domingo, 7 de abril de 2019

Colégio Santa Joana D’Arc promove abertura oficial dos XXII interclasses



A quadra do CSJD esteve lotada com alunos e familiares em um momento de união e participação em prol da saúde, bem estar e a conquista pelos esportes.

Com diversas modalidades os alunos desde a Educação Infantil até o 9º Ano do Ensino Fundamental brilharam na abertura oficial dos jogos interclasses.

Durante toda a semana dos dias 08 a 11 de abril teremos a realização dos jogos nos turnos manhã e tarde.A abertura envolveu todos os alunos e as diversas, modalidades utilizadas durante os jogos.

Participe desse grandioso evento.

GRE AGRESTE MERIDIONAL / Educação Quilombola em Pernambuco foi tema de seminário em Garanhuns




A GRE do Agreste Meridional foi sede, na última terça-feira (02), do Seminário Estadual que iniciou a socialização das Diretrizes da Educação Escolar Quilombola, no âmbito do Estado de Pernambuco. O evento teve como objetivo central apresentar o texto das Diretrizes, construído com as contribuições das lideranças quilombolas e da comissão estadual de educação escolar quilombola, e recolher colaboração de representantes de cada região do Estado. 

Estiveram presentes 97 participantes, entre professores e coordenadores atuantes em áreas quilombolas em turmas da EJA Campo, além de lideranças quilombolas. Os participantes vieram dos municípios de Bom Conselho, Capoeiras, Caetés, Iati, Correntes, Custódia, Betânia e Garanhuns.

SIVALDO ALBINO QUER APOIO DO IPA PARA DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA ORGÂNICA NO AGRESTE



Em visita ao Presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, Odacy Amorim, o deputado Sivaldo Albino fez uma série de reivindicações, todas elas voltadas para o desenvolvimento rural de Garanhuns e do agreste meridional de Pernambuco.

Dentre elas destacam-se a solicitação de capacitações e assistência técnica para agricultores familiares - voltadas ao desenvolvimento da agricultura orgânica na região - bem como pesquisa e estudos sobre a viabilidade de introdução de novas culturas agrícolas adequadas às condições da zona rural do agreste.

O parlamentar solicitou ainda a transformação do escritório do IPA, de Garanhuns, em ponto de coleta de água e de solo, para análise, como forma de reduzir os custos para os agricultores da região, que atualmente precisam se deslocar até o Recife para entregar suas amostras, ou a fazer suas análises em laboratórios privados.

Segundo Sivaldo, essa foi uma reunião preliminar com o Presidente do IPA, que teve o objetivo de alertar o estado para o declínio da produção agrícola do agreste meridional e para a necessidade de busca de alternativas econômicas que possam estimular, sobretudo os mais jovens, a se estabelecerem e a sobreviverem no campo.

"Além de apoiar e fortalecer as culturas tradicionais da região, como é o caso do feijão, do milho e da mandioca, os agricultores de Garanhuns e região precisam ter acesso a informação e conhecimento sobre a produção orgânica de hortaliças, sobre novas culturas adaptáveis à região, sobre novas práticas agroecológicas, enfim, o que queremos é colocar o desenvolvimento rural do agreste na pauta de todos os órgãos governamentais ligados à agricultura, no Estado", disse Albino.

PROGRAMAÇÃO / Abertas inscrições para o Festival de Inverno de Garanhuns 2019

Secult-PE e Fundarpe lançam edital do FIG 2019
Podem ser enviadas propostas de todo país, para apresentações e projetos nas mais variadas linguagens da cultura. Festival deve acontecer na segunda quinzena de julho, em diversos polos espalhados pela cidade de Garanhuns



Está dada a largada para o 29º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2019): shows, cortejos, intervenções, recitais, concertos, vivências criativas, espetáculos, desfiles, exposições, mostras, ações de patrimônio cultural e outras atividades culturais reunidas numa dos municípios mais charmosos do agreste de Pernambuco. O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulga, nesta sexta-feira (4), O edital de inscrição e seleção de propostas, cujo prazo vai de 12 de abril a 07 de maio, de forma presencial ou por correspondência. O FIG 2019 acontece na segunda quinzena de julho, em diversos polos e palcos espalhados em Garanhuns.

Poderão apresentar propostas pessoas físicas ou jurídicas, de todo território nacional, que comprovem sua atuação na atividade artístico-cultural. Serão aceitas inscrições em atividades artístico-culturais (shows, performances, recitais, exposições, desfiles, mostras, vivencias, etc) nos segmentos das: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design e Moda, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Música, Patrimônio Cultural e Teatro.

“Esse processo que se inicia com a publicação do edital é muito importante, pois além de garantir transparência no julgamento e seleção das propostas, também se alinha aos avanços que cada linguagem artística vem construindo dentro de seus segmentos, em diálogo com quem está produzindo e criando as novidades em todos os setores da cultura. O FIG é um dos maiores festivais multi-linguagens do país e também uma plataforma que conecta artistas e grupos, entre si, e com seu público, promovendo uma circulação que é vital para a cadeia produtiva da cultura em Pernambuco”, comenta Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco.

As propostas inscritas serão avaliadas em duas etapas. Na primeira, que é a análise preliminar, é verificado o cumprimento de todas as formalidades do edital. O resultado gera propostas habilitadas e inabilitadas (que ainda poderão recorrer da decisão). Num segundo momento, será feita análise artístico-cultural, que consiste na avaliação do conteúdo das propostas habilitadas na Análise Preliminar. As análises serão feitas por comissões constituídas de profissionais com experiência comprovada em suas áreas de atuação.

A listagem com as propostas classificadas na análise Artístico-Cultural estará disponível aqui no portal Cultura.PE e na sede da Secult-PE/Fundarpe. A informação referente ao resultado será divulgada no Diário Oficial do Estado. O prazo estabelecido para a divulgação de todo esse processo é 18 de junho.

A expectativa da Secretaria de Cultura e da Fundarpe é mais uma vez realizar um festival de grande impacto dentro do cenário da produção artística do estado. “O FIG tem uma história grandiosa e inspiradora para os que produzem arte e para os que a desfrutam. Todos têm uma história para contar sobre o FIG e é nesse sentido que continuamos a empreender todos os esforços, todos os anos, para garantir a qualidade do festival. Um processo de construção coletiva criteriosa, que abre uma vitrine para artistas e grupos de todas as linguagens da cultura, que ocupam a cidade durante nove, com muita arte e entretenimento. Temos certeza que vamos fazer mais um evento de muito sucesso de crítica e de público”, coloca o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto.

Confira o edital completo e todos os anexos no portal www.cultura.pe.gov.br

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.