DESTAQUES DO BLOG

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Governador Paulo Câmara reconduz Francisco Dirceu ao cargo de Procurador-Geral



Após receber ofício enviado pelo secretário-geral do Ministério Público de Pernambuco com a lista tríplice dos mais votados na eleição do órgão, o governador Paulo Câmara fez a opção pela recondução do promotor Francisco Dirceu de Barros ao cargo de Procurador-Geral do MPPE.

RECIFE TEM UMA DAS MENORES INFLAÇÕES DO BRASIL


Resultado de imagem para inflação


Agência Brasil / Diário de Pernambuco

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) terminou o ano de 2018 em alta em sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A variação de preços geral na quarta semana de dezembro foi de 0,29%, mas o indicador chegou a 0,73% no Rio de Janeiro.

Ainda no Rio, foi registrada a maior inflação entre as cidades brasileiras que fazem parte do estudo. Belo Horizonte (0,25%), Porto Alegre (0,25%) e Salvador (0,22%) não chegaram a 0,3% de variação. Recife (0,19%), São Paulo (0,11%) e Brasília (0,09%) tiveram as menores taxas.

A inflação do Rio de Janeiro subiu 0,18 ponto percentual em relação à terceira semana de dezembro, quando havia atingido 0,55%.

Vestuário e habitação foram as classes de despesa que mais contribuíram para essa alta, mas alimentação e educação também pressionaram o índice por já se encontrarem em um patamar mais elevado.

Apesar de ter a menor taxa de inflação semanal entre todas as capitais, Brasília teve um avanço de 0,38 ponto percentual na variação de preços. O movimento de preços na capital federal foi influenciado por vestuário e transportes, disse a FGV.

André Longo assume Secretaria Estadual de Saúde. SAIBA MAIS

Médico já esteve à frente do Simepe, Cremepe, Agência Nacional de Saúde Suplementar e Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco


Na manhã desta quinta-feira (03.01), ocorreu a solenidade de transmissão do cargo de secretário estadual de Saúde. O oncologista Iran Costa, que estava à frente da Secretaria Estadual de Saúde (SES) nos últimos quatro anos, entregou o cargo ao médico cardiologista André Longo. A cerimônia, na sede da SES, no Bongi, foi bastante concorrida e contou com a presença da deputada estadual Simone Santana, do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia; do presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PE), Orlando Jorge; do presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Mario Fernando Lins, além de gestores da rede estadual de Saúde e funcionários da SES.

André Longo, 47 anos, é formado pela Universidade de Pernambuco (UPE) em medicina. Ele é especialista em cardiologia pela Comissão Nacional de Residência Médica e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e servidor público estadual desde 1997. Foi eleito por duas vezes presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), cargo que exerceu entre 2002 e 2006. Em seguida, foi eleito à presidência do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), cumprindo mandato entre 2008 e 2011. Entre 2012 e 2015, presidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com sede no Rio de Janeiro. Em seguida, em janeiro de 2015, foi convidado pelo Governador Paulo Câmara para assumir a presidência do Instituto de Recursos Humanos (IRH), cargo que vinha exercendo.
“Sou, com muito orgulho, servidor público desta Secretaria Estadual de Saúde desde 1997. Recebo com muita honra e responsabilidade o convite do Governador Paulo Câmara para assumir o cargo. Quero registrar nossa intenção de fazer uma gestão participativa, com respeito e diálogo com as representações dos usuários, da sociedade civil organizada, dos movimentos sindicais e conselhos e de todas as instâncias do importante controle social do SUS. Vamos andar por todo o Estado, do litoral ao sertão, dialogando muito e conversando diretamente com toda a população”, disse André Longo durante o seu discurso.
O novo secretário também destacou os avanços alcançados na área da saúde no Estado nos últimos anos. “Neste cenário de crise, tornou-se ordem do nosso Governador fazer mais com menos, com um modelo de gestão focado na eficiência, que recentemente foi reconhecido pelo Jornal Folha de São Paulo no ranking de eficiência dos Estados como um dos cinco considerados eficientes no Brasil”, destacou. Longo ainda frisou os expressivos números de produção do SUS em Pernambuco, sistema que atende mais de 8 milhões de pessoas no Estado. “Desde 2015, cerca de 200 mil pernambucanos deixaram seus planos de saúde em decorrência da crise econômica, ampliando a necessidade por serviços do SUS em todas as áreas”, frisou.

