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CLINLAB DIAGNÓSTICOS

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terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Procurador-geral de Justiça, Dr. Francisco Dirceu toma posse nesta sexta-feira (15/02)

Procuradores-gerais de Justiça de todo o país participam da posse e também da primeira Reunião Ordinária Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) 



O procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, reconduzido ao cargo pelo governador Paulo Câmara, toma posse na próxima sexta-feira, 15 de fevereiro. A solenidade, aberta ao público, acontece no Centro Cultural Rossini Alves Couto, Santo Amaro, às 18h. Além dos membros e servidores do próprio Ministério Público de Pernambuco (MPPE), representantes do Poder Executivo e Legislativo, o evento irá receber todos os procuradores-gerais do Ministério Público brasileiro. Estes se reúnem, pela manhã, em sessão fechada, na 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), que ocorrerá na sede da Procuradoria-Geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE), na rua do Imperador Pedro II, bairro de Santo Antônio.

Pela manhã, na reunião do CNPG, os procuradores-gerais vão discutir soluções conjuntas caso a pluma de sedimentos e rejeitos liberada após o rompimento da barragem Córrego do Feijão, em Minas Gerais (MG), chegue ao Rio São Francisco. O grupo tem acompanhado as ações tomadas pelas diversas instituições. “A situação está sendo objeto de monitoramento 24h pelo Ministério Público de Pernambuco, por meio do seu Centro Operacional de Apoio às Promotorias do Meio Ambiente (CAOP Meio Ambiente), em articulação com os CAOPs das demais unidades do Ministério Público do Nordeste e do Brasil. Ao chegar ao São Francisco, o problema pode atingir o pescador, o pequeno produtor e, até mesmo, o grande latifundiário, uma vez que até as exportações da região podem ser afetadas, isso nós não vamos admitir, estamos 24 horas monitorando a situação e qualquer indício de risco, tomaremos todas medidas possíveis para evitar danos ao Rio São Francisco”, disse o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros.

Além do debate acerca de soluções para Brumadinho o CNPG discutirá temas propostos pelos diversos procuradores-gerais de Justiça brasileiros. No último ano, por exemplo, o Conselho discutiu o enfrentamento às organizações criminosas, a defesa do acordo de não persecução penal, a capacitação de membros do MPPE para aperfeiçoar o combate ao crime, questões remuneratórias, a racionalização e simplificação de atos e de procedimentos administrativos nos âmbitos do CNMP, informatização do sistema eleitoral do Ministério Público, entre diversos outros assuntos.

Biografia – Natural do Crato (CE), Dirceu Barros ingressou no MPPE em primeiro de outubro de 1999, como promotor de Justiça na Comarca de Exu. Passou como titular ou por cumulação pelos municípios de Correntes, Moreilândia, Ouricuri, Trindade, Bodocó, Panelas, Águas Belas, Lagoa do Ouro, Angelim, Jurema, Bom Conselho e Garanhuns. Em fevereiro de 2014, foi promovido para a segunda Promotoria Criminal de Garanhuns. Conhecido por ser professor, ele é mestre em Direito e especialista em Direito Penal e Processo Penal, sendo escritor de mais de 72 títulos.

Serviço
Posse do procurador-geral de Justiça de Pernambuco
Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019, às| 18h
Centro Cultural Rossini Alves Couto, av. Visconde de Suassuna, n.º 99, Santo Amaro

Boas práticas na manipulação de alimentos é tema de curso em Garanhuns promovido pelo Sebrae/PE

Qualificação e certificado desta capacitação são necessários para a emissão do alvará a vendedores ambulantes da cidade



Uma das qualidades apontadas pelos consumidores de alimentos, no que diz respeito à limpeza, é a forma como o comerciante manuseia produtos e utensílios que são usados no preparo das refeições. Essa característica é essencial para todo o segmento de alimentação: bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias e vendedores ambulantes. Para que eles possam se aprimorar e, assim, oferecer produtos com o máximo de higiene, a Unidade Agreste Meridional do Sebrae realiza, de 18 e 22 de fevereiro, em Garanhuns, o curso “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”. São 25 vagas e as inscrições já podem ser feitas na loja virtual do Sebrae/PE (https://loja.pe.sebrae.com.br/loja/) ou diretamente na sede da Unidade, localizada na Avenida Rui Barbosa, 671, no Bairro Heliópolis (na lateral da agência do Banco do Brasil). O investimento é de R$ 80, podendo ser pago no cartão de crédito ou boleto bancário.

