terça-feira, 19 de março de 2019

PIB de Pernambuco cresce 1,9% em 2018. Quase o dobro da média nacional

Dados divulgados pela Agência Condepe/Fidem revelam que número maior que o do PIB nacional, que atingiu 1,1%

Foto: Juliane Souza/G1
A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) divulgou, nesta segunda-feira (18), os números do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do ano passado, que chegou a R$ 182,8 bilhões em valores correntes. O boletim da entidade mostra que o PIB cresceu 1,9% em 2018 em relação ao ano anterior. Em termos comparativos, a economia pernambucana apresentou um comportamento mais acelerado do que a economia brasileira no ano, já que o crescimento brasileiro foi de apenas 1,1%. A agropecuária, a indústria e os serviços são os setores econômicos que, segundo a entidade, motivaram o resultado anual. Respectivamente, os três segmentos apresentaram crescimento de 5,3, 2,0 e 1,7%.

Já na comparação do quarto trimestre de 2018 com igual período de 2017, o indicador que mede a economia pernambucana apresentou uma elevação real de 0,2%. Esse desempenho decorreu do comportamento, no trimestre, dos três grandes setores econômicos: Agropecuária (4,9%), Indústria (-3,9%) e Serviços (1,4%). Em valores correntes, o PIB do quarto trimestre de 2018 alcançou R$ 50,7 bilhões.

Segundo a presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, o fechamento do ano de 2018 foi bastante positivo para a economia pernambucana. “Com os dados do 4º trimestre, nós atingimos no ano o resultado de crescimento de 1,9%, quase o dobro do crescimento do Brasil em 2018. Pelos números iniciais de janeiro, a expectativa é de que continue o processo de retomada do crescimento da economia pernambucana, inclusive em um ritmo mais intenso do que ocorreu em 2017 e 2018”, comentou a presidente.

SETORES – O crescimento anual de 1,9% é o resultado do desempenho de três setores: Agropecuária (5,3%), Indústria (2,0%) e Serviços (1,7%). Na agricultura, as lavouras permanentes registraram crescimento de 13,6%, destacando-se os incrementos na produção de uva, banana, manga e maracujá. A pecuária apresentou crescimento (3,8%), com destaque para o aumento na produção de ovos e na bovinocultura de corte.

O crescimento do setor industrial (2,0%) em Pernambuco decorreu do desempenho positivo das atividades da indústria de transformação (3,2%), da estabilidade na construção civil (0,3%) e da produção e distribuição de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana (0,0%).

O comportamento positivo da indústria de transformação estadual durante o ano de 2018 resultou da expansão de atividades que a compõem como: Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (21,3%); fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (20,0%), com destaque para a produção. Destaque também para latas de alumínio para embalagem, esquadrias de alumínio, palha de aço, esponjas e semelhantes de fios de aço; fabricação de sabões, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal (16,2%), por intermédio da produção de amaciantes de tecidos, desinfetantes para usos doméstico, institucional e/ou industrial e sabões ou detergentes em pó ou outras formas semelhantes.



No ano, o Setor de Serviços em Pernambuco cresceu 1,7% quando comparado a 2017. As atividades do setor que mais contribuíram positivamente para este resultado foram. O Comércio, por sua vez, apresentou leve baixa (-0,4%). A atividade que apresentou expansão significativa foi a de veículos, motocicletas, partes e peças (11,0%). Ainda em sentido positivo, o varejo de móveis (2,9%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,7%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,6%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,9%).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.