SOCIEDADE PRESTIGIA EM PESO, POSSE DE DANIEL DA SILVA NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE GARANHUNS

 Texto: ASCOM – Câmara Garanhuns / Fotos: Maurício Pais

Com um plenário totalmente ocupado por autoridades religiosas, políticas, civis e militares de várias esferas, servidores e convidados dos mais variados segmentos da sociedade do agreste de Pernambuco, ocorreu na noite dessa quarta feira (02/01) a posse da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Garanhuns, ‘Casa Raimundo de Moraes’. 

Na oportunidade, assumiram o comando da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020, o presidente, Vereador da Silva; Vice Presidente Gil PM; 1ª Secretária, Luzia da Saúde e 2º Secretário, Vereador Professor Márcio. 

Deputado Federal eleito Fernando Rodolfo (PHS)
Entre as autoridades políticas presentes, prestigiaram a cerimônia o Deputado Federal eleito Fernando Rodolfo (PHS), o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), vice prefeito de Jucati, Luciano da Farmácia; secretários municipais de Garanhuns, o Presidente da União de Vereadores de Pernambuco – UVP, Josenildo Barbosa, vereadores da Região, além dos ex prefeitos de Garanhuns, Silvino Duarte e de Jucati, Gerson Henrique; Representantes do meio evangélico local também prestigiaram a posse: pastores da 4ª Igreja Presbiteriana de Garanhuns, Jan Marke e Wallace Rodrigues; Pastores Eudes Oliveira, Diretor do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro; Presidente da OPEGAR, Pastor Tony, entre outros. Estava presente ao evento ainda, o representante do Lions Garanhuns, Dr. Ulisses Pinto; o comandante do 71º BIMTZ, Tenente Coronel Goyanna; o representante do 9º BPM, Major Fernandes; Membro do TCE-PE, Sr. Paulo Ricardo; o Oncologista Dr. Eduardo Miranda, entre outras autoridades.

No seu discurso de posse, o novo presidente da Câmara Municipal de Garanhuns Daniel da Silva, destacou sua origem humilde, sua formação na área de saúde e posterior trajetória política. Ele destacou ainda o trabalho da sua antecessora, Vereadora Carla Patrícia e se comprometeu em avançar nas ações que melhorem o relacionamento daquela casa legislativa com os servidores, imprensa e com a sociedade, ao mesmo tempo em que conclamou a população a participar das reuniões e acompanhar as ações dos legisladores municipais. Ele criticou setores tendenciosos que publicam fatos sem constatarem a veracidade das informações, distorcendo o real papel dos vereadores. 

Finalizando sua fala, Daniel frisou o bom relacionamento da maioria dos vereadores garanhuenses com o Executivo Municipal que, na sua opinião, favorece a população com ações mais ágeis na aprovação de projetos que beneficiem Garanhuns e seus distritos. 

Em razão de estar acompanhando a posse de Secretários do Governo Paulo Câmara, no Recife, o suplente de Deputado Estadual Sivaldo Albino (PSB), enviou mensagem justificando sua ausência da cerimônia em Garanhuns. 

ACESSO MAIS SEGURO 

Na oportunidade, os presentes já se depararam com novidades no acesso ao interior da Câmara: foram instaladas já pela nova gestão, catracas eletrônicas que darão acesso mais ao servidores e população de forma mais organizada, mediante prévia identificação e posterior utilização de cartão magnético com código de barras, para que se mantenha um controle constante do fluxo de visitantes e seu destino naquele ambiente parlamentar. Nova e moderna uniformização dos servidores também marcará esse novo momento vivido pela Câmara Municipal. 

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.