As aulas serão das 18h às 22h, na sede do Sebrae em Garanhuns. Durante uma semana, os seguintes pontos serão abordados no curso, que tem duração de 20 horas: as boas práticas, as exigências legais e os perigos; a contaminação microbiológica e os requisitos das boas práticas; os requisitos das boas práticas previstos na RDC n° 216/2004 (Anvisa); as boas práticas: exposição de produtos para consumo, fluxo de processo, documentação e registros; e a atuação do responsável capacitado e suas ferramentas de implantação das boas práticas.

O curso é direcionado a todos os empreendedores que manipulam ou manuseiam alimentos de uma forma geral. “Reforçamos a importância do curso, uma vez que o alvará de vendedor ambulante só é emitido pela Vigilância Sanitária do município quando o profissional possui o certificado deste curso. Quem já possui o certificado também precisa ficar atento, pois o mesmo tem validade de dois anos, e a reciclagem se faz necessária”, explica Paula de Sá, analista da Unidade Agreste Meridional do Sebrae.

Serviço: Curso “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”
Data: de 18 a 22 de fevereiro de 2019
Local: sede da Unidade Agreste Meridional do Sebrae 
Horário: das 18h às 22h
Inscrições: R$ 80, pelo site https://loja.pe.sebrae.com.br/loja/ 
ou na sede da Unidade Agreste Meridional do Sebrae

Informações: (87) 3221-3333

EPC lança edital de mais de R$ 13 milhões para produção de conteúdo audiovisual para a TVPE

Produtoras podem inscrever até dois projetos, nas categorias de ficção, documentário e documentário telefilme, até 11 de março. Divulgação das propostas selecionadas será feita até 10 de abril



A Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) apresentou o 1º Edital Virada Digital TVPE nesta segunda-feira (11), no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), no Bairro do Recife, a partir das 15h30. A iniciativa visa a selecionar 31 obras audiovisuais para a televisão, que poderão contratar até R$ 13,4 milhões do Fundo Setorial de Audiovisual (FSA), dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria Audiovisual (Prodav 02). O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, participará do evento.

O edital engloba 13 categorias de conteúdo para envio de propostas, com temas pré-definidos, que contemplam a diversidade do povo pernambucano. O custo total máximo por obra seriada de ficção é de R$ 1,8 milhão, R$ 390 mil, para séries de documentário, e R$ 208 mil, para documentário telefilme. As inscrições serão realizadas no período de 18 de fevereiro a 11 de março de 2019. O edital pode ser acessado na íntegra no Portal da EPC - portalepc.com.br.

Cultura de povos indígenas e de comunidades quilombolas, relações do universo da agricultura familiar e sobre vida de pessoas idosas são algumas das temáticas que deverão ser contempladas pelos vídeos. Para se inscrever é necessário que o roteiro das propostas seja inédito e se encaixe em algum dos gêneros do edital. É preciso, ainda, que a produtora seja uma empresa registrada e esteja regular junto à Agência Nacional de Cinema (Ancine). A seleção inclui a análise da documentação pela EPC e do projeto por uma comissão técnica de avaliação, formada por pelo menos três jurados com atuação reconhecida no segmento audiovisual. Cada produtora pode inscrever até dois projetos.

"Através deste Edital, a EPC se afirma como um dos principais órgãos de fomento da cadeia produtiva do audiovisual de Pernambuco. E o resultado do investimento federal será mostrado à população pernambucana, em primeira mão, na tela da TVPE, que já está digital na Região Metropolitana do Recife, em Caruaru e Petrolina", afirmou Gustavo Almeida, diretor-presidente da EPC.

