terça-feira, 14 de maio de 2019

Universidade receberá mais recursos do Governo de Pernambuco

Paulo Câmara e Pedro Falcão garantem crescimento das verbas de custeio da Universidade dos Pernambucanos

Com o compromisso de seguir fortalecendo a educação pública pernambucana, o governador Paulo Câmara anunciou, nesta terça-feira (14/05), um importante reforço no orçamento da Universidade de Pernambuco (UPE). O chefe do Executivo estadual garantiu um aumento de 26% no custeio da instituição, em relação ao valor empenhado no ano passado. Em 2018, o orçamento da UPE foi de R$ 21,6 milhões. Com o incremento, a instituição contará com 27,2 milhões. 

"Educação é a maior prioridade da nossa gestão. Pernambuco e o Brasil só vão superar essa crise, que vem desde 2014, investindo do ensino básico ao superior. Por isso, estamos não só assegurando os recursos da UPE, como também ampliando o orçamento da nossa universidade", indicou Paulo Câmara.

O reforço no custeio da UPE vai contribuir para o cumprimento de sua função estratégica, contribuindo também para o crescimento da instituição e para o desenvolvimento do Estado. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Aluisio Lessa, destacou a importância da decisão na busca por soluções inovadoras para os desafios sociais. 

"Essa é uma medida que garante o incentivo do estado na ciência e inovação. Apostamos que este é o caminho para vencer as dificuldades do mundo moderno", reforçou.

“A reitoria vem trabalhando ao longo dos dois mandatos para o fortalecimento e consolidação da única instituição pública universitária do Estado. O Governador Paulo Câmara é bastante sensível sobre a importância da Universidade que gera e dissemina conhecimento do litoral ao sertão pernambucano”, destaca o Reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão.

A UPE está presente em todas as regiões do Estado através do seu complexo multicampi, que é formado por 15 unidades de ensino distribuídas no Recife e Região Metropolitana, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Palmares.

15 DE MAIO EM GARANHUNS / Ato une manifestantes contra cortes federais da educação



Na próxima quarta-feira, dia 15 de maio, acontecerá em todo o país o ato contra os cortes de verbas da educação pública. A manifestação em Garanhuns contará com professores, estudantes e servidores das unidades de educação superior federal no município, além de representantes de outros setores da sociedade organizada que apoiam a luta contra os cortes anunciados pelo Governo Bolsonaro, e que colocam em risco a continuidade das aulas e demais serviços do IFPE e UFRPE/UAG.

A concentração acontece na Praça da Fonte Luminosa às 8:00h, e seguirá para o Largo do Colunata. Os organizadores estão convidando alunos e professores a exporem seus trabalhos de pesquisa, ensino e extensão para mostrarem que não fazem balbúrdia, e sim ciência. A manifestação se soma a milhares pelo país no que está sendo chamado de Greve Nacional da Educação ou Dia Nacional da Balbúrdia, expressão utilizada pelo Ministro da Educação, ao se referir ao que fazem as universidades que sofreram corte de verbas.

Portanto, toda a população que apoia a causa pode participar, inclusive quem tiver dúvidas ou questionamentos sobre o que verdadeiramente acontece nas universidades públicas, os estudantes estarão disponíveis para conversar com as pessoas e falar sobre como ela transforma a vida de todos ao seu redor.

Estudantes de Garanhuns vencem o Desafio APP Fenearte



A Secretaria de Educação e Esportes do Estado divulgou, nesta terça-feira (14), o resultado do Desafio APP Fenearte, promovido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). O concurso tem como objetivo selecionar um aplicativo desenvolvido por estudantes da Rede Estadual para ser utilizado por visitantes da Feira Nacional de Artesanato (Fenearte e teve como vencedor uma equipe de estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Ariano Villar Suassuna, em Garanhuns. 

Sob a orientação do professor Gilson Moraes Lara, o grupo formado por dez estudantes desenvolveu um protótipo de aplicativo para dispositivos móveis (smatphones e tablets) contendo informações gerais da feira, como programação e serviços. Agora a equipe deve aprimorar os recursos para melhorar a experiência do usuário. Vale destacar que o programa é compatível para Android e iOS.

Participaram estudantes matriculados no Ensino Médio e Médio Técnico da ETE Ministro Fernando Lyra, ETE de Palmares, ETE Cícero Dias, ETE Ariano Villar Suassuna, ETE Miguel Batista, ETE Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, EREM Eurico Pfisterer, EREM Brasilino José de Carvalho, ETE Antônio Dourado Cavalcanti, ETE Epitácio Pessoa e ETE Maria José Vasconcelos.

A Feira Nacional de Artesanato (Fenearte) reunirá mais de cinco mil expositores e artesãos do país e do exterior, no período de 3 a 14 de julho.

CELPE ABRE OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA PCDs NO RECIFE E INTERIOR DO ESTADO

Além das vagas para Pessoas com Deficiência (PCD), companhia possui oportunidades para Jovens Aprendizes e Técnicos em Eletrotécnica 



A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) abriu novas oportunidades de trabalho para o programa de inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs). As vagas, que são direcionadas para a Região Metropolitana e Interior do Estado, contemplam as áreas administrativas da companhia, em departamentos como Jurídico, Recursos Humanos, Financeiro e Comercial.

