terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Romário solicita à Fundarpe recursos para carnaval em municípios. Confira.

Resultado de imagem para romário marcelo canuto carnaval

O deputado estadual Romário Dias (PSD) esteve nesta segunda (18), com o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, para tratar da liberação de recursos para o Carnaval de diversos municípios do Agreste.

O deputado apresentou a Canuto as demandas de cidades como Correntes, Lagoa do Ouro, Palmeirina, Angelim e João Alfredo. “Precisamos incentivar sempre a cultura, especialmente a popular, que resgata a identidade do nosso povo”, explicou Romário, que é o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa.

Além do Agreste, Romário ainda pleiteou recursos para as comemorações carnavalescas em várias outras cidades, entre elas Paudalho, na Mata Norte; e Serrita, Parnamirim e Verdejante, no Sertão.

UPE Garanhuns debate políticas públicas para educação em seu planejamento estratégico

Evento reuniu o reitor da universidade, deputados, direção e outros representantes da comunidade acadêmica



O Multicampi Garanhuns da Universidade de Pernambuco (UPE) realiza, durante dois dias, 18 e 19/02, seu Planejamento Estratégico e Acadêmico (PLANEAC 2019). A UPE Garanhuns, no Agreste, engloba também as unidades de Caruaru, Serra Talhada, Arcoverde e Salgueiro. 

Na abertura dos trabalhos, na manhã desta segunda-feira, uma mesa redonda debateu Políticas Públicas para o estado de Pernambuco com ênfase em educação, saúde e tecnologia, com as presenças do reitor da UPE, Profº Pedro Falcão; deputado federal, Danilo Cabral; deputado e vice-líder do governo na ALEPE, Sivaldo Albino; deputada estadual Priscila Krause; além dos anfitriões, profª Rosângela Falcão e Adauto Trigueiro, diretora e vice da UPE Garanhuns, respectivamente.

A programação seguiu pela tarde e noite, tendo continuidade nesta terça pela manhã e finalizando à tarde. Assuntos acadêmicos a exemplo de graduação, carga horária, estágio, extensão, currículo, pesquisa, entre outros, estão na pauta de debates.

Profº Pedro Falcão avaliou como positivo o encontro. "A Universidade deve estar aberta ao debate. Estamos em um período de planejamento e também em busca de investimentos que podem vir, inclusive, na forma de emenda parlamentar. Nosso multicampi em Garanhuns está de parabéns em aliar este debate sobre políticas públicas para educação ao seu planejamento estratégico anual" - define o reitor.

Aurimar Ferreira lança livro sobre timidez em Garanhuns



O radialista Aurimar Ferreira lança a 3ª edição do Livro TIMIDEZ: NÃO A DEIXE FALAR POR VOCÊ. O evento acontece quinta-feira, 21, às 20h, no plenário da Casa Raimundo de Moraes - Câmara Municipal de Garanhuns. 

Há mais de 20 anos Aurimar Ferreira atua na área de comunicação em rádios, jornais, revistas, assessoria de imprensa e instituições de ensino. Realizando palestras, ministrando cursos de Expressão Verbal - Desinibição ao Falar em Público, em todo o país, segundo sua assessoria, "colocando ao alcance de todos as vantagens da desinibição que proporciona a todo ser humano viver melhor, ter sucesso pessoal e profissional."

O livro Timidez - Não a deixe falar por você, traz relatos de pessoas comuns, artistas, políticos, empresários, esportistas e do próprio autor de como superaram a timidez. A obra é um alento para quem convive com o problema. Lançado em outubro de 2010, pela Exterior Editora o livro foi divulgado no Brasil e na Itália. A primeira edição foi esgotada em apenas seis meses. “O mito de que o brasileiro não gosta de ler cai por terra. O meu trabalho que não é tão conhecido chega em sua terceira edição, então só me resta agradecer”, comemora o escritor. O trabalho é resultado de experiências vividas pelo próprio autor que se define como um ex-tímido crônico que perdeu inúmeras oportunidades na vida devido sua timidez e ressalta que é possível conviver com o problema, mas é preciso enfrentar, ousar, arriscar…

A obra escrita numa linguagem simples e fluente, rico em exemplos e casos reais, ajudará o leitor a aprender sucessivamente: As causas da Timidez e como vencê-la.