Entre os documentos exigidos estão o formulário de inscrição de projeto, o cartão de CNPJ da empresa e o roteiro. A documentação completa pode ser conferida no edital, e deve ser entregue na secretaria da EPC, na Avenida Conde da Boa Vista, 1424, Bairro da Boa Vista, entre os dias 18 de fevereiro e 11 de março, das 9h às 12h e das 13h às 17h, horário local. Também é possível enviar o material pelos Correios, via Sedex, contanto que seja postado até a data limite para inscrições.

Diversidade

O edital prevê a produção de 11 séries documentais e de ficção sobre o universo da juventude do interior do Estado e da periferia da Região Metropolitana do Recife; universo LGBT; brincadeiras e jogos populares infantis; relações do universo da agricultura familiar; desrespeito aos direitos humanos na mídia pernambucana; economia criativa, inovação e cultura digital; desafios das pessoas com deficiência; esportistas, projetos e esportes nas mais diversas modalidades e regiões; universo da vida de idosos e idosas; a diversidade dos biomas, fauna e flora; o enfrentamento ao machismo e a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres.

Para as obras não seriadas está prevista a produção de 20 documentários telefilmes sobre personalidades, eventos, histórias ou temas relativos ao patrimônio material ou imaterial, à memória e a cultura dos povos indígenas e das comunidades quilombolas de Pernambuco. Os detalhes das categorias, episódios e informações sobre inscrição, documentação e prazos estão disponíveis para consulta no edital da EPC.

Novo Portal EPC

Junto com o Edital da Virada Digital 2019, a EPC lança o seu portal online, consolidando-se como empresa de comunicação pública em Pernambuco que oferece conteúdo e serviços voltados à inclusão social, democracia e formação crítica. “Com o Portal EPC – o primeiro portal de comunicação pública do Estado – a Empresa Pernambuco de Comunicação, para além da gestão da TVPE, passa a articular produtores de conteúdo de comunicação pública, comunitária e independente em todo o Estado num mesmo endereço”, explicou Felipe Peres, diretor vice-presidente da EPC. O novo portal pode ser acessado aqui: portalepc.com.br.

UPE divulga primeiro remanejamento do SSA 3



A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou a listagem do primeiro remanejamento do Sistema Seriado de Avaliação – 3a fase (SSA3) do Processo de Ingresso 2019 da instituição, com 754 candidatos remanejados.

Os feras deverão realizar suas matrículas nesta sexta-feira (15/02/19). Os candidatos que não efetivarem suas matrículas no dia determinado serão eliminados automaticamente. 

LOCAIS DE MATRÍCULA – As matrículas dos cursos oferecidos nos campi da UPE no Recife, Benfica e Camaragibe deverão ser feitas, das 8h às 13h, nas respectivas unidades, são elas:
Para os cursos dos campi Santo Amaro e Camaragibe: Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro – Recife, Fone: 3183-3528;
Para os cursos de Administração e Direito: Faculdade de Administração (Fcap), Av. Sport Clube do Recife, 252 – Madalena – Recife, Fone: 3181-8600;
Para os cursos de Engenharia e de Física de Materiais: Escola Politécnica (Poli), Rua Benfica, 455 – Madalena – Recife, Fone: 3184-7536.

