segunda-feira, 6 de maio de 2019

Três editais do Governo de Pernambuco voltados para a cultura do Estado encerram nesta semana

Produtores e artistas devem ficar atentos aos prazos do 29º Festival de Inverno de Garanhuns; 14º Patrimônio Vivo do Estado; e 4º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia


Três editais abertos ao público e voltados para a preservação e valorização da cultura de Pernambuco, por parte do Governo do Estado, terão os prazos de inscrições encerrados nesta semana: O 29º Festival de Inverno de Garanhuns, nesta terça-feira (7); e os 14º Patrimônio Vivo do Estado e 4º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia, na próxima sexta-feira (10). Mais informações, como o edital e as fichas de inscrições, estão disponíveis no Portal Cultura.PE, através do endereço www.cultura.pe.gov.br/editais.

As inscrições para o 29º Festival de Inverno de Garanhuns são voltadas para as diversas atividades culturais de todo o país que desejam participar da programação deste ano. O FIG, um dos mais importantes festivais de cultura e arte do Brasil, é realizado na segunda quinzena de julho, em diversos polos e palcos espalhados por Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Destinado para pessoas físicas ou jurídicas, o 14º Patrimônio Vivo do Estado vai eleger seis novos Patrimônios Vivos que passarão a receber uma bolsa de incentivo financeiro por parte do Governo Estadual. O valor é R$ 1.600 para pessoa física, ou seja, mestres ou mestras da cultura de Pernambuco; e R$ 3.200 para pessoa jurídica, ou seja, grupos tradicionais da cultura do estado.

Na sua quarta edição, o Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia contemplará, na área de Dramaturgia, obras inéditas nas categorias: Teatro Adulto, Teatro de Animação e Teatro para Infância. Já no segmento de Cultura Popular, o prêmio será concedido a Mestres e Mestras, além de Grupos/Comunidade com experiência na transmissão dos saberes e fazeres, dedicadas às expressões artísticas ou culturais populares.

Festival de Cinema de Triunfo – Cineastas de todo o Brasil podem inscrever curtas e longas-metragens até o próximo dia 13 de maio para concorrer à Mostra Competitiva do 12º Festival de Cinema de Triunfo. O Festival acontecerá no Cineteatro Guarany, entre os dias 29 de julho e 10 de agosto. Neste ano, pela primeira vez, a participação é confirmada através do Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br).

CONFIRA OS RESULTADOS / Aluno do Colégio Diocesano consegue classificação para a Copa Brasil de Xadrez, no Rio Grande do Sul





Aconteceu este final de semana, na AABB Garanhuns, a Copa Brasil de Xadrez Escolar, em sua fase regional, que contou com 103 participantes de estudantes de todo o estado.


As escolas de Garanhuns conquistaram premiações individuais com os alunos: Emanuel Felipe (categoria sub8), aluno do CAIC que ganhou a com a medalha de bronze; Rayssa Vilela ganhou também medalha de bronze na Sub-10, também aluna do CAIC; no Sub-12 a medalha de prata foi para Karoline Williane também do CAIC; no sub-18 Eline Franco do IFPE ficou com o segundo lugar e a medalha de prata, e o grande campeão do Sub-18 foi Clauderson Xavier do Colégio Diocesano, com sua medalha de ouro se classificou para a disputa nacional no Rio grande do Sul, em novembro. Segundo informações recebidas pelo blog, por ser aluno de escola particular, a realização da copa só paga metade da despesa da viagem.

A Escola João de Assis Moreno de São João levou o troféu de campeão geral no sub 14 e sub 18.

Bolsonaro vem a Pernambuco



Jair Bolsonaro (PSL) fará sua primeira viagem ao Nordeste, depois que assumiu a Presidência da República. A informação é do Blog da Folha. O presidente estará em Pernambuco, possivelmente iniciando em Petrolina, no dia 23 deste mês.

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo no senado, mostrará ao presidente a transposição do Rio São Francisco, obras da Adutora do Agreste, e provavelmente, o Porto de SUAPE.

Bolsonaro já visitou Estados Unidos, Israel e Chile.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.