Além das oportunidades para PCDs, a Celpe está com seleção aberta para o Programa Jovem Aprendiz e vagas para Técnicos em Eletrotécnica ou Eletrônica. Para participar dos processos seletivos, o candidato deve acessar o site www.celpe.com.br, na área Trabalhe Conosco, onde será redirecionado para o portal de inscrições nas oportunidades de trabalho da empresa. 

Projetos de Inclusão

Além das oportunidades para PCDs, a Celpe possui importantes iniciativas de inclusão em seu quadro de funcionários. Em um projeto pioneiro no País, jovens com Síndrome de Down recebem acompanhamento para desenvolvimento profissional e cognitivo, com acompanhamento por psicólogos, fonoaudiólogos e educadores.

Dom Paulo Jackson é o novo presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB

57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida.
Pascom Diocesana de Garanhuns se alegra com a nova missão de seu bispo, juntamente com Arcebispo de Olinda e Recife.




Trazemos com grande festa a nova missão do Bispo de Garanhuns, Dom Paulo Jackson, e às palavras de Dom Fernando Saburido (Arcebispo de Olinda e Recife), em apoio a eleição de Dom Paulo Jackson como Presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, onde no último dia 03/05/2019, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em reunião reservada aos Regionais, recebemos a grande notícia que nosso bispo fora eleito a nova presidência do Regional Nordeste 2, para o quadriênio 2019 a 2022.

Foram escolhidos Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza - Bispo de Garanhuns -PE, para presidente, Dom Antônio Carlos Cruz Santos - Bispo de Caicó - RN, para vice-presidente e Dom Francisco de Sales Alencar Batista, Bispo de Cajazeiras PB para secretário.
“Depois de dois mandatos consecutivos, Dom Francisco Lucena (secretário), Dom Manoel Delson (vice-presidente) e eu (Dom Fernando Saburido, presidente), temos o prazer de passar o comando do nosso Regional da CNBB para nesses novos irmãos com o sentimento de missão cumprida e gratos a Deus pelo que podemos ajudar as 21 dioceses que integra os estados de Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pernambuco”. 
“Queremos agradecer a amizade e colaboração dos nossos irmãos, bispos, presbíteros, diáconos, religiosos/as, leigos/as que nos apoiaram e ajudaram durante a nossa gestão e pedimos a todos que continuem solidários para com os que chegam para iniciar essa nova etapa”. 
“Acreditamos que estamos entregando o Regional melhor estruturado pastoral e fisicamente e nos colocamos à disposição do novo governo”. 
“Fazemos questão de registrar nosso especial agradecimento ao Pe. Agenor Guedes (secretário executivo) que foi um grande companheiro, sempre fiel e dinâmico. Estendemos essa gratidão a todos os funcionários que integram a equipe do Pe. Agenor”.
“Desejamos à nova direção e toda a sua equipe o maior sucesso na missão de animar a ação pastoral nas dioceses que integram nosso Regional da CNBB”. 
Dom Fernando SaburidoArcebispo de Olinda e Recife

Alunos do Colégio Santa Joana D’Arc participam do XI Concurso de Paródia, Redação e Desenho

Alunos do Colégio Santa Joana D’Arc participam do XI Concurso de Paródia, Redação e Desenho.


O Colégio Santa Joana D’Arc propicia conhecimento construtivo, significativo com foco no protagonismo do aluno e na sua aprendizagem.

Nossos alunos participam do concurso desenvolvendo seu repertório cultural e ampliando cada vez mais a memória.

AMBEV OFERECE VAGAS DE EMPREGO EM PERNAMBUCO



A Cervejaria Ambev está com vagas de emprego para as áreas de vendas, logística, marketing, administrativo e industrial. As oportunidades são para os Centros de Distribuição de Olinda (Região Metropolitana do Recife) e Caruaru (Agreste). Há vagas ainda para a cervejaria de Itapissuma. 

São opções para contrato imediato e para o banco de talentos. Os salários variam de acordo com o cargo. A Ambev oferece diversos benefícios como assistência médica e odontológica, abono assiduidade, vale-transporte, ticket alimentação, previdência privada, seguro de vida e convênio farmácia, entre outros. Os interessados devem se inscrever apenas através do site www.queroserambev.com.br. Não serão aceitos currículos nas unidades da empresa. 

A Ambev é, reconhecidamente, uma das melhores empresas para trabalhar. Ela é dona das marcas Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Corona, Bohemia e Colorado, entre outras, e conta com 31 mil empregados.

Vagas para a fábrica de Itapissuma: Químico/a Pleno, Aprendiz Gente e Gestão, Aprendiz Área de Qualidade e Operador/a Fabril (pessoa com deficiência).

Para Caruaru as vagas são para Vendedores. Também disponíveis vagas para Vendedores residentes em Santa Cruz do Capibaribe; Auxiliar de Marketing, Promotor/a de Rota (CDD Caruaru), Vendedores/as para Garanhuns e Surubim.

A unidade de Olinda tem disponível vagas de Conferentes, para atuar no perímetro da cidade e para o município do Cabo de Santo Agostinho; Supervisores/as de Armazém para o Cabo de Santo Agostinho e Olinda; Supervisor de Vendas, Analista Apuração de Resultados (Olinda), Promotores/as de Rota (Cabo de Santo Agostinho e Olinda), Vendedores (Cabo de Santo Agostinho e Olinda), Vendedor Externo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.