quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Instalada a Frente Parlamentar da Bacia Leiteira de Pernambuco



Foi instalada ontem (12), no Auditório Sérgio Guerra da Alepe, a Frente Parlamentar da Bacia Leiteira de Pernambuco. O colegiado terá como objetivo propor medidas que melhorem a situação dos produtores de leite, diminuindo os custos com o rebanho e aumentando o valor do produto para a venda. 

Outro tema de relevante importância para a cadeia produtiva é a utilização pelas indústrias de laticínios instaladas em Pernambuco e beneficiadas pelo Prodepe do leite em pó na sua produção em detrimento do leite vendido pelos pequenos produtores locais. O deputado Claudiano Filho (PP) coordenará o grupo que terá como membros efetivos os deputados Roberta Arraes (PP), Fabrizio Ferraz (PHS), Clovis Paiva (PP), Henrique Queiroz Filho (PR) e Aglailson Victor (PSB), Antonio Fernando (PSC) e Priscila Krause (DEM).

Ainda foi discutida a questão das empresas que desejam entrar no estado e serem beneficiadas pelo Prodepe. Os produtores acham justo que se avaliem os requisitos e o rigor da fiscalização para que não haja prejuízo às empresas pernambucanas e aos produtores locais que compõem a cadeia leiteira. Para tentar solucionar essa questão, o deputado Claudiano apresentou a Indicação n° 0080 na Alepe, publicada hoje no Diário Oficial, solicitando ao governo que seja realizada fiscalização nas indústrias de lácteos beneficiadas pelo Prodepe.

Também se definiu a volta da Câmara Setorial do Leite, tendo ficado na agenda uma reunião para a próxima semana na Ad-Diper com o objetivo de definir a formação do grupo.

Estiveram presente hoje na solenidade de instalação o Secretário de Agricultura do Estado, Dilson Peixoto; o presidente da Adagro, Paulo Lima; o presidente da Ad-Diper, Roberto Abreu; representando o governo, o diretor de política tributária da Secretaria da Fazenda, Abílio Xavier; além de produtores de Águas Belas, Itaíba, Bom Conselho, Saloá, Venturosa, Afogados da Ingazeira e Garanhuns. O prefeito de Lajedo, Rossine Blesmany também este no encontro.

ALEPE / Ivo Amaral recebe homenagem em seu aniversário

Ex-prefeito de Garanhuns e ex-deputado estadual, Amaral comemora 85 anos de idade nesta quarta, 13



Quando o vice-líder do Governo do Estado na assembleia legislativa, deputado Sivaldo Albino (PSB), usou a palavra na sessão desta quarta-feira (13), o ex-prefeito de Garanhuns, por dois mandatos, e ex-deputado estadual Ivo Tinô do Amaral recebeu uma devida homenagem, neste dia em que comemora 85 anos de idade.

"Ivo Amaral é um dos mais importantes, e ainda atuante, político e gestor público de Pernambuco. Tem sua história reconhecida e respeitada até por seus adversários políticos, que, na grande maioria, tornaram-se seus amigos. Tem serviços prestados a Garanhuns que mudaram a história do município, como o Festival de Inverno e o Relógio de Flores." - Afirma Sivaldo Albino.

Ainda militando na política, Ivo Amaral é uma das referências de coerência e liderança para o MDB do senador Jarbas Vasconcelos e do seu presidente estadual, deputado federal Raul Henry.

"Tive a honra de contar com o apoio e os conselhos de Ivo Amaral nas últimas campanhas eleitorais, e esta honra agora é ainda maior, ao chegar à Assembleia Legislativa do Estado, representando Garanhuns e o Agreste, como ele sempre fez com muito zelo e dedicação." - finaliza o parlamentar.

Também nesta quarta-feira, outra grande liderança de Garanhuns para o estado, Dr. Ivan Rodrigues, grande amigo e correligionário de dr. Miguel Arraes, comemora aniversário, em uma feliz coincidência, e o deputado Sivaldo Albino registrará a data em seu pronunciamento na ALEPE.

