sexta-feira, 7 de junho de 2019

Nota de Agradecimento - 51º Jogos Escolares Regionais do Agreste Meridional



Os Jogos Escolares Regionais do Agreste Meridional (JER/AM) encerraram nesta quinta-feira, 06 de junho, honrando a trajetória de 51 anos de competência, seriedade e geração de oportunidades aos jovens atletas da região. O evento só construiu a sua história de sucesso, confirmada na edição 2019 que acaba de se encerrar, porque acreditamos no esporte como meio eficaz na aquisição de valores fundamentais para constituição da cidadania dos nossos estudantes, como também, no incentivo à prática desportiva e no intercâmbio sociocultural entre as escolas do Agreste Meridional. 

A 51ª edição dos JER aconteceu de 24 de maio a 06 de junho, envolvendo milhares de estudantes atletas na prática de esportes individuais (atletismo, badminton, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de areia e xadrez) e coletivos (basquete, futebol de campo, futsal, handebol e voleibol), com o impressionante número de 302 jogos realizados em diversos polos distribuídos pela cidade de Garanhuns, o que faz deste um dos maiores Jogos Regionais do Estado de Pernambuco. A competição contou com a participação ativa de aproximadamente 200 educadores que, desde a primeira reunião ocorrida em 19 de março deste ano, acompanham as informações sobre planejamento, cronograma, distribuição de equipes e normas constantes no Regulamento Geral e Regulamentos por Modalidade. 

Um evento desta importância e dimensão, que engloba escolas das redes estadual, municipais, privada e federal de 22 municípios do Agreste Meridional, chega ao final de mais uma edição com o sucesso merecido por todos aqueles que se envolveram direta e indiretamente para que tudo acontecesse conforme o esperado. 

Para isto, nosso planejamento começa desde o início do ano, tendo a nossa primeira reunião no dia 19 de março de 2019 para os professores de Educação Física das três redes de ensino, coordenadores esportivos e representantes das Secretárias Municipais de Educação do Agreste Meridional. 

Prevendo os acontecimentos corriqueiros em eventos desta natureza e proporção, todos os delegados de quadra receberam informações referentes aos procedimentos de urgência e emergência no sentido de contactar o Corpo de bombeiro e o SAMU, instituições capacitadas e habilitadas para ocorrências de saúde comuns à prática de atividades físicas de contato. Instituições, as quais, agradecemos pelo atendimento ágil e competente, quando foi necessário. Como medida complementar de cuidado com a integridade dos envolvidos no evento, considerando as atribuições assumidas pelos Professores de Educação Física, não somente no período dos JER/AM, realizamos uma formação em Primeiros Socorros no dia 28 de março de 2019, capacitando assim todos os envolvidos para qualquer situação de necessidade neste sentido. 

A segurança preventiva, outro aspecto fundamental em eventos com um envolvimento de público tão grande, foi também merecedora de destaque quanto à eficácia durante os dias de competições. A partir de uma parceria estabelecida com o 9ª BPM, a quem também agradecemos, os 51º JER contaram com atenção especial para todos os espaços envolvidos, garantido o bem-estar de atletas e torcedores. 

Do ponto de vista técnico, o sucesso dos Jogos Escolares Regionais também se deu ao trabalho dos delegados de quadra específicos, cuidando de toda a parte técnica da modalidade, como também dos delegados de quadra da GRE do Agreste Meridional, presentes em todos os espaços de jogos, assumindo a responsabilidade de questões disciplinares e de tudo que prejudica o bom andamento da competição. Também foi atribuição desses profissionais repassar para os professores participantes e profissionais da imprensa todos os resultados dos jogos, mantendo-se identificados e posicionados em local estratégico e de fácil acesso a todos. 

Toda esta estrutura foi somada à imprescindível contribuição de instituições como Academia Carlos Tevano, Academia WEFA, AABB, AESGA, 71º BIMTZ, Colégio Diocesano de Garanhuns, Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença, Conselho Tutelar, JM Seguros, Sesc e Secretarias Municipais de Educação, também merecedoras dos nossos sinceros agradecimentos. 

A cada gestor(a) escolar, professor(a), equipe técnica da Gerência Regional de Educação, prefeito(a), profissional da imprensa, parceiro, atleta e público em geral, deixamos o nosso muito obrigado por ter feito da 51ª edição dos Jogos Escolares do Agreste Meridional um momento de consagração da educação, no seu sentido integral da palavra, fazendo-nos entender que a conquista, alegria e crescimento dos nossos estudantes representam a verdadeira vitória desses dias de competição. 