Além de reunir elementos para subsidiar ações de enfrentamento do problema, o livro dar dicas e trata do assunto no aspecto psicológico, para isso contou com a parceria da psicóloga Ivone Cubarenco.

O livro pode ser adquirido em bancas de jornal, livrarias ou através do e-mail:
aurimarjornalista@yahoo.com.br

Saúde da População do Campo / Residentes da V GERES falam do aprendizado profissional




Carolina Veras é Fisioterapeuta Residente em Saúde da Família com Ênfase no Campo e está encerrando este momento de crescimento profissional na V Gerência Regional de Saúde (V GERES), em Garanhuns. Sua vontade, desde sua inscrição na seleção aberta pelo Governo do Estado, assim como de mais dois colegas, seria realizar a residência em rodízio opcional, nesta regional, e assim fizeram no período de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019.

Segundo a gestora regional de saúde, Catarina Tenório, é de grande relevância a escolha de campo de estágio na V GERES, considerando a importância que o residente tem dado à gestão no SUS, conhecendo e dominando os fluxos e a Rede de Atenção à Saúde. "Esta regional oferta um campo de trabalho, de experiências e de desenvolvimento já reconhecido pelos jovens profissionais que buscam a V GERES. São instituições parceiras que assumem este compromisso com os residentes, que têm colhido muito aprendizado. Recebê-los é motivo de orgulho e de muita responsabilidade em suas formações" - afirma a gestora.

O texto abaixo é assinado por Carolina Veras, e registra fielmente este trabalho coroado de tanto êxito. Vale muito a leitura, principalmente para quem defende o SUS - Sistema Único de Saúde, para muita gente, única alternativa de serviços de saúde.

"A Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase em Saúde da População do Campo e o estágio optativo na V GERES.

O Programa da Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase em Saúde da População do Campo - RMSFC surgiu em 2015 com o objetivo de atender as demandas relacionadas ao direito à saúde para as populações do contexto rural que tiveram, historicamente, seus direitos negados. Orientando-se pelos princípios da Política Nacional de Saúde Integral Populações do Campo Florestas e Água (PNSIPCFA) e da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), a RMSFC se consolida por meio de uma parceria entre a Universidade de Pernambuco (UPE), o Coletivo Grão de Saúde no Campo, Movimento Quilombola da Região de Garanhuns e o Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), desenvolvendo seus trabalhos nos territórios quilombolas do município de Garanhuns e em áreas de acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária, no município de Caruaru.

Nesse sentido, residentes da RMSFC escolheram realizar o estágio optativo na V Gerência Regional de Saúde (V GERES) devido a importância de experienciar o trabalho na gestão com o intuito de entender melhor a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS), os instrumentos utilizados para o planejamento no SUS, o fluxo existente na regulação para exames de alta complexidade, as pactuações intergestores quanto às definições de metas dos municípios e os entraves enfrentados na atenção à saúde à nível regional. 

O estágio permite compreender melhor a importância da alimentação dos sistemas de informação para que a gestão planeje e execute ações baseado nas realidades dos municípios, além de promover aproximação com programas relevantes para a sociedade, como o Mãe Coruja, o Programa Nacional de Imunização, assim como, com os trabalhos desenvolvidos pela vigilância em saúde e educação permanente, permitindo que o residente amplie seus horizontes quanto ao universo do gerenciamento de todas as ações e serviços prestados pelo SUS em âmbito regional, acessando informações muitas vezes desconhecidas pelo profissional que está na ponta do serviço sem a compreensão da totalidade sobre o processo organizativo do SUS.

Carolina Veras
Fisioterapeuta Residente em Saúde da Família com Ênfase no Campo
Fevereiro, 2019
"

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.