quarta-feira, 24 de abril de 2019

GARANHUNS: Festival Viva Dominguinhos terá Operação Lei Seca

Iniciativa leva mais tranquilidade para o evento, retirando das ruas motoristas alcoolizados



Garanhuns abre o São João do Nordeste com o Festival Viva Dominguinhos, que acontece neste final de semana, a partir desta quinta-feira (25), com grande nomes da música nordestina. Para garantir ainda mais segurança e alegria, o CRPAM – Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Trânsito - estará com a Operação Lei Seca, fiscalizando os condutores de veículos, buscando tirar de circulação os motoristas que tenham ingerido bebida alcoólica. 

A gestora da V GERES – Gerência Regional de Saúde, Catarina Tenório, explica a ação em Garanhuns. “Nos períodos festivos aumenta a incidência de alcoolemia no trânsito. Temos conseguido com a Operação Lei Seca em Pernambuco diminuir gradativamente as ocorrências, sempre com trabalho integrado com outras instituições de segurança, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal, Policia Militar, Autarquias de Trânsito como a AMSTT, Detran-PE, entre outros, que também contam com ações específicas durante o período.”

As ações da Operação Lei Seca serão realizadas em horários variados e de forma itinerante, com o uso de vans informatizadas para realização dos testes de alcoolemia.

Centro Judiciário convoca sociedade para Ação Social e Casamento Comunitário em Garanhuns

Organizado pelo CEJUSC e pela juíza Maria Betânia Duarte, ações estão programadas para agosto, em parceria com diversas instituições





AgênciaVOX

Na manhã dessa terça-feira (23.04), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Garanhuns (CEJUSC) realizou uma reunião para tratar da realização de ações sociais e casamentos comunitários, previstos para o mês de agosto. O encontro contou com representantes da prefeitura, a exemplo das secretárias Célia Sobral e Nilva Mendes, de órgãos estaduais, da V GERES e Bombeiros, além da Sociedade Civil, como Rotary Club Garanhuns, Lions Cidade das Flores, AESGA (Núcleo de Práticas Jurídicas) e Unopar. Outras instituições participarão dos próximos encontros.

A Ação Social ofertará serviços aos munícipes de Garanhuns que sejam socialmente vulneráveis, assim como o Casamento Comunitário, que deve realizar o sonho de cerca de 80 casais, segundo Roberlúcio Fernandes, do CEJUSC. 

O encontro, coordenado pela Dra. Maria Betânia Duarte Rolim, Juíza de Direito da Primeira Vara de Família e Registro Civil da Comarca de Garanhuns, foi introdutório, captando ideias das instituições convidadas e fazendo levantamento das necessidades iniciais para o planejamento, além de troca de experiências com instituições que já tenham realizado ações afins.

O CEJUSC tem a função da pacificação social através de acordos extrajudiciais (demanda espontânea) e judiciais (processos em curso), mas também tem possui atribuição da promoção de ações de cidadania, o que motivou a realização dessa reunião

Estudantes da ETE Garanhuns criam aplicativo para o Festival Viva Dominguinhos 2019




Estudantes do curso de Desenvolvimento de Sistemas da Escola Técnica Estadual Ariano Vilar Suassuna (ETEAVS), em Garanhuns, desenvolveram o Aplicativo Oficial da 6ª Edição do Festival Viva Dominguinhos. A ideia de criar o aplicativo surgiu por iniciativa dos próprios estudantes. 

Conforme convergem o Coordenador e o Professor do Curso de Desenvolvimento, respectivamente, Gilson Moraes e Lairson Alencar, “apesar de estarem apenas no primeiro ano, a busca incessante por conhecimento está proporcionando inovação e aplicação prática do que estão vivenciando em sala de aula, como retorno para sociedade”. Além disso, “a concretização do aplicativo do Viva Dominguinhos, que foi desenvolvido em apenas duas semanas, coroa todos os momentos extraclasse, colaboração da equipe gestora, coordenação, parceria com a Sec. de Comunicação, a Sec. de Turismo e Cultura, Sec. de Desenvolvimento Econômico e, principalmente, dedicação dos estudantes”, completam. 

O aplicativo do Viva Dominguinhos 2019 contempla diversas informações para o público geral do agreste pernambucano, assim como para os turistas que visitam a festividade. É possível encontrar informações como a programação do evento, com detalhes da programação de cada um dos palcos, história do evento, dados de transportes públicos, gastronomia, hotéis, pontos turísticos, como chegar aos palcos, informações úteis, dados de contato, entre outros. 

No momento, o aplicativo está disponível apenas para quem tem Smartphone com sistema Android. Para baixar o aplicativo, é só ir no Google Play e buscar por “Viva Dominguinhos” ou pelo acessar diretamente pelo link abaixo:

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.