quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Nota de resposta — Acordo de cooperação técnica: Universidade Aberta do Brasil



O sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado em 2006 pelo Governo Federal, foi implantado no município de Garanhuns em gestão anterior a do prefeito Izaías Régis. O referido sistema universitário, em que pese a finalidade nobre, nos últimos anos não ofertou mais vestibular, em virtude de não atender às exigências do Ministério da Educação (MEC), conforme já foi noticiado pelo próprio Blog do Ronaldo César, em 20 de julho de 2016.

Em vista disso, o Município de Garanhuns, para tentar adequar as condições do polo, realizou transferência da manutenção do polo físico para o Governo do Estado de Pernambuco, em janeiro de 2018. Apesar da transferência da manutenção física, a Prefeitura de Garanhuns, desde a implantação da UAB sempre manteve o pessoal administrativo e pedagógico, bem como toda manutenção do material de expediente.

Vale destacar que, a partir do ano de 2016, segundo informações do professor Pedro Falcão, reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), em contato telefônico com a professora Eliane Vilar, informou que desde o referido ano, o polo UAB não realiza processo seletivo pela UPE.

A par disso, o Município de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Educação, decidiu rescindir o acordo de cooperação técnica que tinha com o pólo, processo este que está sendo tramitado diretamente com o Ministério da Educação, uma vez que o mesmo já não cumpria com a sua finalidade, fazendo assim, a convocação dos servidores lotados naquela unidade. Em verdade o ato rescisório só formaliza o que de fato já aconteceu, pois como dito o polo se encontra inapto para funcionamento.

Por fim, é de salutar relevância mencionar que a Secretaria de Educação não enviou nenhum comunicado oficial para a Universidade de Pernambuco, tampouco houve contato de qualquer universidade ou entidade junto à Secretaria.

Ademais, a Secretaria de Educação informa que se porta de modo atender o interesse público e se põe à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa
Prefeitura de Garanhuns

TABELA DE PAGAMENTOS DE SALÁRIOS DO GOVERNO DO ESTADO - FEVEREIRO DE 2019


EXPRESSO CIDADÃO FECHA NO CARNAVAL


EDUCAÇÃO / Prefeitura de Garanhuns cancela convênio para Polo EaD


A prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Educação, acaba de informar à Universidade de Pernambuco que está rescindindo o acordo de cooperação técnica para o funcionamento no município do Polo da UAB - Universidade Aberta do Brasil, que oferece cursos superiores na modalidade Ensino à Distância, ofertados pela própria UPE e outras instituições, a exemplo da Universidade Federal, IFPE, ETEC.

A prefeitura municipal era a mantenedora do polo, inicialmente oferecendo a infraestrutura física, manutenção e pessoal para o funcionamento do polo. Há dois anos a prefeitura já não oferecia mais a estrutura física, sendo a unidade transferida para uma escola do estado.

Com a nova decisão, a prefeitura deixa de modo definitivo a UAB, que oferece em Garanhuns cursos superiores como matemática, espanhol, administração pública, letras, pedagogia, ciências biológicas, gestão ambiental, e também cursos técnicos ofertados pelo IFPE e ETEC, a estudantes da região que não dispõem de tempo para o ensino presencial ou têm preferência por esta modalidade. 

Ao receber o ofício da parte da prefeitura, a reitoria tem feito contatos na busca de assegurar a continuidade do Polo da UAB em Garanhuns, para não prejudicar os estudantes matriculados.

Assistência em Saúde reúne instituições no Centro de Ressocialização do Agreste, em Canhotinho


Com intuito de fortalecer as ações de assistência das IST/AIDS e Hepatites Virais, foi realizada visita técnica e reunião no Centro de Ressocialização do Agreste/Canhotinho-PE, na última sexta-feira (22), com os representantes dos seguintes órgãos da Rede SUS que atuam no Sistema Prisional: Secretaria de Ressocialização (SERES); Gestão Estadual de Atenção à Saúde no Sistema Prisional (GEASP); Gerência de Vigilância das IST e AIDS; V Gerência Regional de Saúde (V GERES); Secretaria Municipal de Saúde de Canhotinho, Centro Regional de Testagem e Acolhimento e Serviço de Assistência Especializada/ Garanhuns-PE (CRTA/SAE).

Equipe da GERES participou da reunião no CRA em Canhotinho
Na ocasião, foi discutida a logística dos insumos de prevenção (preservativos e gel), Teste Rápido (TR) e medicamentos. Também foram ajustados procedimentos sobre a Tuberculose, principalmente exames (PPD, Baciloscopia e cultura), medicamentos e infraestrutura.