Os candidatos classificados nos cursos oferecidos no Interior deverão se dirigir às unidades correspondentes aos cursos ao qual se inscreveram.
Campus de Caruaru, Rodovia 104 - Km 62 – Nova Caruaru, Fone: (81) 3719-9444;
Campus Nazaré da Mata, Rua Amaro Maltez, 201 – Bairro Novo – Nazaré da Mata, Fone: (81) 3633-4615;
Campus Garanhuns, Rua Capitão Pedro Rodrigues, 105 – São José – Garanhuns – Fone: (87) 3761-8210;
Campus Arcoverde, Rua Cícero Monteiro Melo, s/n – Arcoverde - Fone: (87) 99647-7711;
Campus Salgueiro, Av. Verimundo Soares, s/n, Km 511, BR 232 - Salgueiro, Fone: (87) 3871-8707;
Campus Petrolina, BR 203, Km 2 – Vila Eduardo - Petrolina, Fone: (87) 3866-6470;
Campus Palmares, Av. Homero de França Limeira, s/n – Santa Rosa - Palmares, Fone: (81) 3662-0172;
Campus Serra Talhada, Av. Custódio Conrado, 600 – Nossa Senhora da Conceição – Serra Talhada, Fone: (87) 3831-2311.

O candidato deverá apresentar no ato da matrícula 2 (duas) fotos 3x4 atualizadas, e ainda, original e fotocópia ou, apenas, fotocópia autenticada dos seguintes documentos:
Cédula de identidade;
CPF;
Certificado de conclusão do ensino médio com respectivo histórico escolar. Para cotista, o histórico escolar deve comprovar que estudou os três anos do ensino médio e os anos finais do 6oao 9o (antiga 5a a 8a serie) do ensino fundamental em escola pública estadual ou municipal;
Certidão de nascimento ou de casamento;
Título de eleitor e comprovante de votação;
Para homens, prova de quitação do Serviço Militar, se maior de 18 (dezoito) anos. 
Os ingressantes cotistas, residentes em Recife ou Região Metropolitana de Recife que já são beneficiados com passagens gratuitas através do cartão VEM RMR, deverão apresentar original e fotocópia do cartão. 

Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

Inscrições do curso Técnico em Agronegócio até esta quinta-feira (14). SAIBA MAIS

O curso é gratuito e está com vagas limitadas para o Recife e interior do Estado


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) encerrará as inscrições para o processo seletivo do curso gratuito de Técnico em Agronegócio na próxima quinta-feira (14). O edital prevê a liberação de 60 vagas, sendo 30 para o polo de Recife e mais 30 para o polo de Bezerros. 

As inscrições devem ser realizadas no portal http://etec.senar.org.br/inscricoes/.

No ato da inscrição, o candidato deverá anexar seu histórico escolar e indicar o polo de ensino para participar das aulas presenciais. É importante que os candidatos leiam o edital atentamente, pois o sistema aceita somente uma inscrição por CPF e não permite alterações após o envio dos dados.

O resultado dos aprovados na primeira fase deve ser divulgado até o dia 18 de fevereiro, no site http://senar-pe.com.br/ . Em seguida, o critério de classificação será por entrevistas, realizadas entre os dias 20 e 25 de fevereiro, nos polos escolhidos. O início das aulas está previsto para o dia 08 de março.

O curso

Na modalidade semipresencial, o curso tem carga horária de 1.230 horas e está dividido da seguinte forma: 80% é feito a distância e 20% com aulas presenciais, no polo escolhido pelo candidato aprovado.

Durante a formação, o participante estudará técnicas de gestão, de comercialização, e aprenderá como atuar na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades do agronegócio.

De acordo com o superintende do Senar/PE, Adriano Moraes, o curso é totalmente gratuito e certificado pelo Ministério da Educação (MEC).

Para mais informações, entre em contato com coordenação de Treinamentos do Senar/PE: (81) 3312.8966, de segunda a sexta, das 8h às 18h (horário local).

Ivo Amaral e Ivan Rodrigues fazem aniversário no mesmo dia




Quis o destino que dois dos personagens mais importantes da história política de Garanhuns nos últimos 50 anos tenham nascido no mesmo dia, 13 de fevereiro. Para muita gente uma pessoa de 90 anos já tem a idade avançada, mas o preconceito cai por terra quando essas pessoas são Ivan Rodrigues e Ivo Amaral, que fazem da idade verdadeiros trunfos de experiência e multiplicação de amizades. Ivo comemora parte o bolo de 85 primaveras, Ivan chega aos 91 anos.

