terça-feira, 28 de maio de 2019

Renato Siqueira assume presidência da UBE Nacional

Texto e fotos: Wando Pontes (UBE Garanhuns)



A histórica Casa Rosada de arquitetura centenária localizada no bairro de Casa Forte 202, zona norte da capital Recife, é sede da União Brasileira de Escritores. Já na chegada à UBE, somos recebidos com a belíssima escultura de Abelardo da Hora.

Na área externa entre o verde dos jardins e suas árvores, repousa alguns fragmentos do passado como por exemplo, um velho bonde que, ao lado do casarão ainda se mostra imponente apesar dos intemperes do tempo.

Foi neste ambiente saudosista que, no sábado, dia 25 de Maio de 2019, em concorrido encontro na Casa Rosada sede da União Brasileira de Escritores (UBE) realizou-se a posse festiva da nova diretoria liderada pelo escritor José Renato Siqueira, que vai conduzir os destinos da entidade literária no biênio 2019-200.

No discurso de saudação ao novo presidente da UBE, após destacar as qualidades de José Renato Siqueira, o escritor Alexandre Santos falou da importância do movimento de 'União pelas Letras', especialmente no atual momento vivido pelo Brasil, no qual a arte, a cultura, a ciência e a tecnologia vêm sendo perseguidos.

Garanhuns se fez presente, o escritor presidente da UBE local, Natanael Vasconcelos, acompanhou uma comitiva com escritores do Núcleo que, agora, farão parte da diretoria nacional comandada por Renato Siqueira

"Não podia deixar de usar a palavra nesta noite, pois trago-lhe um recado. Estou aqui, juntamente com outros membros da UBE-Núcleo de Garanhuns para prestigiar esta solenidade e também transmitir-lhe os parabéns e o abraço daqueles que não puderam fazerem-se presentes. Estão ausentes por motivos tantos. 

Caro Renato, sabemos que não é fácil substituir Alexandre Santos, porém, conhecemos a sua capacidade, o seu poder de articulação e liderança, baseado no belo trabalho que realizou quando presidente do Núcleo de Garanhuns. Porém, a missão é mais ampla, agora não tens sob teu comando um Núcleo, agora presides a UBE Nacional e presidir a UBE significa representar e defender os interesses dos escritores e, defender os interesses dos escritores é defender a liberdade do pensamento, a liberdade de expressão, é defender a propriedade intelectual em todos os recantos deste País. Não nos restam dúvidas que você saberá conduzir esta instituição mantendo a, União, unida. 

Particularmente desejo que quando transmitir o cargo ao seu sucessor tenha um fã clube igual ao de Alexandre Santos". Declarou o escritor Natanael Vasconcelos no seu discurso.

A UBE foi criada em 1958 com objetivo de discutir políticas públicas referentes a literatura brasileira. Renato, assume como o mais jovem e o primeiro escritor do interior do estado a comandar a entidade literária em nível nacional. 

Wando Pontes

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.