GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

DESTAQUES DO BLOG

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Bolsonaro admite criar novo imposto


A criação de um novo imposto no país recebeu o aval do presidente Jair Bolsonaro. Ele disse ter autorizado o ministro da Economia, Paulo Guedes, a propor um novo tributo sobre transações financeiras, similar à antiga CPMF, com a condição de não aumentar a carga tributária do país.

O presidente citou a redução do Imposto de Renda, a desoneração da folha de pagamento ou a extinção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) como possíveis medidas compensatórias.

Entretanto, Bolsonaro deu sinais de que pode recuar se a proposta de Guedes não convencer. “Se o povo não quiser, então deixa como está”, disse a jornalistas, ao parar em padaria durante passeio de moto em Brasília.

Guedes acredita que terá apoio dos partidos do centrão na Câmara dos Deputados. Porém, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, se opõe à nova tributação: “Não é apenas aumento da carga tributária. Tem todo o impacto negativo na economia”.

Outro olhar: especialistas afirmam que é difícil estabelecer que desonerações seriam necessárias para compensar a criação do imposto. Também indicam que não é possível garantir que a carga tributária não será elevada no momento em que o governo precisa arrecadar mais para fechar as contas públicas.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.