EDUCAÇÃO / Mais jovens de Pernambuco vão estudar no outro lado do mundo

Ganhe o Mundo segue avançando e envia estudantes para a Austrália. Nesta edição, o programa vai embarcar um total de 75 alunos da rede estadual para o país. Governador Paulo Câmara acompanhou o embarque de 23 deles




Nunca imaginei que teria essa oportunidade. Meu sonho, desde pequeno, sempre foi fazer intercâmbio, e hoje esse sonho se tornou possível”. Foi assim, com um misto de emoção e ansiedade, que o jovem Janaelson Barros, de 16 anos, expressou sua gratidão por ser um dos contemplados da edição 2019.1 do Programa Ganhe o Mundo. O estudante de Cupira, município do Agreste Central, embarcou na tarde desta terça-feira (12.02) para Hobart, na Austrália, juntamente com outros 22 alunos da rede pública estadual de ensino. Além desse grupo, outros 52 jovens devem viajar nos próximos dias para o mesmo país de língua inglesa.

Como de costume, o governador Paulo Câmara fez questão de acompanhar de perto esse momento de emoção para os alunos e seus familiares. “Quando a gente planeja cada nova edição do Ganhe o Mundo, a gente pensa nas muitas experiências que os nossos alunos vão viver e poder compartilhar. Esse grupo, que está embarcando para a Austrália tem um passaporte para vivenciar uma nova cultura, conhecer outra realidade. Tem um passaporte para transformar as suas vidas, para realizar os seus sonhos. Acreditamos e apostamos nisso”, destacou Paulo, acompanhado da vice-governadora Luciana Santos.

Sivaldo Albino toma posse em comissões na ALEPE

Vice-líder do governo na assembleia, parlamentar foi designado para duas comissões como titular e três como suplente



O Deputado Estadual Sivaldo Albino (PSB) tomou posse em cinco comissões parlamentares, sendo duas como titular; Finanças, Orçamento e Tributação e de Ciência, Tecnologia e Informática, e três como suplente; de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Saúde e Assistência Social.

"As comissões cumprem papel imprescindível na atividade parlamentar. Ali acontecem debates e podemos aprofundar e decidir sobre projetos de lei, emendas e outras proposições que fazem parte da pauta da assembleia e chegarão ao plenário." Afirma o deputado. "O ano de 2019 promete muito trabalho, investimento e desenvolvimento, e esta agenda passa necessariamente pelos deputados na Casa Legislativa" - Conclui.

UPAE Garanhuns registra os 100 anos do fundador do IMIP, Dr. Fernando Figueira



A UPAE Garanhuns é uma unidade de atendimento especializado do Sistema Único de Saúde, sob Gestão IMIP e Secretaria Estadual de Saúde. Oferece serviços de atendimento ambulatorial, exames e cirurgias, e tem alta aceitação da população dos 21 municípios que fazem parte da V GERES, em Garanhuns.

O conceito adquirido pela UPAE Garanhuns tem muito da forma de atuação, implantada e gerenciada pela Gestão IMIP, Organização Social que leva a experiência em gestão da saúde para outras unidades, a exemplo de UPAEs e hospitais. E tudo nasceu na visão humanitária e empreendedora do Prof. Fernando Figueira, que sonhou e realizou o IMIP, junto a tantos colaboradores.

Esta semana é dedicada à memória de Prof.. Figueira, fundador do IMIP, em seu centenário (1919/2019), e como parte destas comemorações, acontece no Recife a exposição “Fernando Figueira, o homem”, que mostra, em fotos antigas do acervo da família, as origens e a vida do professor, no Museu do IMIP. A visitação é gratuita. 

Segundo o coordenador da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, as homenagens são justas. "Praticamente todos os grandes meios de comunicação relembraram a medicina social de Dr. Fernando Figueira. As instituições de saúde do estado e até a Associação Municipalista de Pernambuco registrou esta importante passagem. Somos parte do IMIP, e portanto, células de tudo que ele sonhou." - Registra o gestor.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.