quarta-feira, 15 de maio de 2019

15 DE MAIO / Aula de luta pela educação em Garanhuns








A educação do país (quase) parou nesta quarta-feira (15) para protestar contra os cortes do Governo Bolsonaro nos Institutos e Universidades Federais. Em São Paulo, por exemplo, milhares de manifestantes tomaram a Av. Paulista. No Recife, a Universidade de Pernambuco se solidarizou com a UFPE e UFRPE e também foi para a rua, inclusive o reitor Pedro Falcão.

Em Garanhuns, a manifestação foi organizada, com alegria e indignação, foi uma Balbúrdia linda! Estudantes e professores do IFPE e da UFRPE/UAG receberam apoio de vários segmentos sociais. O "quase" lá da primeira frase é porque senti falta de maior participação dos colégios de ensino médio (públicos e particulares) e da AESGA, na manifestação de Garanhuns.

Quanto à manifestação, foi praticamente perfeita. Boas falas com argumentos para fazer pensar e lutar: "Aluno de escola particular também vai para a universidade pública"; "A luta é pela educação"; "Menos armas, mais educação"; "Lutar por direitos também é dar aula"; etc.

Vi um debate sobre a presença de vereadores que apoiam o governo Izaías participando da caminhada, e certa rejeição, pois o Governo Municipal vem num litígio com parte da categoria já há alguns anos. Acho que todo apoio é bem vindo, mas os vereadores podem demonstrar este apoio à educação na causa local também.

O importante da manifestação de Garanhuns é que mais uma vez mostra uma população politizada, que vai pra rua e grita por seus direitos.

Preocupa-me o caminhar da UFAPE se não tiver seus devidos investimentos. Por isto, gostei do engajamento da equipe da universidade, na pessoa do diretor Airon Melo. Vi a vibração dos estudantes das duas instituições mais prejudicadas, e achei a participação muito importante de representantes de instituições que apoiam esta luta. Tinha uma galera do IFPE muito motivada. Se a intenção do presidente é alienar politicamente esta parcela de estudantes, o tiro pode estar saindo pela culatra.

Tem gente que analisa se uma manifestação obteve êxito pela quantidade de pessoas. Achei o número muito bom, mais do que achei que teria, mas senti que podia ter mais, se mais instituições de educação tivessem aderido. Quem sabe no continuar das manifestações.

No geral, em participação e repercussão, a manifestação de Garanhuns se soma a todas as outras do país que disseram Não aos cortes da educação anunciados pelo Governo Bolsonaro. E marca território.

Campanha de vacinação imuniza servidores da UPAE Garanhuns

Trabalhadores da Saúde fazem parte de um dos grupos prioritários da Campanha Nacional





Funcionários e demais colaboradores da UPAE Garanhuns passaram por uma campanha interna de vacinação contra o vírus Influenza na última semana (quinta e sexta, 09 e 10/05). A ação faz parte da campanha nacional que segue até o final deste mês. Os trabalhadores da saúde fazem parte dos grupos prioritários destacados pelo Ministério da Saúde.

Segundo Gustavo Amorim, coordenador da UPAE na Suíça Pernambucana, as vacinas foram cedidas pelo PNI (Programa Nacional de Imunização) da Secretaria Municipal de Saúde, que por sua vez recebeu da V GERES, que fez a distribuição regional.

"Faz parte da política do IMIP que seus servidores estejam com seus cartões de vacinas em dia. O fato de contarmos com uma campanha nacional facilita para que todos sejam imunizados ao mesmo tempo, e com isto podermos contar com esta segurança para nossa equipe" - Registrou o gestor.

Sivaldo trata da recuperação das nascentes de Garanhuns com Governo do Estado



O deputado Estadual Sivaldo Albino tem aproveitado o bom trânsito com o governo do estado para engatar uma série de reivindicações em favor do Agreste. Nesta terça-feira, o representante de Garanhuns esteve com Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Dr. Antônio Bertotti.

Na pauta, temas como a recuperação e preservação das nossas nascentes, recuperação das matas ciliares do Rio Mundaú, criação de unidades de conservação, entre outros. Segundo Sivaldo, uma conversa produtiva e promissora.

"Ficamos felizes em ter a confirmação do Secretário de que estará presente na Audiência Pública que será realizada em Garanhuns, dia 24/05, às 10h, no Auditório da UPE/Garanhuns, para tratarmos do tema "Desenvolvimento Econômico Sustentável de Garanhuns e Agreste Meridional do estado" _ afirmou o parlamentar, ao final do encontro.

Em Defesa da Educação, da Ciência e da Tecnologia e garantia dos diretos dos trabalhadores brasileiros



A Universidade de Pernambuco manifesta-se em apoio à decisão das entidades da classe da instituição, referente à paralisação nacional prevista para o dia 15 de maio, em defesa da Educação, da Ciência e da Tecnologia e garantia dos diretos dos trabalhadores brasileiros. 

Expressamos nossa indignação opondo-se às pautas propostas de corte no financiamento da educação pública, de redução de bolsas de pesquisa na graduação e na pós-graduação, das ameaças de não investimento nas Ciências Humanas (especialmente a Filosofia e a Sociologia), de perseguição ideológica a professores, contra o direito de cátedra, de ameaça ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb.
Associamo-nos a todos(as) os(as) brasileiros(as) na luta pela garantia das políticas educacionais, com consciência crítica nacional e o sentimento de unidade em defesa da Educação e do Brasil.

Reitoria da Universidade de Pernambuco

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.