Essas histórias não são passado, pois ambos continuam plenamente em atividade no cotidiano da cidade e da região. Ivan ainda bate ponto no Governo de Pernambuco. Ivo mantém contatos com amigos e correligionários, e é liderança respeitada no MDB de Jarbas e Raul Henry.

De histórias políticas antagônicas, os jovens senhores sempre mantiveram um respeito mútuo, e uma amizade que se construiu além das divergências políticas.

Ambos também fizeram da família o alicerce de suas vidas.

A todos que compartilham de suas vidas, parabéns!!

Comissões diocesanas de Pascom do Regional NE2 participam de encontro em Garanhuns



A Diocese de Garanhuns acolheu, neste final de semana, jornalistas e coordenadores que trabalham nas equipes diocesanas da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional NE2. O encontro ocorreu no Seminário de São José, reunindo representantes das províncias eclesiásticas do Rio Grande do Norte (Arquidiocese de Natal e dioceses de Mossoró e Caicó), Paraíba (Arquidiocese da Paraíba e dioceses de Guarabira, Campina Grande e Patos), Pernambuco (Arquidiocese de Olinda e Recife e dioceses de Garanhuns e Caruaru) e Alagoas (Arquidiocese de Maceió e diocese de Palmeira dos Índios). O grupo partilhou experiências de trabalho e revisou pontos fundamentais da missão, como os quatro eixos constantes do Diretório de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): articulação, formação, produção e espiritualidade.

Para o assessor eclesiástico da coordenação da Pascom do Regional NE2, padre Jerffeson Adelino Gomes, que é coordenador da Pascom da Diocese de Caruaru, o encontro é oportunidade para avaliação e animação. “Todos os anos nós realizamos este encontro com os coordenadores, para avaliarmos a caminhada e planejar nossas ações, mas também para promovermos, cada vez mais, a comunhão no Regional em um momento especial de unidade, diálogo, fraternidade e missão”, disse Pe. Jerffeson.

Representada pela jornalista Luciana Falcão, a Arquidiocese de Olinda e Recife apresentou as atividades realizadas em 2018, com destaque para a série de vídeos produzidos sobre as Eleições, incluindo perguntas dos eleitores e as orientações do arcebispo, dom Fernando Saburido, sobre a importância do voto consciente. “Partilhamos ainda a experiência de celebrar o Dia Mundial das Comunicações com a Imprensa local, promovendo a visita de dom Fernando às redações e estúdios de rádio, jornal e TV da região metropolitana”, informou a jornalista.

O grupo de comunicadores, em Garanhuns, definiu a data do próximo Mutirão Regional de Comunicação, o 8º Muticom, dirigido a todos os agentes de Pascom das paróquias inseridas nos quatro estados do Regional. Será nos dias 3, 4 e 5 de julho de 2020, na Diocese de Patos, na Paraíba, com seminários e oficinas sobre o universo da comunicação. O local havia sido anunciado no último Muticom, realizado em 2018, em Caruaru, mas a data foi definida de acordo com as disponibilidades de agenda das coordenações diocesanas.

Para a coordenadora da Pascom do Regional NE2, Ir. Joelma Pinto, os dias em Garanhuns foram de muita graça, pela chance de fortalecer a espiritualidade do grupo por meio das reflexões, celebrações eucarísticas e orações diárias, bem como pela possibilidade de partilhar e discutir experiências exitosas. “A partir do encontro, podemos entrar em comunhão com as equipes, perceber as realidades de cada uma e aprender com elas”, afirmou a coordenadora.

A próxima reunião da Pascom Regional acontecerá na Diocese de Maceió, em outubro, para elaboração do Plano de Pastoral com ações de comunicação no âmbito do Regional NE2, incluindo metas a médio e longo prazo, além de definir detalhes e colaborações para o 8º Muticom.

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Edição 2621 - 02/08/2019
Numa decisão controversa, o Brasil autoriza consultas pela internet


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