIRA MINISTRO EXTRAORDINÁRIO - Jornal do Commercio


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.