Aproveitando o encontro das instituições, foram realizados ajustamentos de rotina de outros diversos outros assuntos, que agilizem a assistência à pessoa privada de liberdade. Ao fim, foram propostos novos encontros para avaliar as ações, possíveis entraves e soluções.

GARANHUNS PODE GANHAR UNIDADE DO CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA

O Deputado Estadual Sivaldo Albino esteve no CPM, sendo recebido pela Diretora Geral, Roseane Hazin




Logo após apresentar Indicação à Secretaria Geral da Mesa, na Assembleia Legislativa do Estado, em que fez apelo ao Secretário Estadual de Educação para implantação em Garanhuns de uma unidade do Conservatório Pernambucano de Música, o Deputado Sivaldo Albino (PSB), vice-líder do governo, esteve, na última semana, em visita à Diretora Geral do Conservatório, Roseane Hazin, que se mostrou bastante receptiva à ideia e comprometeu-se a elaborar pré-projeto que possa melhor embasar o pleito do parlamentar.

Dentro de sua estratégia de buscar ações que fortaleçam Garanhuns como polo cultural de Pernambuco, Sivaldo considera que a implantação de uma Escola Pública de Música, de alto nível, no município é fundamental. Segundo ele, “Garanhuns precisa deixar de ser apenas um polo difusor de cultura, para se transformar em polo gerador de cultura”.

“Embora Garanhuns possua bons músicos, mas em sua grande maioria, são músicos autodidatas ou que aprenderam com professores particulares e amigos. Poder ampliar o acesso dos jovens à música, através de uma escola pública de qualidade é um antigo sonho de nossa cidade”, disse Sivaldo.

Em sua indicação, o deputado argumentou que a música, a dança, o teatro, a produção audiovisual, a pintura, enfim, a arte, considerada em todas as suas formas de expressão, precisa estar inserida dentro desse novo contexto da chamada economia criativa, de tal maneira que o incentivo à riquíssima cultura pernambucana e à arte em geral precisa não apenas interiorizar-se, mas também tornar-se, a partir das vocações e talentos de cada artista, meio de sustento, de geração de renda e de desenvolvimento local e regional.

Ao conhecer a estrutura do CPM, Sivaldo Albino se disse encantado com o trabalho desenvolvido pelo Estado de Pernambuco e disse ainda que envidará todos os esforços para viabilizar a instalação da unidade do Conservatório na Cidade das Flores.

“Sabemos que o momento é de muita contenção de despesas, em razão da crise pela qual passam os estados e municípios, mas nem por isso devemos desistir dos nossos sonhos.”- Finaliza o parlamentar.

SAIBA MAIS SOBRE O CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA

Em Recife, o CPM possui hoje cerca de 2.000 alunos, e um corpo docente formado por 167 professores. A instituição funciona atualmente em dois prédios (sede e anexo), oferecendo Cursos Regulares de Iniciação Musical, Preparatório e Cursos Técnicos em Instrumento, Canto, Regência, Composição e Arranjo, além de cursos livres.

Também promove cursos e seminários periódicos de atualização para seus mestres, com vistas à melhoria da qualidade de ensino.

Numerosos eventos, com artistas de alto nível, são realizados em suas dependências, permitindo ao seu alunado assistir e participar de concertos que, além de enriquecerem a vivência curricular, refinam o gosto musical dos jovens aprendizes dos mais variados instrumentos.

O CPM possui ampla Biblioteca especializada em Música (Biblioteca Henrique Gregori), Memorial Ernani Braga, e um dos melhores estúdios de gravação do Estado.

Cursos oferecidos no CPM, em Recife: 

Canto: Canto Erudito e Canto Popular.

Cordas Dedilhadas: Bandolim, Cavaquinho, Contrabaixo Elétrico, Guitarra, Violão Popular, Violão Erudito, Violão de Sete Cordas e Viola de Dez Cordas.

Cordas Friccionadas: Contrabaixo Acústico, Violino, Viola e Violoncelo.

Percussão: Bateria, Percussão Erudita e Percussão Popular.

Piano/Teclado: Piano Erudito, Piano Popular, Cravo, Acordeom e Teclado.

Sopros: Clarinete, Fagote, Flauta Doce, Flauta Transversa, Oboé, Saxofone, Trombone, Trompete e Tuba.--

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.