Gerência Regional de Educação 
Agreste Meridional

Arcoverde lança programação oficial do São João 2019


O Comitê Gestor de Eventos da Prefeitura de Arcoverde lança, nesta sexta-feira, dia 07 de junho, a partir das 18h, na Praça Winston Siqueira (antiga Virgínia Guerra), a programação oficial da versão 2019 do ciclo junino no município. Com o tema ‘Os Mestres da Sanfona na Capital do São João’, o evento acontece de 21 a 29 de junho.

No lançamento, a prefeita Madalena Britto estará anunciando a grade completa do São João 2019 de Arcoverde e em seguida, o público presente contará com shows de Mestres da Sanfona que serão homenageados pelo evento, além dos grupos Vilões do Forró e Coco Trupé de Arcoverde, e participações especiais de Victor Santos, João Victor, Carlos & Fábio, Ycaro & Vitório, George Silva, Valdinho Paes, Wagner Carvalho, Marzinho de Arcoverde e Allana Carla.

Entre os artistas já anunciados pelo município, o público contará com shows de Leonardo (dia 22/06, às 23h), Xand Avião (dia 27/06, às 0h) e Alceu Valença (dia 28/06, às 23h), no Polo Multicultural, montado na Praça da Bandeira. A programação também contempla apresentações no Polo Raízes do Coco (localizado no Alto do Cruzeiro), Polo das Artes Henry Pereira (no Largo do Cecora), Polo Pé de Serra (na Praça Winston Siqueira), Polo da Poesia (no bairro do São Cristóvão), Estação da Cultura (na antiga Estação Ferroviária), Polo Rubens Pastor (antigo Polo do Rock, na escadaria ao lado do Cecora), e o Polo Vila de Rio Branco (na Praça Winston Siqueira), totalizando oito pontos de animação dedicados às atrações artísticas.

Este ano, o São João no município também conta com mais dois pontos estratégicos direcionados à culinária ao público infanto-juvenil: o Polo da Gastronomia (ao lado da Praça do Senadinho) e o Polo de Diversão, com parque para crianças e jogos lúdicos (na Praça Winston Siqueira).

No dia 22 de junho, acontece a 9ª edição da Caminhada do Forró, promovida pelo Coletivo Cultural de Arcoverde – Cocar, que integra o ciclo e terá concentração a partir das 9h30, nas proximidades da Estação da Cultura (antiga Estação Ferroviária), com saída do cortejo prevista para às 13h, percorrendo vias principais da cidade em direção ao Centro Comercial Regional Vereador Ulisses de Brito Cavalcanti – Cecora, onde acontece a apoteose do trajeto.

Outros destaques da programação abrangem o 3º Festival Quadrilhas Juninas Capital do São João e a inclusão do 1º Festival de Sanfoneiros – Mestres da Sanfona, que acontece no dia 26 de junho, das 20h às 2h da manhã.

Assembleia Legislativa celebra centenário do médico Fernando Figueira e 59 anos do Imip

RECONHECIMENTO – Reunião Solene foi proposta pelo deputado Isaltino Nascimento. Presidente do Imip, Silvia Rissin, e Antônio Carlos Figueira, filho do homenageado, participaram da cerimônia. Foto: Giovanni Costa

“O exercício da medicina não deve se subordinar à crueza das leis econômicas. Deve ser regido pelas necessidades sociais de um povo em determinado momento histórico.” Essas são algumas das palavras que marcaram a vida do médico e professor Fernando Figueira, cujo centenário de nascimento foi comemorado na noite desta quarta (5), na Assembleia Legislativa. A Reunião Solene, proposta pelo deputado Isaltino Nascimento (PSB), também celebrou os 59 anos de fundação do Instituto de Medicina Integral de Pernambuco (Imip).

Fernando Jorge Simão dos Santos Figueira nasceu em Figueira da Foz, em Portugal, em fevereiro de 1919. Poucas semanas depois, o recém-nascido embarcava em companhia dos pais, Joaquim e Maria Alice Pedrosa Figueira, para residir em Pernambuco. Em 1940, graduou-se pela Faculdade de Medicina do Recife. Trabalhou no Interior de Alagoas, onde prestou atendimento a pessoas em condição de extrema pobreza.

Posteriormente, seguiu para São Paulo, onde passou nove anos atuando no Hospital das Clínicas e na Clínica Pediátrica da Universidade de São Paulo (USP). Depois, viajou para os Estados Unidos, o México e a França. No retorno ao Recife, começou a lecionar na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O Imip começou a surgir em junho de 1960, quando Figueira, com apoio de um grupo de médicos, decidiu criar um hospital para atender crianças pobres no Recife. Ao coordenar a cerimônia, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), destacou que a unidade de saúde se transformou num complexo hospitalar, considerado atualmente o maior hospital filantrópico 100% SUS (Sistema Único de Saúde) do Brasil. “Possui mais de mil leitos e realiza 600 mil atendimentos anuais, beneficiando crianças, adultos e idosos. Além da assistência médica, a instituição é referência em ensino, pesquisa e extensão”, pontuou.

Para Isaltino Nascimento, o professor Fernando Figueira – falecido em abril de 2003, aos 84 anos -, é uma referência no exercício da medicina social por ter desenvolvido interesse direcionado a atuar na assistência aos mais pobres, desde muito cedo. “A grandeza do seu legado é inegável. E nada mais honroso para mim propor esta solenidade em homenagem a este grande homem”, enfatizou.

O socialista frisou não ter sido por acaso que a materialização do sonho do professor aconteceu nos Coelhos, bairro localizado na região central do Recife, rodeado por famílias em situação de vulnerabilidade. O parlamentar também citou trechos de pensamentos do médico: “Conscientemente ou não, o homem somente se realiza plenamente, quando se esquece de sua individualidade, se eleva e se projeta como parte integrante do imenso corpo social ao qual pertence”. Nascimento completou dizendo que a medicina social foi gestada por Fernando Figueira e virou modelo, que, até hoje, torna-o figura emblemática no Estado, no Brasil e no mundo. “Temos muitos motivos para zelar por sua memória.”

A presidente do Imip, Silvia Rissin, afirmou que comemorar os 59 anos da entidade é motivo de orgulho imenso. “Saber que milhares de pessoas das camadas sociais mais desfavorecidas têm lá encontrado assistência à saúde e uma acolhida humanizada, sendo beneficiadas com uma medicina segura e eficaz, deixa-nos com a satisfação do dever cumprido”, declarou. O médico Antônio Carlos Figueira, filho do homenageado, agradeceu em nome da família: “É motivo de muito orgulho e grande felicidade essa cerimônia, que parte da Casa do Povo e foi aprovada por unanimidade”.

A Reunião Solene teve, ainda, apresentação da Orquestra Divina Sinfonia, do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), de Glória do Goitá, que interpretou clássicos da música popular brasileira (MPB).

Sete de Setembro realiza peneira em três cidades do Agreste Meridional

Testes servirão para selecionar atletas para compor o elenco do Guará do Agreste na Série A2 do Pernambucano 



O Sete de Setembro já trabalha na preparação do elenco para a disputa da Série A2 do Campeonato Pernambucano. Após anunciar a comissão técnica, comandada pelo técnico Neco, e 3 jogadores, o goleiro Pezão, o meia Magno e o atacante Jonatas, o Guará do Agreste divulga agora uma oportunidade para os jovens atletas. Nos dias 17, 18 e 19 de Junho, o clube avaliará em três cidades jogadores nascidos entre 1996 e 2001. Para participar, os jovens devem levar material de treino e documento com foto. Os aprovados na primeira fase passarão por uma segunda avaliação, entre 24 e 28 de Junho. 

Com o objetivo de ter uma maior organização, o clube setembrino dividirá as avaliações por cidade. No dia 17 a peneira será em Garanhuns, no Campo da Liberdade; dia 18 em Canhotinho, no Estádio Gogozão; e no dia 19 em Terezinha, no Estádio Municipal. O horário será o mesmo todos os dias: das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Cidades que farão avaliação:

17/06 - Garanhuns - Atletas de Garanhuns, Paranatama, Saloá, Jucati, Jupi, Capoeiras, Caetés, Venturosa, Pedra e São Bento do Una

18/06 - Canhotinho - Atletas de Canhotinho, Lajedo, Calçado, Angelim, São João, Quipapá, Cachoeirinha e Palmeirina

19/06 - Terezinha - Atletas de Terezinha, Brejão, Lagoa do Ouro, Correntes, Bom Conselho, Iati e Águas Belas.

Os jovens atletas que forem de cidades não citadas devem procurar o clube. O contato deve ser feito pelo e-mail ssec1950@gmail.com ou pelas redes sociais oficiais do Sete de Setembro.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.